Clubes escolares tem como objetivo socializar os estudantes, além de ser uma forma de descontração em meio a exausta rotina escolar. Existem incontáveis animes cujo o cenário principal é algum clube escolar, que vão desde clubes culturais a clubes esportivos. Esse anime gira em torno de um clube de tiro, mas as armas (rifles, para ser mais preciso) disparam laser  em vez de balas.

O desenvolvimento da trama é bem rápido, pois mal as personagens se juntam, o clube já é formado. Normalmente em animes com foco em clubes há o problema da falta de membros, que é um recurso utilizado para se impor um desafio e passar a sensação de progressão. Todavia, a abordagem abordada nesse anime é diferente. A busca de membros é uma etapa pulada para focar na interação entre as personagens principais. A opção em não focar em na procura de membros faz que o anime perca a, supracitada, sensação de progresso e de desafio, mas ao apresentar todo o elenco principal de uma só vez, permite o desenvolvimento igual de todas as personagens principais.

O ponto forte do episódio de estreia foi a interação entre as personagens que em poucas semanas já estavam bem à vontade uma com as outras, como se já se conhecessem há muito tempo, aliás, duas delas são amigas de infância, ou seja, literalmente se conhecem há muito tempo.

A estreia também trouxe uma dose homeopática de comédia que é do tipo de tirar um leve sorriso do espectador. Houve também um pouco de explicações sobre a atividade esportiva abordada, geralmente em tom cômico.

Anime de garotas fofas que se preze tem que ter o clássico “salto no ar” na abertura

Assim como em todo slice of life, as personagens ditam o tom da série. O que chama a atenção sobre as personagens, sendo mais preciso, em duas delas (Erika e Yukio) é que ambas parecem seguir os arquétipos tsundere e kuudere, respectivamente, mas elas acabam fugindo um pouco de tais características, o que é um ponto bastante positivo devido à quebra de clichês. As outras duas personagens principais (Hikari e Izumi) já seguem de forma fiel seus arquétipos. A primeira é bastante agitada e avoada (genki girl), já a segunda é do tipo comportada e séria, e que geralmente serve de contraponto para a genki girl, além de fazer, geralmente, a função de “voz da razão” da garota avoada e animada que costuma agir por impulso. Alias, personagens do tipo sério servem para manter a ordem de todo o grupo, se bem que ás vezes até esse tipo de personagem tem suas “loucuras”.

Vale ressaltar a cena onde a Hikari e a Yukio imaginam, o que segundo elas, seria a personalidade da Erika, algo que foi engraçado, pois cada uma pensou de uma forma diferente.

Uma dúvida que eu e o meu parceiro Kondou-san, que me ajudou na elaboração deste artigo através de ideias, é que se o caminho que Rifle is Beautiful vai ser o da diversão ou da competição. Ambas escolhas são válidas, se tratando apenas uma questão de abordagem e de proposta, mas achamos que as personagens parecem boas demais para quererem apenas se divertirem num clube.

Por fim, tanto eu como o Kondou-san, compramos a ideia desse anime, que é um slice of life agradável e com um foco numa prática esportiva pouco conhecida. Acompanhar o desenvolvimento dessa bonita amizade das integrantes do clube de tiro pode ser uma experiência tranquilizante, ideal para acalmar a alma e tirar o estresse de um dia exaustivo.

Obrigado a todos que leram este artigo feito duas pessoas, embora que nesse artigo em especial, eu fiquei responsável por colocar em palavras o que discutimos dias atrás.

Até a próxima!

Comentários