Eis aqui um anime que segue pelo estilo show de luzes, no bom sentido! E também no bom estilo Trigger, herdado do moribundo Gainax, que Madoka o tenha. Promare aposta e cumpre o seguinte: um anime puramente para agradar os olhos, com cores vivas e pulsantes, um ritmo frenético e alucinante, que quando para, faz o anime despencar ladeira abaixo, não por ser ruim, mas apenas devido ao fato de o anime ser em essência a frenesi desenfreada. Por sorte, e quem fez ele sabe bem disso, 85% do anime mantém o espírito de ação e conflito, onde respirar não é uma sugestão.

 

 

Plot, personagens e desenvolvimento, tudo isso é secundário, ou até mesmo terciário, entretanto, não é que temos uma história realmente interessante. Dentre o metal retorcido e as chamas escaldantes, a espinha dorsal da obra é a ação, mas algum tutano dentro dela foi estabelecido.

Os Burnish, usuários das chamas vivas, as quais são, literalmente, uma forma de vida de outra dimensão, uma forma plasmática que habita um sol em um universo paralelo. Quando um evento astronômico natural fraturou a fronteira entre esses universos, a ruptura conectou o habitat natural dos seres vivos plasmáticos, ao núcleo do planeta terra, e essa ponte garantiu que seres humanos aptos e com afinidade espiritual, adquirissem a capacidade de controlar os Promare, seres plasmáticos que agora também habitavam o planeta em simbiose com o núcleo de magma.

 

 

Os novos usuários desse poder, infelizmente não sabiam o controlar, e logo no início do filme vemos as catastróficas consequências para a humanidade, quando literalmente milhares de pessoas acabaram morrendo vítimas do despertar do poder dos Burnish.

Muitos anos depois um grande preconceito e segregação se estabeleceu na sociedade, caçados e oprimidos, os Burnish viviam nas sombras, com medo de serem detidos ou linchados. Como um efeito colateral, começam a se agrupar e a estabelecer sua própria estrutura social, afastado dos humanos que não possuíam esse poder.

 

 

O corpo de bombeiros do qual nosso protagonista Galo faz parte, combate os incêndios promovidos por uma facção revolucionária de Burnish, liderada por Lio, que se revolta com o sistema e, através de atos terroristas, busca voz e legitimidade para a sua “espécie”.

Ao mesmo tempo temos o governante do local, Kray, um homem que busca a salvação da humanidade. Segundo suas previsões, o planeta explodirá em breve, pois o núcleo de magma apresenta uma grande instabilidade. Sua resposta para esse problema, é a fuga de parte da humanidade para um outro planeta, com a intenção de recomeçar, mesmo que isso implique em abandonar o planeta e relegar à morte para todos os que ficarem.

 

 

A arca de Noé que ele ambiciona guiar, utiliza como combustível, para abrir um buraco de minhoca, um Warp, que possa conectar e garantir a fuga da humanidade, o poder dos usuários de Promare, ou seja, o poder dos Burnishs, e o preço que os usuários pagam ao serem submetidos a esse procedimento, é a morte.

Os detalhes do plot ficam a cargo de que assistam ao filme, que por mais que tenha uma dinâmica e uma história interessante, esse pano de fundo não sustenta outros inúmeros elementos que, para ser justo, são quase inexistentes, pois o foco da obra é a escalada de tensão em cenas alucinantes de combate. Como um bom Trigger, temos cenas primorosas, as quais fazem referências a incontáveis obras do estúdio e de seu estúdio pai, a Gainax. Um estilo que mescla muito bem a identidade visual da obra, com cores berrantes e um traço mais cartunesco. A trilha sonora é potente, embala perfeitamente todos os momentos centrais e não perde a harmonia ao revestir todo e qualquer frame da obra, é de fato um trabalho técnico muito competente.

 

 

O plot, como já mencionei, é interessante, mas o roteiro, o como esse plot é aplicado no anime, é afunilado, ou seja, muita coisa fica no ar, já que o anime não tem compromisso com detalhes supérfluos, por exemplo, fora os protagonistas, o vilão e a garota central que faz contraponto como um quase interesse afetivo de Galo, e que tem um conflito pontual com a irmã, uma cientista que foi na onda das ambições de seu financiador, todos os outros personagens são só peças soltas dentro do cenário, contribuem para dar cor e impulsionar o contexto do protagonista, mas apenas isso, são moldes descartáveis.

Outros elementos não são explicados, como detalhes da sociedade em geral, características do porque os Promare garantem poder a alguns humanos, entre outras coisas, mas podemos relevar, já que a proposta do anime é absolutamente clara.

 

 

Espero que o cientista mentor do Kray tenha sobrevivido, já que o seu complexo industrial foi destruído, e mesmo que o jovem pizzaiolo Burnish, que foi cobaia para desenvolver o motor da arca de Noé, passe bem. Enfim, um bom anime para se divertir, relaxar e entreter.

Comentários