Depois de vários episódios de treinamento, finalmente iremos ver todos eles colocando em prática o que foi aprendido e adquirido. A melhor parte disso é que logo de cara o “inimigo” vai ser uma pedreira bem complicada e experiente, ou seja, é o melhor adversário possível (ok, a Shiratorizawa e o colégio Aobajousai, do Oikawa são as melhores opções possíveis) para realizar um teste inicial.

Aliás, antes de “falar” sobre o que houve no episódio, eu gostaria de levantar uma questão que me incomodou agora. Como diabos o Oikawa não foi chamado para o treinamento com a seleção nacional? Digo, sempre colocaram ele como um levantador excepcional, melhor que o próprio Kageyama inclusive. Porém eu lembrei que tanto ele quanto o pessoal da Shiratorizawa são do terceiro ano e por conta da idade eles não devem ter sido chamados. 

Enfim, no episódio da vez vimos que algumas dificuldades começaram a se mostrar para a equipe como um todo. Como o treinador citou, um grande problema do Karasuno é a defesa, que vai desde o bloqueio até a recepção de ataques. Se formos analisar bem, a equipe tem uma média de altura baixa (ao menos é menor que o adversário) e possui apenas um jogador que pode bloquear em alto nível (Tsukishima). No resto, você tem o Kageyama que é um pau para toda obra, Hinata que é baixo demais e os outros atacantes que no geral são medianos em altura.

E claro, não podemos esquecer que o forte da equipe adversária é o bloqueio e por isso, será necessário uma superação por parte da parte ofensiva da equipe de Karasuno. O Hinata não deve ter grandes problemas para furar o bloqueio e produzir pontos a favor, porém o Daichi e o Tanaka mostraram dificuldades bem claras para atacar com sucesso. Isso tudo sem falar do Asahi que parece estar tentando acertar seu ritmo e achando uma forma ideal de jogar nessa partida.

 

 

No meio disso nós temos alguns detalhes bem interessantes que estão chamando a atenção. O primeiro deles é a percepção que estão tendo do Hinata e suas evidentes melhorias. A adição da naturalidade em seus movimentos, uma forma de agir mais concentrada e focada no jogo e em tudo que está acontecendo em sua volta são mudanças sutis, mas importantes. Elas vão ser extremamente úteis daqui para frente tanto para ele quanto para o time. Talvez a única coisa que é necessário fazer é ajustar isso para que ele tire o máximo dessas qualidades.

Enfim, o início do jogo mostrou um ritmo mais duro e deixa escancarado a necessidade de ajustes na equipe. Ainda falta entender o que está acontecendo com o Yamaguti, afinal, ele é uma peça importante no saque e precisa de confiança para fazer seu trabalho. O que ferra nisso tudo é a aparição de alguém que pode roubar o seu lugar e com isso, eu fico curioso para saber o que vai acontecer com os dois. Fica cada vez mais claro que ele precisa se tornar algo a mais que um mero sacador, afinal, até nisso ele é bem limitado.

Comentários