Na última semana, não tivemos um episódio de My Hero Academia. O motivo? A final da Copa do Mundo de Rugby, que consagrou a África do Sul como tricampeã. Muita gente, como eu, foi pega de surpresa, principalmente porque uma grande revelação estava prestes a acontecer. Porém, a espera valeu a pena, superando todas as minhas expectativas.

Mesmo que seja um episódio sem muita ação, ou melhor, sem nenhuma ação, não quer dizer que ele não teve tensão. Esse elemento esteve presente do começo ao fim, assim como uma grande carga dramática que realmente funciona. Claro, para que você seja impactado pelos acontecimentos, é preciso ter uma certa relação com os personagens e se importar minimamente com eles. Mas já estamos na quarta temporada, se você está acompanhando até aqui, provavelmente está envolvido o suficiente com a história.

O episódio começou de onde o último terminou, mas com uma maior contextualização do que estava acontecendo. Mirio e Izuku, ou melhor, Lemillion e Deku estavam fazendo uma patrulha pela cidade até que encontraram, sem querer, o maior vilão do anime até então. Esse encontro pode parecer uma grande coincidência, mas na verdade ele não só parece. Ele é. Costumo não gostar tanto dessas conveniências de roteiro, mas aqui até que foi bem vinda. À primeira vista pode parecer só um mero esbarrão, mas foi um dos momentos mais tensos de todo anime. O timing foi muito pontual, assim como foi bem construída a forma que tudo ficou subentendido nas entrelinhas.

Ok, é gente suficiente e o conceito é bem legal

Já sabemos como Deku agiria naquela situação, sempre tentando ajudar todo mundo e lutando pela justiça, portanto, ao ver a garota naquela situação, com certeza não deixaria barato. Do outro lado, também conhecemos Chisaki, o vilão que consegue matar qualquer um apenas com o toque. A tensão vem justamente do embate entre esses dois, que não acontece, mas na nossa mente ficamos imaginando a tragédia. Não, não estou dizendo que Chisaki poderia matar Deku ali, afinal, ele é o protagonista do anime. Mas por outro lado temos uma figura indefesa que cumpre muito bem seu papel na cena: Eri.

Se você ficou comovido por ela, imagina o Deku!

A inclusão de uma garotinha toda enfaixada já é suficiente para sentirmos pena dela, principalmente por estar com o vilão da história. O que ajuda bastante é o fato dela tremer o tempo todo, ter aquela expressão de medo e não soltar Deku em nenhum instante. Ali tivemos certeza de que algo de errado não estava certo. Outro elemento que ajudou é a presença de Lemillion, que não estava ali em vão. Repararam em como ele disfarçava a situação e tentava sair dela o mais rápido possível sem incomodar Chisaki? Isso ajuda a mostrar o que um herói experiente deveria fazer, assim como ressaltava o perigo de encarar um vilão.

Esse ponto ainda foi tocado por Nighteye, só que de forma menos simpática, quando ele diz para Deku não ser tão arrogante. É muito bom ter um personagem como ele na vida do nosso protagonista, pois mostra que a vida de super-herói não é só arco-íris e pirulito. Não dá pra salvar todo mundo e nem resolver as coisas só dando um soco no vilão. Esse anime é outro. Aqui, é preciso agir com cautela e analisar os movimentos do inimigo. O apressado come cru.

Tá achando que aqui é Marvel?

Ainda na cena inicial, Chisaki chega a dizer que Eri é sua filha, mas tudo indica que era apenas um blefe, né? Outra coisa que me chamou atenção foi a fala sobre impor o “normal” sobre a família dos outros. Isso se relaciona às discussões sobre a forma como os pais criam seus filhos e os outros se intrometerem nisso. Mas peraí, a Eri não é filha dele!

Indo para uma dinâmica mais divertida, para dar um certo fôlego ao episódio em meio a tanta pressão, tivemos uma cena na U.A. onde Bakugou e Todoroki ainda estão correndo atrás para conseguir suas licenças provisórias. Eles estão, pelo menos, uma temporada atrasados. Por outro lado, Kirishima, Asui e Uraraka conseguiram trabalhar com os Big Three e já começaremos a ver isso no próximo episódio. Tô torcendo muito pra ser tão legal quanto a residência do Deku e não desinteressante como foram os estágios. Será que o resto da galera realmente vai ficar em stand by?

O episódio reservou sua outra metade pra resolver de vez o assunto do All Might e tirar o elefante da sala. Agora entendemos suas decisões, o contexto de quando ele aceitou Deku como seu sucessor e o motivo do rompimento com Nighteye. Tudo faz bastante sentido e ninguém está errado nessa história, apenas lutando pelo que acreditam.

Tudo bem que All Might foi inconsequente em querer continuar salvando as pessoas naquele estado, mas ele não está errado ao dizer que não pode decepcionar as pessoas como símbolo da paz. Pensa na pressão que ele sente por isso. Do outro lado, Nighteye também não está errado em querer o melhor para o amigo, ainda mais depois de descobrir que ele iria morrer. Os dois pensam de formas diferentes e fico imaginando como conseguiram trabalhar juntos nesses cinco anos.

Essa história da sua Previsão soou um pouco forçada, pois é uma individualidade muito conveniente. Daqui a seis ou sete anos All Might pode morrer enfrentando um vilão e diria que seria uma morte digna. Aqui foi discutido sobre ele tentar mudar seu destino, mas até que seria legal ele morrer salvando todo mundo com um sorriso no rosto. De qualquer forma, Deku estará lá para continuar combatendo o crime.

Outra observação importante a se fazer é que Deku só ganhou sua individualidade porque All Might o encontrou antes de falar com Mirio. Ou seja, ele na verdade só virou o protagonista da história porque estava no lugar certo e na hora certa. É mais oportunismo do que mérito próprio. Fico curioso sobre qual seria o rumo da história caso All Might não encontrasse Deku e escolhesse Mirio. Custa nada fazer um “What If?” disso, hein?

Gostei bastante de como Deku tocou em um ponto que deve ter passado pela cabeça de todos os fãs ao descobrir isso: por que não ir até o Nighteye e pedir pra ele ver o futuro de novo? Tenho certeza que o anime vai enrolar com isso porque seria uma forma muito fácil de resolver o problema, mas como foi mostrado aqui, é uma situação de vida ou morte! Vai logo encontrar o Nighteye, All Might!

Na cena pós-créditos foi feito um suspense enorme sobre Tomura se unir ao Chisaki e não tivemos a resposta. Diferente da tensão da cena inicial, essa aqui não deu tão certo, pois já sabemos o que vai acontecer. A questão é: quais serão as condições?

Sim.

PLUS ULTRA!

Comentários