Ao longo das aventuras que tivemos até aqui cada personagem – apesar de sua personalidade típica e clichê – teve seu momento pra mostrar um pouco mais do que era, mas um deles ainda não tinha se mostrado por completo: Shane.

Shane apesar de engraçada, fissurada por armamentos e perceptiva, sempre foi mais quieta que os outros três, então nunca tivemos um aprofundamento no seu interior. Como ela tinha entrado nesse grupo e qual era a relação dela com os demais? Esse episódio nos deu algumas pistas.

A aventura da vez começa com uma garota perdida e inconsciente na neve, abandonada pelo seu irmão que seguiu a Rainha da Neve – a “dona” da zona onde estavam. Eles encontram um abrigo convenientemente posicionado no lugar certo e depois que a garota acorda ela se apresenta como Gerda e conta sua história.

O enredo da Rainha da Neve é basicamente um casal de irmãos, Gerda e Kai, que vivem tranquilamente os seus dias até que repentinamente um fragmento de um espelho maligno atinge o olho de Kai. Esse evento o transforma completamente e o guia até a rainha, que pretendia ficar com ele pra sempre, fazendo com que Gerda encarasse os riscos pra reaver o irmão.

Na história original, o espelho é um objeto que pertence a trolls e que retém o poder de distorcer imagens, trazendo sentimentos negativos. As suas farpas penetram mais do que apenas o olho, elas vão direto no coração de Kai também – outro extra é a presença de uma garota ladra que auxilia Gerda na sua jornada pra salvar o irmão, mas no anime houveram alguns reajustes.

Voltando ao grupo principal, um pequeno detalhe faz a diferença nessa primeira metade. O abrigo que encontraram não estava desabitado e pertencia a uma garota cega que os ajuda, conversa e oferece a devida atenção, mas fora os protagonistas nós já sabemos a real identidade da moça – aquela menina que aparece como a líder de Loki no episódio 5.

O que chama atenção é que mesmo sabendo quem são seus inimigos, ela em momento nenhum toma uma atitude pra se denunciar, tentar arrancar alguma informação ou sequer causar dano a eles. No encontro inicial acho que ela preferiu apenas sondar quem são e que proveito poderia tirar deles no futuro.

Partindo dali, eles decidem acompanhar e ajudar Gerda – principalmente a Shane que pareceu mais comovida com toda a história da menina -, isso é bom porque mostra mais proatividade na personagem e acaba nos levando a novos fatos sobre a origem dos heróis. Ex veio do mundo da Cinderella, a Reina veio de um outro lugar e Tao e Shane eram desconhecidos que toparam com os dois no caminho, beleza. Então é aí que o anime nos joga a informação de que Tao e Shane são irmãos e pronto.

De início eu confesso que engoli a notícia, mas teorizando mais subjetivamente as falas dos personagens, eu criei a seguinte hipótese: Tao e Shane não são irmãos legítimos, mas Shane era alguém que fora abandonada ou tinha perdido a família, encontrando apoio em Tao – por isso aquela coisa da Família Tao desde o começo da aventura do grupo.

Tao me parece o tipo de cara que é viajado e tal, mas tem um coração grande e uma certa maturidade pra entender quem precisa de ajuda e do que precisa. Ele viu que Shane, Reina – com aquele background induzido na abertura – e agora Ex, abandonado pelos tios precisavam de uma família e foi exatamente isso que ele ofereceu – essas são as minhas impressões tentando aprofundar e viajar um pouco mais o que vi.

Com esse elo e consideração entre eles, Shane desenvolveu uma ligação forte com assuntos relacionados a irmãos, daí os exageros dela pra com Gerda. Chegando no castelo de gelo, Kai os intercepta e tenta impedir a entrada deles, pra em seguida Gerda trair Shane e revelar que quem estava possuída pelos poderes do espelho era ela e não Kai.

Essa quebra na história nos faz pensar que a Chaos Teller seria a Gerda, mas não, era a Rainha da Neve mesmo, a diferença é que quem arquitetou o plano decidiu fazer uma mudança de papéis pra criar um novo final.

A traição não fica barata e Tao decide reagir, mas Shane continua protegendo Gerda e esse ato faz com que as memórias originais dela começassem a se realinhar e as coisas se encaminhassem bem. A rainha então decide partir pra violência e cai pra cima da turma batendo de frente com a Rainha da Maçã Envenenada.

Pra quem está viajando no assunto eu também fiquei surpreso, já que até onde eu sabia eles apenas podiam fazer uso dos protagonistas – tipo, os caras do bem e tal -, mas vimos que outros além dos protagonistas título também podem ter seus avatares usados.

A Rainha da Maçã podia não ter mais habilidades e poder que a adversária, mas ela tinha um fator que a tornava superior: o trabalho em equipe e a astúcia de sua usuária. Com o apoio da Família Tao, Shane leva a melhor e abate a “congelada” – lamento que o anime tem ideias e elementos muito interessantes, mas a falta de uma direção melhor e recursos pra melhorar as cenas de ação acabam com todo o potencial latente da série.

Vencida a batalha, a garotinha mafiosa reaparece, se revela como Curly e conta seus planos de mudar o mundo das histórias. Achei interessante a aparição dela mais uma vez, porque me fez pensar numa outra teoria a respeito dela.

Desde o princípio essa regra absoluta dos livros do destino não parece muito certa, porque nem todos tem direito a um final feliz ou ao menos o direito de escolha, mesmo que no final dê tudo errado. Curly então vem pra questionar do time Tao se eles de fato acham justo a forma como isso está feita e se eles também não tem o desejo de dar oportunidade a outros como ela.

Isso me leva a crer que ela não é legitimamente má, mas emprega o seu poder de forma errada pra obter o resultado final, ela age como aqueles vilões não muito ruins que apenas acham que tem ideais coerentes pra o bem e que os fins justificam os meios. Curly não tentou encontrar um outro meio de intervir, assim como Ex interferiu na rota da Branca de Neve por acidente, acho que se usasse sua inteligência pra descobrir possibilidades ela seria mais bem sucedida.

Enfim depois da apresentação dela, Loki também faz uma pontinha na saída e agora todos estão cientes de quem é sua real oponente e com quem ela está aliada – acho que agora a coisa engrena já que as peças principais estão postas no tabuleiro.

Comentários