Bom dia!

No artigo de Araburu que publiquei hoje mais cedo eu já escrevi, mas nem todo mundo que li artigos de Symphogear lê os de Araburu, então aqui vai mais uma vez:

Hoje, exatamente hoje, é o aniversário de 5 anos do blog! Muito obrigado por estar aqui conosco 🙂

Quanto ao penúltimo episódio de Symphogear XV, provavelmente o penúltimo de toda a franquia, o que dizer? Foi um estouro! Symphogear está entregando episódio incrível atrás de episódio incrível, e não há ansiedade que baste para o último episódio!

E episódio começou com mais fanservice da Carol Malus. Não sei se ela foi mais útil dessa vez do que da outra. Suponho que tenha atrasado um pouco os planos de Shem-Ha, mas não sei o que isso significa na prática.

O que é realmente notável é que ela consiga lutar contra uma Annunaki. Shem-Ha provavelmente ainda não recuperou totalmente seus poderes, mas Carol também não está em sua melhor forma.

Acredito que ela vá ter algum papel relevante no final ainda, talvez com o Castelo de Tiffauges, vamos ficar de olho. Será que nos despediremos dela de uma vez por todas?

 

Carol Malus desafia Shem-Ha de frente

 

Esse episódio e suas despedidas finais porém foram das Red Noble.

Mais uma vez tenho visto gente a criticar que elas tenham tido uma redenção, ou que a história sequer tente colocá-las em uma posição moralmente ambígua, mas qual é, vamos parar de hipocrisia?

Quem detesta as Red Noble porque elas estão com as mãos sujas de sangue também deveria detestar Chris, Maria, Kirika e Shirabe. A maioria das symphogears foi introduzida primeiro como uma antagonista, depois revertida para o time das heroínas graças, em grande parte, ao coração de ouro de Hibiki.

Sejamos mais como a Hibiki.

 

Hibiki suporta Vanessa, após Chris impedir que as três Red Noble fossem sugadas para o espaço

 

Vanessa, Elsa e Milaarc foram transformadas em monstros “perfeitos”, segundo Shem-Ha. Isso significa que elas não poderiam jamais voltar a ser humanas, embora esse fosse seu desejo mais profundo desde há muito.

O que significa dizer que elas queriam ser humanas? O que elas queriam dizer com “humanas”?

As Red Noble só queriam ter vidas normais. Queriam poder se relacionar com outras pessoas de igual para igual, mas isso há muito vinha sendo-lhes negado.

A tal “perfeição” que Shem-Ha as deu não mudou nada. Elas foram cobaias dos Illuminatis Bávaros, depois mercenárias manipuladas por Fudou, e finalmente monstros de Shem-Ha.

Sempre foram descartáveis. Continuam sendo descartáveis para Shem-Ha.

Ganharam um level up em seus poderes mas foi só isso. Continuaram mais fracas que as symphogears, de todo modo. Seus corpos foram destruídos em combates sucessivos nos três últimos episódios.

Em seu desespero, Vanessa afirma que deseja ajudar Shem-Ha a criar um mundo de monstros porque daí todos serão iguais a ela. Ocorre que mesmo que esse mundo venha a existir, não há lugar para nenhuma delas nele.

 

As ruínas foram destruídas e salvar as Red Noble nunca esteve nos planos de Shem-Ha

 

Como monstros, elas eram apenas ferramentas. Tinham apenas uma missão: destruir as ruínas na Lua e quebrar a Maldição de Balal. Depois disso que se danassem.

Se fossem monstros realmente perfeitos elas não se importariam com isso.

Chris, a primeira antagonista salva por Hibiki em toda franquia, é quem salva as almas humanas de Vanessa, Elsa e Milaarc.

Ela nunca fala sobre ser um humano ou ser um monstro, ela diz apenas que o importante é ter um lugar para chamar de lar. De fato, elas nunca tiveram isso. E agora, conforme olham para cima, veem o planeta que conheciam assumindo um tom carmesim desagradável, enquanto elas estão machucadas e abandonadas na Lua.

Foi aí então que elas perceberam que elas não querem, de verdade, ser monstros.

 

Vanessa, Elsa e Milaarc. Elas não são monstros.

 

Mas elas já haviam ido longe demais e os planos de Shem-Ha estavam muito avançados para permitir que elas sobrevivessem.

Para tentar salvar as ruínas, Hibiki tem que matar Vanessa. A própria Vanessa pede por isso. Milaarc e Elsa também imploram para que a protagonista mate sua companheira, sua irmã.

Hibiki se transforma com o poder do ódio e do pesar em uma das cenas mais pungentes do episódio, da temporada, e quiçá de toda a franquia, e atravessa Vanessa com seu punho matador de deuses. Mas era tarde demais. As Maldição foi desativada, e as ruínas serão destruídas.

 

Hibiki se transforma para tentar impedir que Vanessa, possuída por Shem-Ha, destrua as ruínas

 

Esse é o momento de redenção das Red Noble. Não sei dizer se elas poderiam fazer algo diferente, mas mesmo em face da morte inevitável são poucos os que se sacrificariam, então não creio que isso diminua em nada o valor de seu último gesto.

Pela primeira vez no anime o Labirinto de Dédalo das Red Noble é útil. E não para prender e derrotar, mas para salvar e retornar as symphogears para a Terra. O preço por usar seu poder máximo nas condições lastimáveis em que seus corpos se encontravam foi suas vidas.

Vidas mal vividas.

Mas elas morreram como humanas, no verdadeiro sentido da palavra.

 

As symphogears são salvas pelas Red Noble, que as guiam como estrelas cadentes para o palco da batalha final

 

E agora eu nem quero dormir, porque quero assistir o episódio final assim que ele for lançado.

Carol Malus (ou será Elfnein?) desperta para testemunhar a batalha pela sobrevivência da humanidade e do planeta.

Mas eu duvido que ela irá ficar apenas assistindo. É algo grande demais para qualquer um apenas assistir. Todos os que podem lutar, de qualquer forma, devem lutar. As Red Noble fizeram sua parte. Todos os hackers, especialistas em segurança de informação e agências de segurança mundiais estão tentando atrasar ou desativar a rede de comunicações da Yggdrasil. O clã Ogawa está transmitindo mensagens ao redor do mundo à moda ninja.

Hibiki, Tsubasa, Chris, Maria, Shirabe e Kirika encaram Shem-Ha.

 

 

Comentários