Só Bokuben mesmo para fazer eu me divertir tanto com um episódio cheio de situações manjadas para a própria obra. Para não ser injusto, bem lentamente o subtexto romântico vai evoluindo e considero essa recompensa suficiente, claro, além das risadas e do fanservice. É hora de Bokuben no Anime21!

Legal que vivo elogiando Bokuben por se manter preso ao tema estudo e até reclamo quando sinto falta de algo mais incisivo nesse sentido, mas achei o trecho inicial um porre. Felizmente, ele demorou tão pouco que não dá nem para reclamar, foi bem cortado pela aparição da imouto “yandere” do Yuiga.

Só quero fazer uma observação, é que por uma cena dessas fica fácil entender como a educação no Japão está em um nível diferente em comparação a brasileira, afinal, cálculo diferencial só é ensinado no ensino superior aqui. Contudo, a gente também não pode desconsiderar as diferenças sociais e culturais.

Então, é fácil desmerecer a educação brasileira, mas aqui faço a pergunta; a formação histórica do nosso povo, sua situação ecônomica, nossas circunstâncias sociais, etc, nos permitiriam ter avançado alguns estágios no ensino básico em comparação ao que é feito hoje?

Para um país que ainda sofre com o analfabetismo, como você pode conferir aqui neste artigo da Gazeta do Povo, só para dar o exemplo de um problema (lá a taxa é menos ds metade), a resposta é simples: não. Mas aqui também não é espaço para esse tipo de reflexão, ou não tanto, então, voltemos ao episódio.

Não me parece fazer muito sentido que a irmã do Yuiga não tenha sequer sondado com ele a troca dos objetos, mas não é como se um romcom fosse se atentar a esses detalhes lógicos, né. O fato é que o nosso protagonista foi bacana mais uma vez, mas o mal-entendido não cansa de colocá-lo na saia justa…

E nem digo que ele foi bacana por ter presenteado a amiga, mas porque deu um presente pensando no melhor para ela, em como deixar os estudos dela mais confortáveis, e sem fazer nada absurdo quanto ao preço. A gente sabe que a família dele é pobre, não â toa ele ajuda a mãe fazendo uns “belos” bicos.

Enfim, foi muito fofa a reação dela. É legal receber presente de alguém quando não se está esperando, melhor ainda se você está apaixonada pela pessoa, coisa que a Furuhashi ainda não admitiu para si, é verdade, mas se ela é mesmo tão inteligente quando o assunto é “subjetividade” é só questão de tempo.

Inclusive, a reação dela foi de uma garota apaixonada que não sabe como lidar com um movimento mais agressivo do garoto, mas ao mesmo tempo fica feliz com esse tipo de atitude dele. Com o que ela achou que era, pois nem tudo é o que parece nesse anime. Okay, não é bem assim, né.

O importante é que a forma como o mal-entendido foi desfeito foi bem divertida e que a situação não se prolongou demais. Não tinha mais o que forçar ali. O timming cômico da direção super funciona comigo e o acho bem criativo, o que combina com a vibe alto astral do anime. Que tem ótima trilha sonora, admita!

Outra coisa que gostei foi a “tensão”, em certo nível até sexual, que se instaurou por um momento entre os dois. Foi mais por parte dela, e verdade, mas já correspondeu ao que eu esperava de uma situação com esse teor, afinal, se o presente fosse mesmo o sutiã as intenções do Nariyuki seriam claras para ela.

Pensei que ela fosse fazer uma referência aqui, se é que você me entende…

No fim, tudo termina bem quando o protagonista do romcom dá uma dentro e até justifica um pouco mais o “gostar” de uma heroína. O que ele disse foi normal até para um adolescente com os hormônios “a flor da pele”, ainda mais se levarmos em consideração a sua personalidade. Ele agirá desse mesmo jeito quando…

Uma hora ele vai se apaixonar, ou perceber que está apaixonado, por uma das heroínas, isso é só questão de tempo. Deixando isso de lado, o que curti mais desse desfecho, até mais que a expressão surpresa e fofa da Furuhashi, foi a divertida cena em que o Yuiga para a fim de pensar bem no que dizer.

Acabou saindo uma resposta honesta e melhor que qualquer uma das outras, mas não sem antes ele pôr em prática um pouco do que aprendeu com a própria Furuhashi, a pensar no que dizer para uma mulher, considerando seus sentimentos ainda que carecesse de um pouquinho de desonestidade por parte dele.

Mas acho que só um pouquinho mesmo… Enfim, ele não precisou disso e já acho um avanço ele demonstrar certa lucidez quando se encontra em uma típica situação de romcom. Ainda que seja bem denso em tantos outros momentos… É, não se pode ter tudo, mas podemos seguir para a outra metade!

No pior dos casos o cara cria um novo fetiche… É, eu sei, isso não pegou bem, mas é a verdade.

Bokuben MUITAS vezes força situações e dessa vez a coisa foi apelativa até para os padrões da obra, mas não é como se não tivesse sido divertido. Aliás, acho que só tenho isso para frisar como ponto positivo dessa segunda parte. Não é como se o fanservice me “ganhasse”, nem teve muito mesmo.

Acho “engraçado” como o anime parece despretensioso ao colocar seus personagens em situações mais safadinhas, mas na verdade o que faz é explorar os fetiches que rondam o imaginário daquele que em teoria é o maior público desse tipo de obra, e deve ser mesmo o maior na prática.

Parece que eu já vi isso de novo outra vez. Não, pera…

Massagear, tocar, no corpo de uma mulher, as expressões um tanto quanto eróticas das personagens, os pé e as coxas da Asumi, o complexo da Fumino (que é explorado recorrentemente, etc). Tudo isso faz parte de uma tentativa de agradar ao público masculino de uma forma “soft”, menos mal?

Acho que sim, ecchi hardcore não combinaria muito com a proposta leve, até mesmo mais “inocente” da obra. Mas, de toda forma, agradar ao público não é um problema se fizer algum sentido. Note como estou arrumando assunto pra escrever porque conteúdo essa parte praticamente não teve.

Por fim, tudo acaba em ciuminho e massagem. Ri um bocado em ambas as partes, me diverti, então não tenho muito o que reclamar desse episódio, mas ficou evidente como a primeira metade deu mais o que comentar que a segunda. Uma parte interessante, a outra zoeira. Na balança? Equilibrado.

Acho que o anime continua na pegada certa, nem profundo demais, nem raso demais. E você, o que acha? Eu gostaria de uma bela massagem, só não sei se queria do Yuiga. Tem muita mulher grudada no cangote dele e isso poderia causar um mal-entendido. Sendo Bokuben, aí é que causaria mesmo.

Até a próxima!

Sensei está transformando seus alunos em jojofags

Se você gostou desse fanservice deveria ver o OVA…

Comentários