Bom dia!

Desde que escrevi as primeiras impressões de Magia Record já estava decidido a escrever semanalmente sobre o anime, mas só agora consegui, e vai ser tudo de uma vez porque senão não me garanto.

Se eu pudesse fazer um desejo, seria o de ter mais tempo para dedicar ao blog.

As garotas mágicas de Magia Record por sua vez podem fazer um desejo, como é o caso em toda a franquia Madoka Magica, aliás.

Mais precisamente, elas se tornam garotas mágicas em troca de ter um desejo realizado. Em Madoka Magica original a fantasia de que esse é um bom negócio durou mais (precisamente três episódios), mas em Magia Record logo no início já sabemos que as garotas mágicas se encontram encurraladas pelas consequências duradouras de um desejo efêmero.

E nessa atmosfera de desilusão é que um boato surge e se alastra entre as garotas mágicas: em Kamihama elas serão livres de seu destino.

Em Kamihama não só ninguém é libertada de destino nenhum como encontram uma realidade ainda mais dura. Em Kamihama há bruxas mais poderosas e em maior número do que em outros lugares. Ao invés de fugir do destino, em Kamihama uma garota mágica corre em sua direção.

 

Rena e Kaede formam uma boa dupla

 

Para piorar, a cidade dos rumores tem seus próprios rumores, só que ao contrário do rumor sobre Kamihama os rumores em Kamihama têm o péssimo hábito de se tornarem realidade. Ameaças místicas que apenas garotas mágicas podem enfrentar, a despeito de não serem bruxas até onde se sabe.

O que será que está dando vida aos rumores em Kamihama?

Será que o rumor sobre Kamihama irá eventualmente se tornar realidade também, ainda que provavelmente de alguma forma distorcida?

Enquanto investiga os rumores Iroha busca por sua irmã, Ui. Seu desejo quando se tornou uma garota mágica foi que Ui melhorasse de sua condição médica, então onde está Ui? Não só ela não está em lugar nenhum como Iroha havia se esquecido completamente da existência dela, e o resto do mundo parece tê-la esquecido também. É como se Ui nunca tivesse existido mesmo.

É por isso que tornar-se uma garota mágica é sempre sacrificar-se, não importa quão bem pensado ou egoísta possa ter sido o desejo. No final das contas, não há garantia de que ele irá continuar para sempre, mas a vida de caçadora de bruxas irá, invariavelmente. Uma garota mágica deixa de ser uma garota mágica quando ela morre. Ou …

O que aconteceu no quinto episódio com Iroha e Kaede? Por que Mami achou que Iroha fosse uma bruxa?

Quem já conhece Madoka Magica, como eu, sabe parte da resposta, mas vou me fazer de desentendido. Nem tudo o que vimos em Magia Record está de acordo com Madoka Magica, afinal.

Iroha foi absorvida por uma bruxa? Que era igual a ela?

 

Yachiyo e Tsuruno testemunham Iroha se transformando em uma bruxa ... ou não?

 

Eu tenho várias hipóteses para o desaparecimento de Ui desde que vi o primeiro episódio, e fico feliz por finalmente ter esse espaço para especular.

Os incubators, aqueles mascotes orelhudos que transformam as garotas em mágicas, podem não ser exatamente bem intencionados, podem não realizar os desejos exatamente como as garotas esperavam, mas não conheço registro de um que tenha ignorado o desejo. Eles sempre são atendidos, de uma forma ou de outra.

Disso implica que no momento do desejo de Iroha ou em algum momento posterior algo aconteceu e ela desapareceu até mesmo das memórias das pessoas.

Nesse mundo, apenas duas coisas teriam o poder para realizar tal feito: a magia de garotas mágicas ou bruxas, e os rumores de Kamihama. Convenientemente Ui estava internada em um hospital em Kamihama, o que deixa as duas hipóteses na mesa.

Ui pode até ter sido mesmo quem espalhou o rumor sobre Kamihama para as demais garotas mágicas, na esperança de atrair sua irmã, que nem se lembrava mais dela, para a cidade.

Mas isso não dá nenhuma pista de para onde Ui possa ter ido muito menos sobre o que acontece com Iroha.

E eu não tenho ideias mesmo, mas gosto de pensar que a bruxa em que Iroha se tornou é Ui, e as duas de alguma forma compartilham o mesmo corpo. Dessa forma, Ui pode assumir quando Iroha estiver em situação crítica, como ela fez nesse episódio.

Assim se torna possível que Iroha tenha se tornado uma bruxa por curto período de tempo, mantido ainda alguma sanidade (ela não atacou suas amigas, mas sim derrotou o monstro do rumor do templo), atraído Mami que foi lá investigar, e depois voltado a se tornar humana.

Quem leu o mangá de Claymore deve se lembrar que há um par de claymores (guerreiras meio-humanas que enfrentam monstros) que são irmãs e sincronizam uma com a outra para que uma sempre se mantenha humana e funcione como âncora para que a outra não se torne um monstro. São personagens menores, mas a ideia é legal, e se eu estiver certo sobre Iroha e Ui, é parecido com o caso delas.

 

Algo está errado com Kaede, ela mesma já percebeu isso

 

Isso tudo, claro, não serve para salvar Kaede. A chorona do trio que inclui ainda Rena e Momoko se viu na contingência de enfrentar sozinha uma bruxa, enquanto suas companheiras já haviam caído (desmaiadas, espero), e parece ter ela própria se transformado em uma bruxa para derrotá-la.

O resto à partir daí é apenas do ponto de vista dela, então é difícil dizer se ela está passando por uma transformação lenta ou se já se tornou uma bruxa e apenas não percebeu.

De um jeito ou de outro, Kaede provavelmente já era. E isso depois de se esforçar tanto para consertar sua amizade com Rena – ou melhor, depois de Rena se esforçar para consertar a amizade com ela. Nada que é bom dura. Nenhuma felicidade será perdoada.

É a sina das garotas mágicas.

 

Comentários