Na mitologia grega, Íris era uma deusa mensageira que ao subir aos céus em grande velocidade deixava um rastro colorido, conhecido como arco de Íris, ou simplesmente arco-íris. Ao longo dos milênios esse fenômeno natural foi ganhando diversos significados. No cristianismo, ele é um sinal da aliança que Deus fez com Noé ao prometer que nunca mais acabará com a humanidade com um dilúvio. Na comunidade LGBT, o arco-íris se tornou um símbolo devido à variedade de cores, que representa a diversidade.

Dale é como um arco-íris para Latina, pois se tal fenômeno liga a terra ao céu, como dizem as lendas, a pobre garotinha saiu de uma situação infernal para o paraíso, que é encontrar um lar e uma família, graças ao Dale.

O aventureiro tem se mostrado um “pai coruja” para a menina, não querendo se desgrudar dela nem por um segundo. Como toda criança, ela é uma fofura que realmente não dá vontade de sair de perto. Os pais (ou outros parentes como avós e tios) costumam ficar “bobos” diante de crianças. Essas criaturinhas possuem um poder enorme de alegrar o ambiente familiar e até de derreterem os corações mais gélidos, e no caso da Latina não é diferente. Os aventureiros com aparências destemidas e meio assustadoras que fazem suas refeições no bar/restaurante do Kenneth e da Rita ficaram embasbacados com a doçura e fofura de uma garotinha.

Cuidar de crianças não é a mesma coisa que cuidar de um bichinho de estimação. Precisa-se de cuidado redobrado, e toda atenção ainda é pouca. Foi só Latina se entreter com um show de mágicas que ela acabou se desgrudando de seu responsável. Ficar sozinha novamente não deve ter sido uma sensação boa, pelo contrário, pois toda a situação que ela passou antes de conhecer o Dale veio à mente da menina.

A inserção de um grupo infantil se fez no melhor momento possível, pois Latina precisa interagir com personagens de sua faixa etária ou similar. Com esse novo grupo de amigos ela poderá se comportar como criança de forma mais natural e fazer coisas inerentes à sua idade.

Outros pontos a se destacarem no episódio foram a cooperação entre os aventureiros para procurar a garota e a calma de Rita, que manteve o controle de toda a situação. O próprio pai adotivo foi o primeiro a entrar em desespero. Por mais que seja difícil, o mais apropriado em situações complicadas como essa é manter a calma (e ter fé de que tudo será resolvido no final).

Depois do aconteceu nesse episódio, fica a lição para os adultos que cuidam da Latina, que eles precisam estar mais atentos para que isso não ocorra mais. E para a própria Latina também tem a lição de que ela não pode ficar longe de seus responsáveis.

Além da obediência e do esforço, Latina tem como destaque sua excelente capacidade cognitiva. A garotinha está aprendendo depressa a língua que é falada no reino em que ela está habitando. Seria bom matriculá-la numa escola, embora ache que o Dale não tenha condição financeira para isso, ou talvez só os nobres tenham direito à educação. Enfim, Latina está se adaptando bem à sua nova vida cercada de pessoas queridas que a amam e querem o melhor para a garotinha.

O que reserva a Latina além do arco-íris só saberemos no final da temporada. Só estamos no começo dessa jornada de crescimento pessoal dessa personagem fofa e afável.

Obrigado por lerem este artigo, e até a próxima!

Comentários