Tokuyama Daigoro wa dare ga koroshita ka? ou Quem matou Daigoro Tokuyama? é um dorama japonês disponível no serviço de streaming Amazon Prime. Lançado em 2016, o dorama conta com um formato de anime, ou seja, 12 episódios de 20 minutos de duração em média. Trazendo em seu elenco o grupo idol Keyakizaka46, a obra nos traz uma história cheia de mistérios, suspense e comédia.

Inicialmente devo dizer que tinha uma ideia um tanto quanto errada sobre esse dorama. Esperava algo bem sério e talvez comum considerando a indicação de idade e a premissa da história, afinal, estamos tratando de um assassinato que aparentemente não tem uma solução inicialmente. E o dorama tem sim uma pegada mais séria, ainda que flerte bastante com uma comédia que se instala em vários momentos, parecendo uma espécie de alívio cômico não tão necessário.

Eu realmente gosto dessa imagem

Obviamente um alívio cômico é bem vindo em uma obras desse tipo, assim como pode ser uma péssima ideia caso seja composto por excessos, tornando-se uma faca de dois gumes bem perigosa. Nesse caso temos cenas cômicas que geralmente aparecem em momentos onde a história não será atrapalhada, porém, em determinadas oportunidades há um excesso em sua duração, ainda que ela seja ínfima em relação ao resto.

Ao todo são 21 alunas divididas em alguns grupos

Enfim, voltando para a história, o suspense que ronda o assassinato de Daigoro é muito interessante. Geralmente vemos histórias que falham ao se prender demais em um problema específico, pois caem na mesmice ou numa enrolação que não consegue empolgar o espectador. Porém, nesse dorama a trama consegue se manter interessante com o passar dos episódios, pois novos elementos vão surgindo e trazendo mudanças significativas. É como se houvesse vários arcos dentro de um grande arco.

Inclusive essas divisões são bem interessantes pois na prática tem algumas que não fazem parte de nenhum grupo específico

No entanto, para manter certos elementos a obra acaba exagerando em alguns detalhes que farão você achar estranho o panorama geral da situação. O primeiro ponto é que o corpo de Daigoro é encontrado na sala de aula e todas as alunas (é um colégio feminino) tratam de esconder o corpo dentro de um armário de uma aluna que costuma faltar. Mas veja bem, estamos “falando” de um colégio, um local cheio de pessoas divididas em várias salas e ainda assim, não vemos nenhuma movimentação no colégio.

Não só isso é bem estranho como também tem a questão das visitas que ocorrem durante a obra. Algumas pessoas vão até a sala de aula onde tudo acontece e veja bem, normalmente essas pessoas não deveriam ter esse acesso. Um exemplo dessas pessoas é a ida da esposa de Daigoro, alguém que não tem motivo algum para visitar a sala de aula na qual seu marido é responsável. Aliás, talvez ela até pudesse visitar a sala desde que estivesse na companhia de algum funcionário do colégio.

Outra característica interessante é que temos uma protagonista, ainda que não fiquei tão claro assim. Sabemos de sua existência pois ela é quem toma as iniciativas no geral.

Enfim, além disso também temos a questão do corpo. Durante seus 12 episódios, mais de uma semana se passou e absolutamente ninguém sentiu o mau cheiro que o corpo de Daigoro exala. As alunas obviamente perceberam mas de resto, ninguém suspeita que há um corpo naquela sala, o que é no mínimo estranho. Claro que você pode pensar que elas tomaram alguma medida para que isso não acontecesse (de fato tomaram providências), porém, mesmo com algumas precauções elas ainda sentem o cheiro quando chegam perto, algo que outras pessoas também fazem e não percebem nada. 

Mas ok, esses detalhes nem são tão importantes assim para a história em si. Na realidade existem outras coisas nas quais você deve se atentar, como por exemplo a condução e a resolução dos mistérios que vão aparecendo conforme você assiste, pois ficamos naquela situação onde temos que ficar fazendo teorias em cima das informações disponíveis. Além disso ainda temos que aturar as reações bem diversas das alunas que volta e meia culpam alguma colega de ser a assassina. 

As idols do grupo Keyakizaka46. Não sei se todas as integrantes do grupo estão aí, vale destacar

Para finalizar, infelizmente eu não posso mais dar tantos spoilers pois isso poderá acabar estragando um pouco a experiência. Mas garanto que vale a pena ver esse dorama um tanto quanto diferente do usual (com um elenco recheado de idols por exemplo). Duas curiosidades interessantes que eu gostaria de expor é que o nome das personagens é o mesmo que o nome real das idols (ao menos o nome artístico) e que nem todas ainda fazem parte do grupo Keyakizaka46, pois já se graduaram. Ah, e como bônus temos a parte visual que é bem criativa e em vários momentos consegue cumprir seu papel de uma forma bem criativa.

Comentários