Bom dia.

Era quase meia-noite, quarta-feira passada (17/07), e o Thárik, um dos redatores do Anime21, apareceu no chat do blog e disse: “Estúdio da Kyoto Animation tá pegando fogo bixo”.

Ele não é um cara muito sério, então pensei que estivesse falando no sentido figurado, “pegar fogo” de estar fazendo algo muito bem, sabe? Mas o que o estúdio, sem anime nessa temporada, poderia estar fazendo naquele dia 17 que merecesse a expressão? Logo pensei no pior.

E o pior é que eu estava certo. Passei aquela noite e depois o dia seguinte inteiro praticamente só acompanhando a cobertura. Trinta e três pessoas mortas no incêndio. Mais uma morreu no hospital dias depois. Várias ainda estão internadas.

Eu não tenho palavras para expressar meu pesar.

Assistir anime é uma atividade formadora. Aprendemos com os personagens, com as suas histórias. O Kyoto Animation, ou KyoAni, abreviatura carinhosa, criou alguns dos meus animes preferidos, então vou usar o que eles próprios ensinam para guiar esse texto.

 

Haruhi Suzumiya

 

Todos desejamos algo especial. Não necessariamente desejamos ser especiais, mas desejamos que o mundo que nos cerca seja algo especial, cheio de coisas especiais.

Como Haruhi Suzumiya, queremos ver extraterrestres, alienígenas e viajantes no tempo.

Para mim, para muitos, talvez para você, que está lendo esse artigo agora, animes são essa coisa especial em nossas vidas no mais das vezes monótonas e entediantes.

Como a monotonia, ou, não raro, a dureza mesmo do mundo, não parece ter fim, também não tem fim meu desejo por mais e mais animes. Como Eru Chitanda, de Hyouka, estou sempre curioso (Watashi kininarimasu!) – por mais animes!

 

Hyouka

 

Não é como se qualquer anime servisse, porém. Bem o contrário na verdade. A maioria dos animes é … qualquer coisa? Para ser educado. Histórias batidas, mal desenvolvidas, animação mal trabalhada, personagens que parecem saídos de linhas de produção em massa – e alguns ainda vêm com defeito de fabricação …

Esse é um mundo no qual o fantástico existe mas nem sempre é bom. Como o de Musaigen no Phantom World.

 

Musaigen no Phantom World

 

No nosso mundo existem bons diretores, bons roteiristas, estúdios que acertam mais do que outros, mas se eu tiver que escolher um único estúdio e só assistir animes dele, vai ser o Kyoto Animation.

Não é que eles acertem sempre. Mas acertam com frequência. E mesmo quando erram, não erram tanto assim. Nunca cheguei nem perto de ter desgosto de um anime do estúdio ou de querer dropá-lo. Todos os que vi conseguiram ser pelo menos minimamente agradáveis, mesmo quando não são muito bons. Isso é muito mais do que posso dizer de qualquer outro estúdio.

É como se eles fossem Haruhiko, Mai, Reina, Kurumi e Koito do já referido Phantom World, nos protegendo do que há de pior, mesmo que de vez em quando sejam meio desastrados.

 

Kobayashi-san chi no Maid Dragon

 

E foi esse Kyoto Animation que, de anime em anime, entrou na minha vida. É como Tohru, de Maid Dragon, que entrou na vida de Kobayashi.

Tohru é de outro mundo, comete erros às vezes, pode até irritar, mas Kobayashi não vive mais sem ela. Esse sou eu com o KyoAni.

Assim somos várias pessoas. Minha vida normal é muito mais interessante, colorida, meu cotidiano muito mais divertido graças aos animes, muitos deles do estúdio em questão.

Yuuki, Mio e Mai também tem vidas normais em um mundo fantástico e histérico de tão hilário em Nichijou.

 

Nichijou

 

Animes são trabalhos em equipe. Sempre fica mais fácil lembrar os nomes de diretores, ou de roteiristas, ou dos autores dos materiais originais quando é o caso de adaptações, mas o anime em si é feito por muita gente.

Cada um contribui com a sua própria habilidade. Cada um carrega seus próprios problemas e angústias. E, no final, todos precisam estar em sincronia para criar as mais belas obras de arte. Animes, no caso, mas bem poderia estar falando das peças de orquestra que toca a Banda de Metais do Colégio Kitauji, de Hibike! Euphonium – um dos trabalhos mais deslumbrantes do estúdio, aliás.

 

Hibike! Euphonium

 

Mas agora, depois desse incêndio criminoso, o estúdio se encontra como estava a banda de Hibike! Euphonium no começo da primeira temporada: desfalcada, em desarranjo. Ou como o parque de diversões de Amagi Brilliant Park.

O estúdio, como o parque, vai continuar? Vai fechar? Vai ter alguma mudança radical? E aquele anime que eu queria assistir e que …

 

Amagi Brilliant Park

 

Será que não há nada que possamos fazer? Eu não quero que seja o fim do Kyoto Animation.

Bom, a boa notícia é que não é como se não pudéssemos fazer absolutamente nada.

Tem um financiamento coletivo sendo conduzido pela Sentai Filmworks (distribuidora norte-americana de animes) para auxílio ao estúdio e às vítimas do incêndio. A gente pode doar.

Outra forma de ajudar é comprar arte digital na loja do Kyoto Animation. O processo é todo online e o dinheiro vai direto para eles. É em japonês mas não é difícil e tem esse guia aqui (em inglês, mas já é melhor do que japonês, né?).

Quem de nós não tiver dinheiro pode simplesmente mandar uma mensagem de apoio para o estúdio. Vá na sua rede social preferida (mas provavelmente é melhor no Twitter) e escreva o que pensa. Use hashtags com o nome do estúdio ou o popular #PrayforKyoAni.

Pode parecer bobagem, mas o próprio presidente do estúdio disse que as mensagens de apoio de todo o mundo se tornaram um apoio emocional para eles.

E para quem quiser, pode-se enviar uma mensagem através do Crunchyroll, que se prontificou a traduzir e entregar mensagens de apoio e até mesmo fanart que porventura alguém queira enviar diretamente para o KyoAni.

Há muito o que podemos fazer. E, ao mesmo tempo, somos todos impotentes. Não importa quanto dinheiro seja arrecadado ou quantas mensagens de apoio de quantas pessoas forem o estúdio receba, ainda não sabemos seu futuro.

E não temos, nós, controle nenhum sobre isso. Assim como Liz não tinha controle sobre o pássaro azul, no magnífico Liz to Aoi Tori.

 

Liz to Aoi Tori

 

É porque amamos o estúdio que devemos deixá-lo levantar voo por conta própria. Se vai continuar voando alto, como antes, ou se esse foi seu último voo, não cabe a nós decidir.

O Kyoto Animation agora é como Mirai, de Kyoukai no Kanata. A última sobrevivente de seu clã, com um poder único, assim como o processo de produção do KyoAni é único na indústria, mas Mirai está cheia de incertezas.

Foi apenas com a ajuda de Akihito e outros com poderes similares ao dela que Mirai conseguiu reunir coragem e seguir em frente.

 

Kyoukai no Kanata

 

Mais ou menos como em Koe no Katachi, em que foi preciso que duas pessoas quebradas salvassem uma a outra. Shouko e Shouya não encontraram a salvação em nenhum outro lugar, apesar de cercados de amigos e de famílias que os amavam.

A equipe do estúdio e os familiares das vítimas precisarão ser fortes e, à despeito de todo o apoio externo, no final precisarão depender de verdade uns dos outros.

 

Koe no Katachi

 

Não deixa de ser poético, de uma forma macabra, que os dois últimos animes para a TV do Kyoto Animation tenham sido sobre superar tragédias.

Em Tsurune, Minato ama a arquearia japonesa desde criança, quando assistiu a um torneio junto com sua mãe. Pois eis que sua mãe morre e ele não consegue mais atirar. Ele nem quer mais atirar, acaba se convencendo.

 

Tsurune

 

É com seus ex-amigos de arco e com seus novos amigos de arco que ele supera seu medo e recupera a alegria no arco e flecha.

Em Violet Evergarden, o mundo acaba de sair de uma longa e devastadora guerra. A vida está voltando ao normal, os soldados estão voltando para casa, o que foi destruído está sendo reconstruído.

Mas muitas pessoas morreram e para seus amigos e parentes nada será como era antes. Ainda que se curem as cicatrizes do mundo, as cicatrizes da alma vão continuar para sempre.

É nesse mundo que Violet precisa aprender a caminhar por conta própria, depois de crescer como uma criança-soldado que dependia de tudo e para tudo do Major Gilbert, que a acolheu e tratou como ser humano quando todo mundo a tratava como um animal. O Major Gilbert morreu.

Por causa do incêndio criminoso do dia 18 de julho, em Quioto, 34 morreram como o Major Gilbert. Todos os demais, como a Violet Evergarden, precisarão aprender a seguir em frente de novo.

 

Violet Evergarden - Violet chora

 

O que quer que aconteça, qualquer que seja a decisão dessas pessoas, qualquer que seja o destino do estúdio Kyoto Animation, eu estarei satisfeito.

Sei que falo pela equipe do Anime21 quando digo que torço pela recuperação dos feridos e quando presto minhas condolências às famílias e amigos dos falecidos, bem como a toda a equipe do estúdio por suas perdas materiais e, sobretudo, humanas.

Mas o que o Kyoto Animation já me deu até hoje é muito mais do que eu poderia ter sonhado, muito mais do que eu poderia ter pedido, e provavelmente muito mais do que eu mereço.

Sua obra é sua memória eterna.

 

Violet Evergarden - Mas Violet precisa seguir em frente

 

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