Para não dizerem que só elogio Major 2nd, teve umas coisinhas neste episódio que me desagradaram e não foi só coisa dele, mas que, pensando bem, me deixaram um pouco ressabiado sobre a forma de aproveitar suas personagens. Enfim, simborá!

O afago certeiro na confiança da Mutsuko não foi gratuito e me agradou bastante, porque compactua com algo que havia pontuado anteriormente. A Mutsuko é a segurança da equipe, desse modo, faz sentido que siga em seu cargo de responsabilidade.

Claro, dentro do limite de suas condições físicas. O que pegou mesmo foi a imprevisibilidade propiciada pelas condições adversas do campo, do entorno, algo que pode muito bem nivelar times de qualidade diferente, diminuindo a relevância da técnica.

Outro ponto de dificuldade do jogo foi a instabilidade da defesa e o ataque pouco ou não eficiente. O mais estranho é isso passar diretamente pela dupla Tao-Yayoi, as mesmas que deixaram bem claro a falta de disposição para disputar uma final difícil de vencer.

Essa ideia de corpo mole proposital, ou até auto-sabotagem mesmo, me agradou por criar um ponto de desequilíbrio no time e dar margem a explorar a própria visão que têm de si como jogadoras, como se fossem menos capazes por serem mulheres.

O problema foi o ponto marcado pela Yayoi, que não desqualifica a possibilidade delas estarem fazendo corpo mole, ela pode ter acertado só para disfarçar, mas joga o problema para a grande final. O que, na verdade, é uma boa, mas pode ser ruim se não rolar.

Porque, por mais que o campo estivesse ruim para jogar, pareceu que não estavam a fim. Aliás, vai ser um desperdício se isso não for usado para subverter o pensamento delas. Não espero menos que a ideia de que garotas podem sim competir com garotos.

E sabe por que eu penso ainda mais nisso? Porque a Michiru apareceu na prévia do próximo episódio e ela é o símbolo de que dá para competir sim. Subestimar as próprias capacidades pelo sexo é uma forma rasa de encarar o esporte, mas infelizmente entendo rolar.

Se não entendi errado ela joga no Instituto Eihou? Vai ser um pouco forçado se ela se meter do nada nessa final. Ou ela joga no time adversário? De toda forma, ela deve ir para a final e apesar de achar estranho o Daigo não ter visto ela antes, vou comprar a ideia…

Sabe por quê? Porque ela é um ótimo exemplo para a Yayoi e a Tao de que dá para bater de frente. Talvez a nível profissional a capacidade física pese mais, mas não no colegial, e o time da Fuurin pode perder, mas não por ser composto em sua maioria por mulheres.

Enfim, uma personagem que sei que vai se conectar a Michiru logo de cara é a Anita, essa não desiste se parece impossível, nem se acha inferior aos garotos; nisso as duas se parecem. Inclusive, foi a gana pela vitória da Anita que deu um saculejo na equipe.

Ela questionou, apontou o dedo na cara e buscou mostrar serviço para não pagar de metida. Não deu tão certo, mas seu esforço ficou marcado na cara cheia de lama dela e creio que esse tipo de atitude também vai ser importante para mudar as colegas.

Elas precisam de exemplos para acreditar que é sim possível competir, ou ao menos que há significado no esforço para tal. Para isso até a Kandori ajudou, apesar de ter achado um tanto conveniente demais a garota se mostrar uma “especialista” bem na hora H.

Não que não faça sentido ela rebater bem contra os canhotos, é só que a coisa foi sacada meio que do nada. Por exemplo, aparecer ela rebatendo antes, tudo bem, mas em algum momento ela acertava?

Além disso, baita sorte a habilidade incomum dela ser útil logo em um momento crucial de um jogo enrolado. Temo que este seja o grande momento dela até o final do arco desse torneio, mas menos mal que tenha tido esse destaque. Temo mais que…

Temo que a Fuurin vença ou perca dignamente com o Daigo e o Nishina brilhando. Não que seria ruim, o detalhe é que há mais garotas que garotos no time e dado todo o contexto da Yayoi e da Tao, ainda mais com a Michiru entrando, pode-se esperar outra coisa.

Vou além, deve-se esperar outra coisa. Se as garotas só pagarem de coadjuvante para os poucos garotos do time vai ser decepcionante. Sei que deve haver outro torneio no anime, mas por que não dar muito dos holofotes para as garotas já nesse arco inicial?

Sei que o Daigo é protagonista, mas não encaro que o Nishina seja um personagem mais importante que a Anita, diria até que até aqui em nenhum momento o anime me fez achar isso. Sendo assim, que o anime segure a peteca e saiba balancear suas construções.

Por fim, o episódio foi divertido, bem animado e bem objetivo naquilo que lhe cabia, ser uma transição até a parte final e mais importante desse arco, que cobre uma final de torneio, mas também o reencontro com uma carinha batida e tematicamente mais relevante.

Até a próxima!

Comentários