Bom dia!

Por que assistir animes verticais? Não, talvez sua pergunta seja o que são animes verticais. Ou talvez você seja uma pessoa minimamente mais ligada nas coisas e se lembre da notícia sobre esse aplicativo (o Anime Beans) no final do ano passado. Saiu em vários sites.

Eu instalei o aplicativo na época, mas nunca usei. Ei, não faça essa cara, tenho certeza que você já fez isso também, a não ser que seu celular seja muito ruim e você nunca instale nada nele.

Em todo caso, recentemente por certos motivos eu tive interesse em finalmente usar o Anime Beans e vim aqui contar a história.

Não, os motivos não têm nada a ver com eu estar recebendo para isso. E nem é o caso de eu não querer receber, viu, tem a conta do servidor pra pagar no começo de março e eu estou numa pindaíba lascada.

Enfim, no editorial de hoje, uma resenha de aplicativo: Anime Beans.

Agora é hora de começar a responder as perguntas né. O que são, afinal, vídeos verticais? Ora, são vídeos mais altos do que largos. O Youtube está cheio deles, de gente que grava coisa com o celular de pé.

E por quê alguém assistiria um anime vertical? Pelo mesmo motivo que muitas pessoas gravam filmes verticais: porque é a posição mais cômoda e segura para usar seu smartphone.

Animes verticais são feitos para ser assistidos no celular. A maioria dos acessos à internet já faz alguns anos é feita através de dispositivos móveis, inclusive os acessos para consumir conteúdo audiovisual.

O que animes verticais definitivamente não são é uma versão vertical de Naruto ou Ataque dos Titãs ou sei lá qual o seu anime preferido. Animes verticais não têm a qualidade de produção que os animes normais têm. Seria inútil se tivessem.

Animes para cinema têm qualidade muito superior a animes para TV, e esses por sua vez espancam os animes verticais, porque eles são feitos para celular. Mesmo a melhor tela de celular ainda é uma porcaria se comparada a uma TV mediana, e muito menor. Então não faz sentido produzir algo com mais qualidade. Vai pesar demais no aparelho e, mesmo se por milagre ele for capaz de reproduzi-lo, será inútil porque o tamanho reduzido torna sem efeito a qualidade extra.

E são curtos também, porque as pessoas querem tudo rápido ao celular, frequentemente acessam a internet através dele quando estão em trânsito inclusive.

Animes verticais então são isso: curtos e toscos, produzidos sob medida para reprodução em smartphones e assistidos por pessoas apressadas. E o Anime Beans?

O Anime Beans é um aplicativo de streaming de vídeo mobile desenvolvido pelo estúdio de animes Production I.G. Ele tem muita coisa além de animes verticais, parece que tem até animes horizontais (mas ainda assim curtos e toscos), embora eu não tenha encontrado nenhum. Tem um monte de vídeos com atores (ou sei lá, com pessoas) também que eu não faço ideia do que sejam. Esse artigo foca nos animes verticais, mas se quiser se divertir com o resto, está lá.

Uma característica importante do Anime Beans é que ele tem um sistema de pontos com os quais você pode alugar ou comprar os vídeos. Oh, então nós temos que pagar?

Os primeiros episódios de cada série são sempre gratuitos (ou de todos os que eu vi eram, sei lá se tem algum que não seja), normalmente os dois primeiros, depois passam a ser pagos. Então para assistir os primeiros episódios de tudo você não precisa pagar nada, olha que fantástico?

E o resto na prática também não precisa. Claro que você pode comprar pontos com dinheiro real, e esse é o método mais fácil de acumular muitos pontos muito rápido, mas não é a única forma de ganhar pontos. Como muitos aplicativos com compras, o Anime Beans te dá pontos se você compartilhar sobre ele nas redes sociais ou se assistir a vídeos de propaganda.

A propaganda é a alma do negócio.

Quero dizer, acho que você pode espamear todos os seus contatos no Facebook ou no Whatsapp todos os dias e isso não é da minha conta (a não ser que eu seja um de seus contatos, se for o caso, é da minha conta e peço para que não faça isso), mas se você for uma pessoa saudável fará como eu e irá assistir dezenas de propagandas para acumular pontos.

Ok, talvez não tão saudável. Mas não é o fim do mundo também, eu acumulo meus pontos deixando o celular tocando as propagandas enquanto eu estou usando o PC à toa, como quando estou só lendo notícias ou vadiando no Facebook. Dá para juntar muitos pontos assim e depois poder assistir seus animes verticais curtos de graça, queimando os pontos muito mais rápido do que os conquistou.

Parece um bom negócio, não é? Então segue a leitura que agora é hora de um tutorial básico.

 

Tutorial

Instalar:

Eu tenho certeza que você sabe fazer isso sozinho, então vou só colocar os links aqui:

App Store®
Anime Beans na App Store

Google Play™
Anime Beans no Google Play

 

Login:

Assim que estiver dentro do aplicativo pela primeira vez, recomendo que configure login, assim poderá acessar a mesma conta de mais de um dispositivo. Se tiver só um celular e não pretender trocar tão cedo provavelmente não faz diferença, porém, o aplicativo salva suas preferências e seus pontos localmente, o login serve para ele sincronizar esses dados com o servidor. Mas vai que dê algum problema, não é? Recomendo configurar login.

 

Pontos:

Se quiser pontos, e você vai precisar de pontos a não ser que só queira assistir os primeiros episódios de tudo, na tela inicial, no canto superior direito tem um P seguido pelo seu número de pontos (0pt, se acabou de entrar pela primeira vez). Clique nele e siga esses passos:

 

Pesquisar:

Agora que você já tem sua conta e seus pontos, é só escolher seu anime e assistir! Como fazer isso? Pesquisando provavelmente, certo? Bom, o Anime Beans tem as seguintes telas, além da inicial que você já viu:

 

Assim, concluímos que pesquisar é inútil. Mas espera que tem mais: quase tudo está em japonês apenas, então a não ser que você entenda japonês, tentar encontrar algo que te interesse no meio de tudo é, adivinha só, inútil.

O Anime Beans tem um punhado de animes com legendas em inglês, não sei se estão adicionando mais com o tempo, mas já tem alguns para você brincar. Estão todos na primeira tela, logo na parte superior, em destaque. Você pode identificá-los porque possuem um retângulo branco em cima escrito ENG SUB.

Ah, sim, é em inglês. Estamos em uma época que você precisa saber inglês, por favor. Se ainda não sabe, esse aplicativo é uma excelente oportunidade para aprender.

 

Conteúdo

Agora você já tem uma conta, já ficou um tempão rodando propaganda no celular para coletar pontos, e pode finalmente assistir os animes em inglês. Que tipo de anime tem aqui?

Apesar de serem poucos em inglês, até que são bem variados. Tem comédia, horror, adaptação de otome game, parece que tem boys love também mas não abri, enfim. Veja as galerias abaixo de alguns dos animes disponíveis com legendas em inglês:

 

Coffee Ikaga Deshou:

Um slice of life em que o barista prepara o café que a pessoa mais precisa quando o encontra.

 

Gift±

Uma história de horror que envolve tráfico de órgãos e uma colegial em busca de seu irmão ou algo assim. Mas não vi nenhum órgão traficado nos quatro primeiros episódios.

 

Karadasagashi

Um horror do tipo sobrenatural. Eu poderia descrever o que é, mas é tipo Ousama Game, a galera tem que fazer alguma coisa senão morre. Talvez seja bom, embora a arte realmente não ajude.

 

Monkey Peak

Outro horror (yay), nesse aqui uma galera vai pro mato e é atacada por macacos assassinos.

 

Yuuwaku Office Lover 2

Adaptação de um otome game. Tem 2 no título porque é adaptação da segunda versão do game, então não existe um Yuuwaku Office Lover 1, e provavelmente estamos melhores assim.

 

Zannen Onna Kanbu Black General-san

Esse é uma comédia em que a protagonista parece a garota lá de Youjo Senki. Ela é uma vilã do tipo que ataca cidades em tokusatsus, porém.

 

É isso. Tem mais um punhado de coisas em inglês lá, e se quiser se arriscar tem muita coisa em japonês também.

Não é bonito, não é prático, não tem muita variedade (a não ser que você saiba japonês), mas talvez seja divertido para passar o tempo no trenzão lotado.

 

Comentários