Sakamoto Days é um mangá de comédia e ação de autoria de Suzuki Yuuto. A obra é um dos mais novos lançamentos da Weekly Shounen Jump e conta a história de Sakamoto Taro, um notório assassino de aluguel que se aposentou para formar família e trabalha em uma loja de conveniência. Mesmo acima do peso e aposentado, Sakamoto será capaz de evitar que seu passado atrapalhe sua felicidade cotidiana?

Não fossem as pegadinhas distribuídas na sinopse, principalmente a do herói trabalhar em uma loja de conveniência, daria para não associar o mangá a comédia? Eu acho que sim. E sabe o que é mais legal? Mesmo que tenha alguns retoques bem zoeiros, a ação é séria e bem desenhada. Não acho que isso signifique que ela terá um grande foco, mas visualmente com certeza ajuda a encarar com “seriedade” nos momentos certos.

Quanto as escolhas narrativas feitas a fim de favorecer a comédia, com certeza a aparição do personagem Shin (os olhos do público ao menos na estreia) foi a mais acertada delas, pois, ainda que ele tente agir com seriedade, seu modo admirador do Sakamoto e sua própria habilidade de ler mentes trazem uma quebra de seriedade muito natural a série. É muito fácil de sacar que só pela estrutura a intenção não é falar de um assassino…

Mas sim do contraste entre a vida de um assassino e a vida de um pai de família comum. Aliás, outra característica que torna essa estreia divertida é o fato do protagonista praticamente nem falar, mas se comunicar por meio de suas atitudes, as quais, inclusive, denotam que mesmo se estiver um pouco enferrujado, ainda assim, suas habilidades são muito acima da média. Sakamoto é o personagem apelão que combina com comédia.

Claro, ao menos para esse tipo de comédia. Só um capítulo não é o suficiente para garantir por que caminhos seguirá a série, mas as primeiras impressões certamente foram ótimas, tanto pela qualidade gráfica, quanto pelos contrastes visuais e narrativos que exploram essa veia cômica inerente a premissa. Outro ponto positivo foi o desenvolvimento gradativo da situação problema e como ela corroborou com aspectos distintos.

Ao mesmo tempo em que Sakamoto segue sendo um assassino de primeira anos após se aposentar, ele também demonstra claramente que tem a intenção de manter seu status quo, tanto é que a página colorida principal do piloto mostra personagens que parecem assassinos e devem atazanar Sakamoto igual seu admirador, e ex-parceiro, Shin fez, mas creio que ele seguirá fugindo deles como político foge de CPI.

É um caminho confortável pelo qual seguir e que com certeza tem potencial para desenvolver os pontos positivos apresentados nessa estreia, mas também pode desgastar muito rápido Vai depender da criatividade e do talento do autor para contar uma história divertida, além do bom senso em não alargar demais o mangá mesmo se ele fizer sucesso, para não se perder com uma exploração acentuada das mesmas piadas e situações.

Por fim, Sakamoto Days foi uma grata surpresa para mim, pois (obviamente) esperava uma comédia pela sinopse, mas não uma tão equilibrada e simpática, conciliando a comicidade de sacadas e quebras de expectativa com a obscuridade que carrega o tema assassinato. A obra tem um ótimo potencial e junto de Mashle seu lançamento pode ajudar a levantar um segmento em queda na maior revista de mangás do mundo, o da comédia.

Você pode ler o mangá gratuitamente em inglês ou espanhol no aplicativo Manga PLUS.

Até a próxima!

Comentários