Bom dia!

O Café com Anime é um projeto conjunto do Anime21 com os blogs Dissidência Pop, É Só Um Desenho e Finisgeekis.

Começamos em outubro de 2017, embora já tivéssemos parcerias anteriores e as conversas para o que viria a ser o Café com Anime tivessem começado meses antes, período no qual a ideia maturou.

Agora está na hora de evoluir.

O Diego já deu essa notícia na semana passada, na verdade, então se você é leitor do É Só Um Desenho já sabe o que vou anunciar. Assim sendo, me darei ao luxo de digredir um pouco.

O Café com Anime nasceu de uma vontade que nós quatro tínhamos desde algum tempo então de criar um projeto de parceria mais duradouro do que artigos esporádicos. Foi assim que chegamos a um formato: discussões semanais sobre animes da temporada, publicadas em nossos blogs.

Para além da colaboração em si, a cada um de nós o Café com Anime ainda serviu para um objetivo secundário diferente, desde apenas ter estímulo para assistir mais animes até ajudar a compor a grade editorial do blog. Enfim, cada um tinha seu próprio motivo.

Posso falar por mim: meu objetivo mudou ao longo do tempo. No começo, eu queria ter um artigo diferenciado do resto do conteúdo do blog, já que então publicávamos exclusivamente análises de episódio. Assim, era interessante ter uma coluna fixa que não fosse mais uma análise de episódio.

Só que na prática o Café com Anime não é tão diferente de uma análise de episódio. Com o tempo, e conforme passamos a publicar mais artigos diferenciados no Anime21 e inclusive sobre outras mídias além do anime, o Café passou a ser um projeto de estimação, e no caso dos animes que eu também publico análises de episódio, passei a enxergar as discussões com meus colegas como uma ajuda para entender seus episódios e escrever artigos melhores.

Quanta diferença, não é?

Nesses quase dois anos no ar, comentamos 30 animes diferentes, incluindo 4 filmes em uma sessão especial que fizemos na virada de 2018 para 2019.

Entre todas as mudanças que ocorreram em nossos blogs e no nosso relacionamento com a mídia desde que o Café com Anime veio ao ar, percebemos uma coisa: acima de tudo, simplesmente gostamos de conversar sobre animes. E nesse sentido, a obrigação de publicar o artigo muitas vezes mais atrapalha do que ajuda.

Por isso decidimos duas coisas:

 

  1. Não publicaremos mais artigos
  2. Vamos abrir as discussões para quem quiser participar, e poderemos até discutir sobre mais animes do que antes

 

O próximo artigo de Carole & Tuesday, fechando o primeiro cour do anime, será o último.

Agora convido-o a entrar no servidor do Café com Anime no Discord. Venha conversar sobre os animes da temporada com a gente 🙂

 

Para deixar registrado, esses foram todos os animes que cobrimos nessa primeira fase do Café com Anime:

 

No Dissidência Pop:

Hanebado!
Junji Ito: Collection
Kouya no Kotobuki Hikoutai
Mahou Shoujo Site
Mahou Tsukai no Yome
Roujin Z
Sarazanmai
Zombieland Saga

 

No É Só Um Desenho:

– Cleopatra
– Dororo
– Kino no Tabi: The Beautiful World
– Kokkoku
– Legend of The Galactic Heroes: Die Neue These
– Shoujo Kageki Revue Starlight
– Sword Art Online Alternative: Gun Gale Online
– Yagate Kimi ni Naru

 

No Finisgeekis:

– Girls’ Last Tour
– Happy Sugar Life
– Hórus, Príncipe do Sol
– Irozuku Sekai no Ashita Kara
– Promised Neverland
– Cardcaptor Sakura: Clear Card

 

E aqui, no Anime21:

Animegataris
Banana Fish
Carole & Tuesday
Hisone to Masotan
Jin-Roh
Kujira no Kora
Magical Girl Spec-Ops Asuka
Violet Evergarden

 

Comentários