Quem diria que foi a Reo que influenciou a Sorane a virar uma idol? Quem diria que as garotas do Cham Jam já almejavam o Budoukan por si próprias? Quem diria que inventariam novos mal-entendidos entre as protagonistas, minimizados pelo amor incondicional da Eripiyo? Na verdade, poe esse último já esperava e mesmo com ele consegui me divertir demais com esse episódio. É hora de Budoukan no Anime21!

Antes de ser uma idol Sorane se tornou fã da Reo e ver o processo de “conversão” da garota foi algo bacana, não só porque o Motoi é fã dela, mas porque a Reo e a Maki já tiveram momentos mais focados nelas, e são das três mais populares do grupo. Além disso, é bem válido discutir o que torna uma idol especial e o episódio deu a entender que não é nada demais, que essa qualidade já faz parte da pessoa.

A gentileza da Reo, sua ambição, qualificação dentro do ofício, mas, principalmente, sua capacidade de liderança e carisma naturais são qualidades que aos olhos da Sorane a tornam alguém especial. O que a garota azul não pensava que alguém fosse capaz de ser, o que, sejamos honestos, vale para qualquer idol, mesmo uma que chantageia alguém (de brincadeira, claro), mesmo uma que não consegue se comunicar.

Aos olhos dos fãs as suas favoritas são especiais e no fim é isso que importa, cada uma têm qualidades individuais que as distinguem e as tornam gostáveis e isso é importante, mas, claro, também há o quanto o fã se sente bem perto daquela pessoa. Foi o caso da Sorane e aproveitar essa transição dela de uma garota normal para uma idol para mostrar o início do grupo foi muito bacana e fofo. Como fã eu adorei!

Aliás, não é estranho que almejem o Budoukan, pois é a casa de shows mais popular do Japão, chegar a cantar lá significa que você atingiu o estrelato de vez. Enfim, de início esperava uma construção similar a da Yumeri com a Maki, mas não foi bem isso o que a produção explorou com a Sorane e a Reo e por isso só tenho a agradecê-la. Foi ótimo ver a capacidade de encantar de uma idol por um ângulo até incomum.

Tocando o bonde, também gostei de terem usado a Sorane e a assustadora e conveniente semelhança dela com a irmã do Motoi para explorar um aspecto negativo do fanatismo pelas idols, a ideia de que um relacionamento afetivo com alguém do sexo oposto é uma traição aos fãs. E se a idol em questão gostar de garotas? E se ela não for vista com um cara, mas tiver uma vida sexual ativa? É motivo para odiá-la?

Não, é óbvio que não. Aliás, sobre o ultimo tópico já li que os produtores não se importam se elas transam, o que importa é manter as aparências, a personagem idealizada na mente dos fãs, a qual não é permitida o amor senão aquele dedicado a quem a apoia. Isso é bizarro, chega a ser doentio, eu sei, mas por um lado eu entendo o raciocínio, pelo lado da idolatria, que joga a racionalidade fora e foca só no sentimento.

Entendo, mas discordo. É tolice achar que uma bela e jovem garota não se interessará por romance e sexo, privar uma idol disso é prejudicar sua vida pessoal e é uma pena que a indústria se baseia nesse tipo de “sacrifício” ridículo. Sei que incomoda mais a umas e menos a outras, mas, de toda forma, é algo nocivo. Basta a gente ver como o Motoi, ele que alimenta a fantasia de um dia namorar sua favorita, reagiu.

Novamente, o anime não se desdobra na crítica a tal aspecto e acho que nem cabe a ele fazer isso, não quando é contado sob o ponto de vista de fãs e de idols. Seria necessário um narrador de fora de toda a maluquice que é esse mundo. Menos mal que o mal-entendido com a Sorane ficou a caminho da solução, pena que não posso escrever o mesmo sobre o mal-entendido de sempre entre a Maina e a Eripiyo, né?

Contudo, isso também não estragou o episódio. Eu já estou ficando de saco cheio de tanta derrapada, principalmente por parte da Maina, no que se refere a comunicação entre as duas, mas Budoukan é tão, mas tão divertido que me deixo convencer pela ideia de que a coisa está dando certo por caminhos tortos, e muito por causa da boa vontade da Eripiyo em ser clara sobre seus sentimentos para com sua favorita.

A ideia dela de detalhar todo o seu amor (ao menos os tópicos principais) em cinco segundos foi genial, pois, sinceramente, quem faria isso em vias de trocar de favorita? Além disso, o esforço dela para falar com velocidade e clareza são provas mais do que suficientes do quanto pensa e se esforça pela Maina, nos mínimos detalhes, fazendo jus ao que disse. E o motivo para ela não fazer mais está na cara, né.

Cabe a Maina ser menos tapada e menos insegura. O segundo acho que já está acontecendo, o primeiro eu duvido muito. Espero é que a Eripiyo precise explicar porque deixou de fazer mais pela Maina para que só assim a garota salmão consiga entender. Sendo esse o caso ou não, fato é que ela já demonstrou alguma “evolução” e foi capaz de tocar o coração da Eripiyo, sem muito jeito, é verdade, mas valeu, não valeu?

Terminar o episódio com mais um mal-entendido, mas um que de alguma forma alcançou o objetivo, é um símbolo do que é o anime, então, entre mortos e feridos; entre repetições que estão quase saturando e ótimas cenas cômicas, mas também belas cenas drmáticas; acho que o saldo segue positivo. Não é intenção de Budoukan criticar a indústria das idols, sempre passível de críticas, mas mostrar o lado bom.

O lado bom dos fãs e das próprias idols, usando uma ou outra situação mais problemática até como forma de realçar que tem gente com bom senso, na medida do possível, que é fanático. Por que não? Já escrevi nos artigos que seria como a Eripiyo ou o Kumasa se fosse japonês, mas também critico o modus operandi da indústria e dos próprios fãs. Acho que é possível ser fanático sem ser doente. Ok, sem ser tão doente.

Por fim, a cena final foi bizarramente fofa, mas mais fofa ainda foi a conversa entre a Reo e a Sorane no trem. Ela reforçou bem porque a Reo é o centro do grupo em todos os sentidos e porque a Sorane a tem em tão alta conta. Já a parcial do concurso foi mais ou menos o que eu esperava. Fica para o episódio derradeiro a gente ver que coelho a Eripiyo vai tirar da cartola, se vai mesmo, a fim de ajudar sua favorita.

Até a próxima!

Comentários