Rifle is Beautiful – ep 4 – A Nova Conselheira do Clube de Tiro Esportivo
O episódio desta semana de Rifle is Beautiful foi uma mescla de slice of life com assuntos mais importantes, como a questão das eliminatórias. Além disso, mais uma vez foram introduzidas novas personagens.
A primeira parte do episódio foi inteiramente dedicada a um dia de folga das protagonistas, começando pela Genki Girl Hikari e a sua representação humana daquilo que grande parte das pessoas faz durante a manhã de Domingo (nada sabe melhor do que dormir mais um pouco durante a manhã de Domingo, a Hikari sabe bem disso). Foi bem engraçado saber que a Hikari dorme muito por causa do cansaço que o clube de tiro gera nela, algo engraçado vindo de alguém que raramente tem um bom rendimento nos treinos.
Por outro lado, a Yukio acordou cedo e como não tinha nada para fazer, decidiu perseguir um gato aleatório que ignorou um carinho dela. O desfecho da perseguição foi engraçado, já que a Yukio acabou presa em uma carruagem de trem, dando origem a uma jornada não planejada.
A parte da Erika é mais uma demonstração do quanto ela é responsável, não são todos os estudantes que fazem os seus trabalhos de casa no fim-de-semana. Também deu para ver um lado inseguro da Erika, quando esta tentou convidar uma das amigas do clube de tiro esportivo. A aparição da Akira serviu muito bem para aliviar a insegurança e ansiedade que a Erika estava a sentir. A conversa entre a Akira e a mãe da Erika também foi muito boa para afagar o ego da Erika.
O fim do segmento não poderia ter sido melhor, com a demonstração de convívio entre a Izumi e a Hikari. Desde que o anime começou que a Izumi aparenta ser a mais madura do grupo, e este pequeno momento de convívio reforça isso, já que a Izumi foi comprar todos os ingredientes para o jantar. Foi bem divertido ver o pai da Izumi a se sentir triste pelo facto da Hikari não ficar para jogar videojogos com ele.
No dia seguinte, já na escola, a Izumi e a Hikari ficaram confusas com a Yukio bronzeada, bronzeamento esse vindo de raios UV ultra fortes inesperados durante a jornada surpresa do dia anterior. A visita das amigas da Hikari ao clube de tiro foi das melhores partes do episódio. Foi bem interessante o interesse de uma dessas garotas com a Erika, a forma como falou da Erika, a mesma parecia um ser perfeito. Além disso foi divertido ver que as visitantes ficaram surpreendidas pela complexidade do equipamento e regras do clube e também pela falta de seriedade das integrantes do clube. A garota do clube de Atletismo em apenas alguns minutos já dominava o uso do rifle, deixando a Hikari meio que surpreendida com a pontuação obtida pela amiga. Foi muito bom ver que as amigas da Hikari foram visitar o clube onde ela está, para ver se a sua amiga estava bem adaptada.
Passando à parte em que a Hikari e seu grupo descobrem que necessitam de um conselheiro para poderem participar nas eliminatórias. A ideia de conselheiro da Hikari é deveras engraçada, em especial o último ponto, onde ela menciona que o conselheiro tem que ter uma minivan. Por sorte, a professora Yuuko Tsurumaki ainda não está em nenhum clube, tal como ainda é uma novata na escola Chidori. A professora Chidori em apenas alguns segundos de tela já dá para ver que é simpática, um pouco introvertida na hora de decisão nas reuniões de professores, mas é muito decidida em mudar e se esforçar muito no seu papel de professora.
O esbarramento da professora Tsurumaki com a Yukio foi a chave da sorte para o clube de tiro, já que a Tsurumaki sensei ficou curiosa com o clube em questão
A apresentação da Tsurumaki sensei para as integrantes do clube de tiro, foi divertida e ao mesmo tempo triste, a falta de capacidade de comunicação dela é preocupante (afectando até a capacidade de dicção das palavras). Depois dessa apresentação, descobriu-se que a sensei fica muito tempo em casa quando era criança por motivos de saúde e por isso ela se tinha tornado uma otaku fã de animes com garotas guerreiras, que lutavam com armas grandes.
O pôster de recrutamento feito pela Tsurumaki sensei para o clube de tiro foi muito engraçado, muito bem feito, mas com pouco conteúdo e claramente demonstrou que a sensei estava com a ideia errada sobre o clube.
A visita da Izumi, Hikari, Yukio e Erika à casa da professora/conselheira do clube foi o ponto alto do episódio. Com essa visita teve-se a confirmação que a professora é uma otaku ferrenha e uma adepta da filosofia de acumulador quando se trata das suas figures, mangás e Dvds e Blu-ray de anime. Durante esse segmento não dá para evitar de notar algumas referências mascaradas a obras famosas como Versailles no Bara (no anime “o Príncipe de Versalhes”) e os Power Ranger´s (no anime “Os 5 Ranger´s”). Durante a limpeza de tal confusão de caixas cheias de merchandise otaku, foi engraçado ver a aflição da Tsurumaki ao ver as suas coisas a irem para o lixo (ser acumulador é complicado).
A conversa pós limpeza foi muito informativa, nela a sensei ficou inteirada das ambições do clube que ficará encarregada. Nessa conversa foi confirmada mais uma vez a ambição da Hikari em ir às Olimpíadas e foi confirmado o número de escolas concorrentes, sendo elas Academia Asaka, Escola Isegaoka, Escola Kiritani e escola Chidori (onde as protagonistas estudam e têm o clube de tiro).
No final da conversa foi bom ver que a professora Tsurumaki vai se esforçar a aprender as regras do esporte, para auxiliar bem o clube e as protagonistas.
Por fim, na cena pós créditos teve-se um vislumbre breve de uma das escolas adversárias que podem complicar a vida às protagonistas, a escola Kiritani pode vir a ser uma dor de cabeça para as protagonistas.
Obrigado pela leitura e até à próxima semana.