Bom dia!

Chama atenção como Magical Girl Spec-Ops Asuka não abre mão nem de desenvolver o mundo e contar uma história nele, nem de desenvolver seus personagens.

Em alguns episódios isso fica mais evidente do que em outros. Nesse em particular teve um pouco de tudo: sessão didática explicando como funciona a viagem entre as dimensões, mais um fragmento dos planos da Brigada de Babel, apresentação com começo de caracterização de nova personagem e mais um pouco de caracterização da Asuka.

A gente pensa que já conhece a Asuka, mas daí vai lá o anime e conta mais um pouco sobre ela.

 

A ponte topológica através da qual a máfia e essas criaturas negociaram

 

Em compensação, o mundo e os planos da Brigada de Babel permanecem cheios de mistérios. No primeiro caso é porque provavelmente não dá mesmo para contar tudo de uma vez só, o mundo é complexo. No segundo, é porque essa é a história do anime, afinal, não dá pra revelar tudo agora.

Sobre o mundo, nesse episódio aprendemos como se fazem as viagens entre as dimensões: através de portais chamadas de Pontes Topológicas. Antes de tudo, sou nerd e adorei o nome.

Topologia é um ramo da matemática que está diretamente relacionada à geometria. Sem entrar em detalhes, ela estuda as propriedades espaciais dos chamados espaços topológicos, e engloba o conceito de dimensão. E pontes são, bem, pontes, né? Elas ligam lugares diferentes.

Então eu muito consigo imaginar, só pelo nome, que a ideia de dimensão em Magical Girl Asuka é bastante geométrica. Algo como, as diferentes dimensões, a humana, dos disas, a espiritual, e possivelmente outras, estarem dispostas ao longo do eixo, por exemplo, da quarta dimensão, e as pontes topológicas ligarem essas diferentes dimensões percorrendo esse eixo.

Faz sentido? Não importa, se você não conhece ou não liga para esses conceitos, o conceito de portal mágico funciona tão bem quanto e não vai te atrapalhar a assistir o anime. Se concentre em mag.

O que realmente importa é que existem duas dessas pontes topológicas estáveis, permanentes, que se tem notícia: uma em Copenhague, na Dinamarca, e a outra convenientemente em Okinawa, Japão. É de se supor que essas duas sejam monitoradas 24 horas por dia.

Mas eventualmente surgem outras, instáveis, chamadas de pontes topológicas aleatórias. A duração delas aparentemente é limitada, desconhecida, e humanos não conseguem localizá-las sozinhos. Uma dessas apareceu nesse episódio em Hokkaido e é o que move a história.

 

Humanos usados como moeda de troca

 

Noutro episódio já havíamos descoberto que os disas queriam usar os humanos como fonte de energia, então a coisa é talvez mais sinistra do que aparente quando vemos mafiosos trocando pessoas sequestradas por artefatos mágicos. Eles são levados ponte topológica adentro, e agora estão cativos em outra dimensão, na qual se fará sabe-se lá o quê com eles, mas em todo caso parece terrível.

E note que não foram disas que fizeram a troca, porém. Aquelas criaturas de aparência demoníaca são do mesmo mundo espiritual que deu o poder da magia para os humanos em primeiro lugar?

Aliás, se humanos são necessários como fonte de energia para essas criaturas mágicas, de que são feitos e o que alimenta os artefatos mágicos que humanos estão usando? Enfim, por enquanto as respostas dadas só levaram a ainda mais perguntas.

 

 

Do lado dos personagens, a Asuka, para não variar, foi o destaque. A cena que antecedeu a batalha final da guerra foi revisitada e com mais detalhes acrescentados.

Como eu suspeitava, a contradição entre os militares falarem em “nove garotas” e só terem aparecido cinco não é à toa: foram nove as que subiram o vulcão mesmo, só que quatro morreram no caminho. Quase metade. Se não tivesse sido a batalha final, seria uma vitória pírrica. E talvez tenha sido uma vitória pírrica mesmo assim.

Por isso, porque já havia testemunhado a morte da Francine e se sentia insegura em assumir sua posição como líder, e porque provavelmente já tinha tido seus pais mortos e enviados em pedaços para ela, Asuka já era traumatizada naquela época.

Ela travou mesmo antes da batalha final. Se o Rei Disa tivesse sido mais rápido, o mundo teria um problemão. Tamara, a russa que foi o segundo destaque do episódio, foi quem a tirou daquela situação. Pediu uma hora, só mais uma hora para a Asuka. Ela só precisaria aguentar mais uma hora.

Essa é uma forma de lidar com dificuldades que se prolongam no tempo: só mais uma hora. Só mais um dia. Só mais um mês. Quando nos concentramos em fazer o pouco, de pouco em pouco fazemos muito. É possível que Tamara esteja vivendo uma hora de cada vez também.

 

Tamara tem algo pesando em suas costas, e tem a ver com sua irmã

 

Em todo caso, ela pareceu uma boa pessoa. Excessivamente madura para a idade, mas quem pode culpá-la? Era isso ou o desespero da Asuka. Ou a dependência de outra pessoa, no caso da Kurumi. Ou o senso de dever a cumprir da Mia. Ou sabe-se lá que outro método a chinesa possa estar usando, ou as demais garotas mortas possam ter usado.

Ou a vira-casaca da Francine.

De volta à Tamara, ela está trabalhando para o exército russo, como esperado. Eles, como os japoneses (que fizeram uma festa de recepção para a Asuka com rações de combate), parecem não ter muitos recursos para despender com suas garotas mágicas ou unidades militares. Como são dois países que de todo modo possuem um orçamento militar apreciável, me pergunto porque escolhem deliberadamente deixar seus setores mágicos sub-financiados. Será que há algum tratado internacional em vigor à respeito?

Em todo caso, o oficial que passa a missão para Tamara menciona a irmã da garota mágica. É quase certo que essa seja a razão dela continuar lutando. Asuka está à beira do abismo do desespero, contemplando mergulhar nele, porque não tem mais uma família. Tamara tem sua irmã.

O que quer que seja o caso de sua irmã, porque ela não parece ser alguém em condição normal. Não acredito em algo tão simples quanto ela estar sequestrada pela Rússia para manter a garota mágica sob controle. Deve ter a ver com magia mesmo.

Ela está ferida magicamente? Doente ou enfeitiçada? Ou será que ela foi capturada e levada para outra dimensão e a motivação da Tamara é descobrir onde ela está?

A última hipótese soa tentadora mas não deve ser o caso. Assim que encontra o mafioso que escapou da Asuka e do Esquadrão M, Tamara menciona que terá um “presente” para levar para a irmã. A que ela está se referindo? Ao conteúdo da mala, que ela nem sabe qual é, ou … ao próprio mafioso talvez?

Será que a irmã da Tamara (sua “única esperança”) foi transformada em algo que precisa de alguma forma se alimentar de outros seres humanos? Parece improvável para alguém que seja a esperança da própria Tamara, mas é mais provável que ela se referisse ao mafioso do que ao conteúdo da mala quando falou em “presente”.

Sobre a mala especificamente, o que será que foi contrabandeado, que é tão terrível que quem descobrir vai “se arrepender”?

Só consigo imaginar uma reviravolta estilo Madoka Magica, algo que se a Tamara descobrir, perceberá que ela própria não é mais humana. Talvez tenha sido a descoberta disso que levou Francine a se rebelar contra o mundo?

E o que será que tem de especial na garota que o Geiss, aquela criatura misteriosa da Brigada de Babel, irá escoltar? Ela entrou em contato com a Brigada ou foi descoberta de alguma forma e será coagida?

Até semana que vem, quando teremos, com sorte, mais algumas respostas, e provavelmente ainda mais perguntas!

 

Uma da malvada Nazani, só pra não ficar faltando

 

Comentários