Com essa nova fase do blog nós estamos publicando artigos sobre doramas (as séries/novelas asiáticas), live actions, tokusatsus e afins. Tendo isso em mente, esse artigo tem uma função: apresentar opções interessantes para você, que ainda não assiste esse tipo de mídia ter um norte por onde começar. Eu selecionei obras de fácil acesso (estão na Netflix) e que possuem poucos episódios e que geralmente têm uma curta duração ou no máximo a mesma duração de um episódio de anime, algo que você, caro(a) leitor(a) talvez esteja acostumado(a). Vale lembrar que algumas dessas obras terão uma resenha própria futuramente e aqui teremos apenas uma pequena palhinha da obra.

Vamos lá?

 

Doramas Japoneses

Você acha que tens o que é necessário para apostar contra ela?

No geral, nós não temos tantos doramas japoneses por essas bandas. Obviamente você acha uma quantidade interessante nos catálogos da Netflix, Crunchyroll e Viki (um serviço de streaming em que basicamente só tem doramas e filmes asiáticos), mas perto da quantidade de k-dramas, acaba sendo pequena. De qualquer forma, os doramas japoneses geralmente têm como fonte original mangás ou livros (novels e afins), sendo que algumas obras não têm uma adaptação para anime. No que diz em relação à duração, no geral, varia entre algo similar a um anime com 12 episódios de 23 minutos em média, mas também existem vários outros com durações similares a de uma série americana, ou seja, 20 episódios de no mínimo 40 minutos.

 

Kakegurui

O que seria melhor que uma recomendação que já tem uma série animada? Tendo isso em mente, Kakegurui pode ser uma opção interessante por conta do formato de 10 episódios de 23 minutos no geral. Disponível desde o ano passado (2018) e com uma segunda temporada confirmada, a versão live action do mangá/anime é uma boa opção para você que deseja ver uma história sobre essa instituição onde as apostas e jogos de azar são a coisa mais importante e podem mudar a sua vida.

 

Mob Psycho 100

Do mesmo autor e criador de One Punch Man, Mob Psycho 100 é um mangá que possui uma adaptação para anime com duas temporadas (a segunda está em transmissão atualmente) e uma versão live action com 12 episódios. Conta a história sobre Mob, um garoto com poderes psíquicos que não se destaca muito. Um detalhe importante é o fato de que ele tenta se manter calmo para não chegar ao 100% de nível emocional e explodir. No mais, o mangá é publicado pela editora Panini aqui no Brasil.

 

Erased

Erased, assim como as duas obras acima, também possui uma adaptação para anime (uma temporada e 12 episódios) e seu mangá é vendido aqui no Brasil pela editora JBC. Na época em que estava sendo exibido, o anime fez grande sucesso por aqui (o que justifica a vinda do mangá) e pouco depois a versão live action foi lançada. Contendo 12 episódios e seguindo uma linha similar ao anime, a obra segue Satoru Fujinuma, um aspirante a mangaká que descobre que tem a habilidade de voltar no tempo sempre que alguma tragédia acontece, tudo isso após sua mãe ser assassinada e ele ser o principal suspeito.

 

K-dramas (doramas coreanos)

Uma história bem interessante que envolve viagens no tempo

Bom, eu não poderia deixar de lado os k-dramas numa lista dessas, né? Pode acabar sendo estranho no início por conta do idioma, mas com o tempo você se acostuma. No que diz à quantidade, posso “dizer” que os k-dramas são mais populares por aqui no ocidente e a quantidade deles disponíveis para nós de forma oficial é bem maior. Diferente dos doramas japoneses, os coreanos não estão disponíveis na Crunchyroll e não necessariamente têm como fonte original uma obra em quadrinhos (seja manwha ou webtoon). Quanto à duração, a grande maioria tem em torno de, no mínimo, 40 minutos de duração por episódio e uma quantidade de episódios que varia entre 16 e 20 (mas tem obras que possuem bem mais que isso, por exemplo uma que possui mais de 100 episódios).

 

One More Time

O músico Yoo Tan faz parte de uma banda que nunca engrenou. Ele possui talento e apesar de sua arrogância, até que é um cara gente boa. Porém sua vida está prestes a mudar por completo e com tal mudança, ele entenderá o real valor de muitas coisas que ele deixou de entender e se importar. Esse k-drama tem uma pegada de viagem temporal bem interessante em que Tan acaba tendo que lidar com as consequências de suas escolhas cada vez que ele volta no tempo. One More Time é um k-drama curto de 8 episódios com cerca de meia hora de duração.

 

Momo Salon

Uma ambiciosa cabeleireira abre seu salão e infelizmente não consegue o resultado esperado, ao menos não inicialmente. Então, o salão aos poucos começa a receber clientes enquanto se torna um ponto de onde as pessoas pegam suas encomendas. Por isso, te convido a acompanhar esse k-drama extremamente curto e até mesmo romântico que possui apenas 7 episódios com menos de 10 minutos.

 

Amor Culinário

Jae-yeong está numa péssima fase de sua vida. As coisas não dão certo no trabalho e na vida amorosa então, nem se fala. Sua vida é entediante e ela vê as pessoas a sua volta com perspectivas melhores para o futuro. Mas se tem algo que a deixa feliz é a comida. Durante o k-drama vemos várias receitas diferentes (uma por episódio) e aparentemente deliciosas que ela prepara com explicações do começo ao fim. No mais, é um k-drama com episódios de curta duração (em média 10 minutos) com duas temporadas de 8 e 10 episódios respectivamente. Uma curiosidade interessante é que a melhor amiga de Jae-yeong acaba indo morar no Brasil.

Comer pode ser um bom remédio (com moderação, é claro)

 

No fim, os doramas não se limitam apenas a Japão e Coreia, afinal, temos obras de outros países asiáticos como por exemplo a China (continental, Hong Kong e Taiwan), que têm vários também. Sobre os meios oficiais, como já mencionei temos a Netflix, Crunchyroll e por fim, o Viki, aquele que possui o maior catálogo de doramas. Até pouco tempo atrás tínhamos o Drama Fever também, mas infelizmente ele fechou. No mais, seja bem vindo a esse universo e aguarde que teremos novos artigos sobre doramas japoneses, coreanos e várias outras obras similares. Ah, e caso você queira escrever sobre seus doramas favoritos você pode entrar nesse link para se candidatar a membro da equipe.

 

Comentários