Mienai hito-tachi é um mangá de 2 capítulos feito por Nagabe, que é responsável tanto pela parte escrita quanto pela ilustração. É uma história curta e com poucos personagens que mostra uma relação entre diferentes criaturas, com interações um pouco diferentes do que é visto por aí, onde a qualquer momento isso pode acabar.

O mangá só apresenta dois personagens: uma menina e um monstro. Ambos vivem numa casa velha no meio de uma floresta. A garota perdeu a visão, ou seja, não tinha como ver como o monstro era, sendo assim, ela nunca o viu, o contato entre eles é através de um morto, o que é bastante estranho. A criatura também sabe que ela não pode enxergar, então usa este corpo para se comunicar, dando uma ideia de que ele seria humano como ela, o que não adianta muito, já que a moça sabe que o tal corpo não é do monstro.

Mesmo sabendo sobre o corpo, ela finge isso. Já tem um bom tempo que ela mora com a criatura, mas isso não é o suficiente para não ter medo do monstro, a qualquer momento ela pode morrer, então ela acha melhor agradar a tal aberração para ter alguma chance de sair daquele lugar, comprar a amizade do outro de alguma forma parece fazer com que a garota tenha uma certa esperança para sair daquela casa velha.

O mangá também vai desenvolvendo os vários aspectos que a criatura possui, pode-se pensar que realmente é uma criatura amedrontadora, mas ele basicamente só busca comida e oferece um pequeno lar para a moça. Tal fama é devido às vilas que situam-se em regiões próximas. Ele é conhecido por matar caçadores com uma tremenda força, onde ninguém conseguia voltar da missão de matá-lo. 

Isso afeta o psicológico da menina, já que ela passa seus dias perto dele, em que a qualquer hora ela pode morrer. Noites e mais noites para refletir sobre o seu incerto futuro, ela daria tudo para qualquer chance que tiver para escapar daquele lugar. Tomar distância da criatura era o seu maior desejo.

Ambos os personagens possuem dificuldades em se interagir, já que a moça não pode enxergar e o monstro não pode falar como um humano. Isso faz com que o leitor se interesse mais pela inusitada forma de comunicação que se tem entre os dois. As panelas batendo… o cadáver com a sua mão… são detalhes que reforçam a intimidade entre a garota e a criatura.

Como eu já falei, a história não se preocupa tanto em passar a mensagem de um temível monstro, claro que há momentos em que ele aparenta ser grotesco, mas a criatura passa mais a figura de alguém que tenta criar um laço paternal, algo que tem como característica o cuidado com uma moça. Ele procura e traz a comida para ela, além de proteger de algum perigo da floresta que rodeia a casa.

No entanto, a relação não é harmoniosa, ou seja, é algo inventado pela garota como uma válvula de escape. A garota passa a noite num quarto, enquanto o monstro fica vagando pela floresta, com seus ruídos estranhos e amedrontadores, isso claramente desperta um nervosismo na garota. A jovem não sabe o que pode estar acontecendo, mas tudo indica que as velhas histórias contadas na vila podem ser reais.

A proximidade que a garota exerce sobre o monstro é algo inventado, essa seria a maneira de escapar. É bom receber cuidados ao longo do dia, mas a noite parece quebrar tudo o que se passou. A vontade de escapar é muito maior do que ficar naquele lugar, mesmo tendo um lar e suprimentos. Talvez quando os caçadores pararem, a moça seja a próxima.

Comentários