Gente, se pescar não parece lá o supra sumo da diversão, esse anime faz mágica e subverte essa impressão negativa. Houkago Teibou Nisshi chegou quietinho, mas me impressionou bastante com o seu potencial narrativo, personagens bem carismáticas e uma singeleza que captura fácil, mesmo a pessoa mais exigente.

Costumo dizer que toda temporada, a Doga Kobo precisa trazer a nossa dose saudável do moe de qualidade, sendo todos eles bons a sua maneira. Só não digo que fiquei surpreso com essa estreia, porque se tem algo que esse estúdio sabe fazer, é transformar uma coisa sem graça – como uma pessoa enchendo um copo de água -, em algo extremamente divertido de ver.

O enredo nos apresenta a história do inusitado Clube do Quebra Mar, que desenvolve suas atividades em cima do mar e da pesca, enquanto se salva da dissolução pelo desinteresse de toda a escola. A protagonista aqui curiosamente não faz parte desse nicho, não pretende se inserir – até certo ponto – e muito menos entende do assunto, mas cá está ela.

Hina é uma menina comum da cidade, cuja paixão pelas artes manuais é a única coisa que lhe interessa. O que acontece no entanto é que numa reviravolta do destino, a coitada acaba fazendo confusão e se batendo com a Yuki, uma das pescadoras integrantes do esquecido clube.

Yuki tem um jeitão meio velhote que a destaca e ao mesmo tempo a torna engraçada. Para sua sorte, o pânico que a outra tem de insetos e outros animais, acabam lhe favorecendo no seu recrutamento coercitivo – sim, apesar de gente boa, ela também é chantagista e folgada nas horas vagas.

Curiosamente apesar de não ser tímida e retraída como muitas protagonistas do gênero, a Hina ainda sente dificuldades para se expressar e tentar algo fora da sua zona de conforto, o que fica claro na luta que trava para recusar o convite das demais garotas e embarcar com gosto na atividade.

A forma como ela se insere no clube convence e nos instiga minimamente sobre o andamento da história, porque não abusa do discurso de “entrei porque já amo essa coisa”. A primeiranista ainda tem dúvidas sobre estar numa tarefa desagradável e nem deu certeza de ficar definitivamente – ainda que todos saibamos que no final ela vai mudar de ideia -, sendo esse elemento o responsável por criar um desafio, já que a presença dela é a garantia da sobrevivência de todas.

Falando nas outras duas, a Natsumi e a Ohno são bem simpáticas e carregam as características clichês que faltavam no conjunto, como a genki girl e a caladona de óculos que é incrível, mas fica na dela escondendo o jogo.

A química entre as quatro – em especial a Hina e a Yuki – é agradável e particularmente o maior acerto dessa introdução, já que a natureza debochada da senpai e as reações exageradas da novata – perfeitamente comuns para alguém que tem seus medos – são o que movimentam as cenas de comédia.

Não sei ainda o nível de instrução que o anime pretende carregar ao longo dos episódios, porém julgando por esse primeiro momento, acredito que eles ensinarão muita coisa executável sobre as técnicas de pesca para os leigos. Outro ponto que me pareceu afiado é o domínio da direção para mesclar e controlar o didatismo do assunto, junto a interação entre as personagens, não ficando algo massante ou extenso de acompanhar.

A animação como sempre está impecável, fofinha e colorida, dando mais personalidade a obra e satisfazendo nossos corações com uma atmosfera bem aconchegante, mas um destaque que me sinto na obrigação de apontar é o encerramento, porque eu simplesmente curti demais aquela música – já aguardo ela completa para adicionar a minha lista.

Bom minha gente, ao fim a protagonista deu uma chance a galera legal do clube e a si mesma, numa tentativa de ver algo além e quem sabe até se livrar do seu medo de certos animais no processo. Então, assim como ela fez a parte dela, faça também a sua e dê um voto de confiança a Houkago Teibou Nisshi, porque ele pode sim te surpreeender fã ou hater do moe.

Agradeço a quem leu e até a próxima!

Comentários