Esse anime tem uma sinopse bastante questionável, e de fato o comportamento da Tsubame (uma das personagens principais) é duvidoso, o que pode ter afastado muita gente de ver esse show. Por mais que Uchi no Maid ga Uzasugiru tenha um humor afiado e seja tecnicamente bom, a sua temática polêmica acabou gerando mais repúdio do que aplausos aqui no Ocidente.

Eu diria que o humor dessa série é “politicamente incorreto”, o que não é necessariamente um problema. O problema é ser ofensivo ao ponto de ultrapassar o bom senso. O que não é o caso aqui, apesar da premissa. Esse anime consegue ser fofo em várias cenas e apresenta desenvolvimento da Misha (a garotinha que é alvo das armações de sua empregada que deseja conquistá-la). Convenhamos que pedofilia é um tema delicado demais para ser tratado de forma leviana, e como essa série é uma comédia, pode-se até interpretar isso, mas não é bem assim, pois a empregada nunca conquistará romanticamente a menina, porque a intenção é fazer comédia a partir das tentativas bizarras da Tsubame (empregada) em tentar conquistar a garotinha.

Comédia é algo pessoal, e esta aqui não é para todo mundo (literalmente), pois ela toca em um tema delicadíssimo, que para algumas pessoas não deveria ser tocado, ou seja, um tabu.

Os personagens são carismáticos (e doidos, em sua maioria), a direção é excelente, e a história é divertida, mas como já supracitado, há motivo para se ter receio ou preconceito contra o show. Basicamente, tem que ter tolerância às “piadas lolicons” se quiser aproveitar parte da graça que esse anime tem, mas não é como se Uchi no Maid ga Uzasugiru fosse só isso. Ademais, ele não é ofensivo como se supõe (a não ser que a pessoa seja muito sensível no que tange temas polêmicos), tão tal que não há uso de fanservice na garotinha.

É óbvio que o comportamento da empregada é absurdo e não deve ser aplaudido, e o anime não romantiza isso. Ela ajuda a garota em várias coisas, inclusive superar seus traumas, mas isso não significa que ela conquistará a menina num sentido romântico, muito pelo contrário, pois a Misha sabe muito bem se defender de pessoas com atitudes suspeitas.

 

 

Embora o foco seja comédia, há também uma preocupação com desenvolvimento de personagens, e há também cenas de teor emocional (que vai ficando cada vez mais frequente na parte final do anime), mas que não estendidas demais a fim de não comprometer o clima leve e cômico que a série se propõe.

As expressões faciais dos personagens, em especial da garotinha (Misha) é um destaque à parte, pois ajudam bastante em dar um ar cômico às cenas. Como já escrito anteriormente, o humor pode ou não agradar a quem assiste, isso depende de cada um, então para quem ainda não viu esse anime, mas  ficou curioso, a recomendação é dar uma olhada no primeiro episódio para ver se a comédia bate com o seu estilo de humor. Para mim, o estilo de comédia dessa série funcionou, mas para outros que viram pode não ter funcionado.

Fora a comédia, os personagens ajudam a manter o espectador interessado na série, pois por mais malucas que a maioria das personagens sejam, dá para ter empatia por elas na medida do possível. No caso da garotinha, é fácil de sentir empatia por ela à medida que ficamos a saber mais sobre ela e de suas dificuldades emocionais devido a um trauma que ela vivenciou.

Obrigado a todos que leram esse singelo artigo, e até a próxima!

 

Comentários