A dupla icônica, o roteirista Tsugumi Ohba e o ilustrador Takeshi Obata, que produziu um dos mangás de maior sucesso da história voltou a trabalhar junta em um one-shot que, honestamente, pouco ou nada acrescenta a Death Note enquanto franquia, mas é divertido de ler.

Aliás, isso nem é exatamente um problema, e se a intenção era faturar em cima de uma boa ideia a Jump e os autores foram mais bem sucedidos que o Kira da Geração Z. Sem mais delongas, é hora de Death Note (ainda que quase sem mortes) no Anime21!

Minoru é o único novo personagem relevante nesse one-shot de 87 páginas lançado nas páginas da Jump SQ e que você pode ler em inglês ou espanhol gratuitamente no aplicativo Manga PLUS.

O A-Kira, assim nomeado pelo L cabeludo (Near), tem uma boa ideia e o medo de matar que espero de um humano psicologicamente estável (o que o Light não parecia ser muito desde o começo), ele só falhou justamente no que estava além de seu alcance.

Isso, inclusive, corrobora com uma máxima da obra, a ideia de que quem assume posse do caderno está fadado a morte, a reparação pela posse (ainda que não use o instrumento) de uma arma de assassinato em massa.

Se Minoru tivesse aberto mão do direito de posse sem usar o caderno, mesmo que indiretamente, ele teria saído vivo, ou ao menos faria mais sentido se saísse, mas ele não o fez e não poderia ser diferente para render um one-shot.

Aliás, a ideia dele foi boa, mas em nenhum momento do capítulo fica subentendido que ele tinha a intenção de ajudar os habitantes de seu país, só fez isso porque não havia outra forma de receber o dinheiro, mas a quantia que recebeu foi irrisória em comparação ao valor da venda.

O que isso mostra? Que Minoru só pensou nele mesmo o tempo todo e ainda se arriscou por uma quantia alta, uma grana boa, mas que não valeu a pena, só se estava pensando na família; mas, repito, isso sequer foi cogitado.

Se soubesse que poderia morrer facilmente ele teria arriscado? Duvido. Aliás, não havia precedente para a venda do caderno, então até fez sentido o Rei dos Shinigamis intervir. Quando vira bagunça ele chama a atenção do Ryuk não é de hoje…

O Ryuk mais uma vez omitiu uma informação do portador do caderno e nem poderia ter sido diferente, se tivesse dito alguma coisa o circo armado a fim de tirá-lo do tédio e encher a pança de maças acabaria.

Então, no final, dada até mesmo a caracterização do Minoru (alguém inteligente para um quiz, mas inexperiente para uma situação mais prática) eu não vejo problemas em como a história se desenrolou, nem mesmo em como o L (Near) foi aproveitado.

Até foi legal ver ele mais velho, cabeludo e fazendo o mesmo da década anterior, afinal, é da personalidade do Near ser assim, não o imagino mudando muito; mas não esperava que ele atuasse para prender o A-Kira de fato. Ele nem teve como, né…

Contudo, não é como se a presença dele e de sua equipe só existisse para fanservice, pois foi bom ver alguém discutindo logicamente o leilão do caderno.

É assim que Death Note funciona, sua ação é feita de palavras, principalmente o dissecamento dos planos e suas diversas variáveis e o one-shot foi bem nesse sentido.

Minoru foi o único inocente nessa história toda, e ele até foi inteligente, só não para lidar com imprevistos que poderiam surgir no plano. O Ryuk não o avisou, mas mesmo assim ele não poderia ter questionado o Shinigami?

Não o fez e acabou do mesmo jeito que o assassino em massa anterior, apesar de não ter matado ninguém. Nem sempre a vida é justa, mas quem mandou tomar posse de um objeto maldito desses também, né?

Foi legal ler esse one-shot? Pelo fanservice sim, mas acho que também foi bom por ele ter dado uma nova perspectiva de como lidar com o caderno da morte e ter mostrado como o mundo mudou após a era do Kira.

Death Note pode ser revivido das cinzas sempre que os autores quiserem, ou forem requisitados a isso, já que sempre que der na telha do Ryuk, e mesmo de outro Shinigami, ele pode muito bem descer ao mundo humano para matar o tédio e comer maças ou outra comida.

Queria ter essa vida boa de mascote de mangá de sucesso…

Agora me deu saudades de Death Note, acho que vou ler/ver algum material relacionado a obra e apareço com artigo aqui no blog depois.

Até a próxima!

P.S.: E sim, não duvido nada que o Trump fizesse o mesmo que o presidente americano da história. Até em representar o mundo na atualidade o one-shot foi bem, faltou só aparecer o presidente do Brasil passando vergonha hahahahaha…

Comentários