A figura do herói está atrelada a honra, justiça e a bondade. Esse ideal de um herói imaculado instiga nosso imaginário, fazendo que desejemos ser igual ou o mais próximo disso. Entretanto, o outro lado (a desconstrução do herói) também é explorada pela mais diversas mídias.  O encontro entre o Acclerator e o Touma representa um choque entre a figura heroica idealizada e o herói que possui defeitos.

O episódio desta semana de Toaru Majutsu no Index III, foi o melhor episódio até agora. Durante muitos artigos, eu (Kondou-san) e o Flávio reclamamos da forma apressada que o material original do anime está a ser adaptado nesta terceira temporada de Index, mas este episódio 20 focou com calma, nos dilemas do Touma, do Ace e até nos dilemas do Hamazura. Outro ponto bem feito neste episódio, foi a façanha de manter uma animação minimamente decente durante os combates (tirando a parte do helicóptero de ataque, esse ficou péssimo).

Passando ao episódio, o Hamazura tem vindo a ser desenvolvido ao longo de toda a terceira temporada de forma boa e neste episódio esse desenvolvimento provou ter valido a pena. O Hamazura mesmo sendo nível zero, ele tem se provado digno de ser chamado de herói, em vários momentos ele demonstrou bravura, honra, e acima de tudo defensor da sua amada. Neste episódio, mais uma vez o Hamazura se encontrou numa situação complicada, a aldeia onde ele foi buscar auxilío médico para a sua amada Takitsubo estava a ser atacada pelo grupo mercenário Privateers e aqui se viu mais uma vez a bravura do Hamazura, atacar um blindado equipado com a melhor blindagem, vários canhões anti-aéreos e vários lançadores de mísseis com uma metralhadora .50 não é para qualquer um. A defesa desesperada do Hamazura e do aldeão que o acompanhava contrastou bem com a mentalidade assassina dos membros do Privateers, que só estavam ali para saciar a sua sede se sangue e tudo o que se segue nesse tipo de ataque.

O plano do Hamazura para deter o avanço do blindado foi muito bom, embora arriscado, as probablidades de uma mina anti-blindados que é lançada ao acaso e acertar as lagartas do blindados são quase nulas. A parte em que o Hamazura começa a despejar vodka no blindado foi interessante, um dos maiores medos das tripulações de blindados que combatem em meio urbano é o uso de cocktail molotov e outros disposítivos explosivos, afinal ninguém quer morrer queimado dentro de uma caixa de metal. A aparição do William (Aqua) durante o ataque dos Privateers à posição do Hamazura foi muito boa, o William deve ter ficado surpreendido com a coragem do Hamazura.

A parte em que aparece a Donzela de Versailles para combater as forças da Carissa e do Líder dos Cavaleiros, abriu as portas para o desmascarar a influência do Fiamma sobre os conflitos que estão a acontecer. No momento que a Carissa diz para a Donzela de Versailles que a fonte da luta entre ambas não é a Igreja Romana e sim as acções do Fiamma, é que a Donzela de Versailles percebeu que estava a lutar e a gastar forças com o inimigo errado (é de esperar que ela faça uma aliança militar com a Carissa). Ainda nessa parte, o facto da Carissa ter feito uma cena triste e decadente ao dizer que caso fosse capturada pelos franceses, os mesmos iriam abusar dela e torturá-la, só para aumentar a moral dos seus cavaleiros, só estraga a imagem de uma personagem tão interessante.

O Touma neste episódio esteve mais pensativo do que é habitual, as palavras envenenadas do Fiamma mexeram com a sua mente, nessa parte a Lessar teve um papel importante ao relembrar o Touma do papel importante que ele teve na vida da Index e das várias lutas em que participou.

Quanto ao Ace, ele sempre foi volátil, mas neste episódio foi custoso vê-lo a entrar numa espiral de ódio e raiva, ele estava a mudar para melhor, tudo para deixar a Last Order protegida e feliz, mas os líderes e outras pessoas poderosas da Cidade Académica nunca o deixam de perseguir. Foi tocante ver um pequeno flashback mental do Ace sobre a Last Order, nele percebemos o quanto o Ace mudou por causa dela, ele próprio assume que decidiu ficar na sombra da cidade académica e se tornar a imagem do mal para a defender. A frustração e ódio do Ace durante a luta contra o Touma foi humana, o Ace sabe que o Touma é o herói que ele próprio queria ser, o Ace a todo o momento se questiona o porquê de ninguém se ter chegado à frente para defender a Last Order, uma criança que merece ser feliz e não ser perseguida pela escória.

O desfecho da luta entre o Ace e o Touma era evidente, ainda assim é de louvar a conversa boa que ambos tiveram durante a luta e o facto do Touma ter livrado a Last Order do problema que lhe sobrecarregava o corpo, só prova que o Touma é um herói de verdade.

Por fim a parte final foi dos melhores momentos do episódio, a aparição da Misaka e da Kuroko foi muito boa, e melhor ainda a Misaka vai atrás do Touma e possivelmente ajudá-lo no combate ao Fiamma. Ainda não foi nesta temporada que a Mugino morreu, ela vai continuar a perseguição ao Hamazura até ao fim dos tempos. Foi um excelente gancho mostrar o Ace a ler um recado com o nome da Index, agora ele tem uma noção mais geral da situação em que se meteu.

Comentários