Wave!! Let’s Go Surfing!! – A primeira vez nunca se esquece – Primeiras impressões
Dentre as novidades esportivas de 2021, temos Wave!! Let’s Go Surfing!! (ou Wave!! Surfing Yappe!!) cujo tema é o surf, como o seu próprio nome já denuncia. Com a missão de fazer frente aos enérgicos Skate-Leading Stars, SK8 The Infinity e 2.43: Seiin Koukou Danshi Volley-bu, seria esse anime capaz de se mostrar sólido como os demais, através da sua vibe praiana e calma?
Digamos que o surf não é bem a minha praia – olha a piadinha -, mas pessoalmente esse era um dos títulos que eu pretendia ver, por gostar bastante de animes esportivos e slice of life. Eu esperava que o anime me trouxesse aquela leveza básica e um nível de relaxamento que ajudasse a desestressar, mesmo que não acontecesse muita coisa, pois bem Wave!! não me enganou nesse sentido – e eu gostei disso.
Resumidamente a história parece que vai contar o dia a dia de três amigos surfistas, dois já escolados e um em treinamento, sendo que esse último está começando sua jornada no surf do zero, porque nem sabe nadar direito – e foi se arriscando logo na primeira oportunidade, mas enfim, é o espírito jovem.
Masaki é o famoso protagonista cheio de energia e com vontade de aprender algo porque se inspirou em alguém para fazê-lo. Esse alguém é o Sho, um aluno recém transferido e que surfa bem, assim como o outro amigo do rapaz, o Nalu.
Algo que achei curioso nesse trio e que inclusive foi até um foco do episódio, foi a “tensão” afetiva presente entre eles. Masaki é amigo do Nalu há um bom tempo e sempre o viu surfar, sendo convidado pelo mesmo, mas nunca se importou por não saber nadar e acredito que por não gostar tanto assim.
Com a chegada do Sho, o menino simplesmente vira a casaca e passa a ser o doido do surf e um fã ávido do novo colega, o que se reflete no constante fato dele corar quando se aproxima do rapaz, praticamente uma mocinha de shoujo tradicional – algo similar ao que também acontece com os protagonistas de 2.43.
Embora não tenha se mostrado necessariamente irritado com isso, é visível que Nalu teve algum incômodo com o fato de seu amigo mudar tanto, tanto que ele pergunta várias vezes sobre isso e fica sem uma resposta decente.
Para quem assiste, mais parece que o moço se interessou pelo outro e o esporte veio de brinde, mas como eles são garotos de 14 anos – que parecem ter uns 17, 18 – e a direção tentou consertar a emoção genuína dele lá no final, eu comprei o desejo dele de surfar porque achou o máximo.
O episódio em si é bem calmo e tranquilo, mas é um tipo de calmaria que eu particularmente gosto de acompanhar, já que esse tipo de enredo não costuma cobrar muito da nossa mente e nem joga com o emocional. Aqui eles se valem de alguns momentos bobos de interação entre os personagens e diálogos que tentam ensinar algo sobre o esporte, ainda que de forma superficial e simplória.
Diferentemente de Yuru Camp que tem um teor explicativo mais presente e eficaz, quando amarrado ao que as campistas fazem, Wave!! me parece que não vai ser tão didático, ainda que eu ache que se assim fosse, eles poderiam aproveitar de uma forma bem mais dinâmica o tempo de tela.
Pode ser que eu esteja errado e eles apostem nisso daqui para a frente, mas acho que o intuito desse anime é de fato mostrar meninos surfando e conversando sobre o quão legal isso é. Se inserirem algum drama simples ou mesmo algo mais radical em cima das práticas, competições e tal, acho que soma, mas vamos ver o que farão para além do básico e relaxante.
Não tenho muito o que dizer dos protagonistas até porque eles pouco mostraram, mas acho que dá para colocar o grupo como ok. Confesso que simpatizei um pouco mais com o Nalu, porque ele me parece sem noção e eu me identifico com a mania aleatória dele de cantar, a diferença é que eu não sou desafinado daquele jeito.
No mais não tem muita coisa que se destaque nessa estreia, a animação está adequada, não faz feio e nem esbanja, se sustentando no seu papel de apresentar decentemente o esporte. O CG utilizado nas cenas em que eles surfam não me incomodou e acho que serve também, então se não houver problemas futuros com o visual, está tudo certo.
Pessoalmente eu não acho que Wave!! vá surpreender alguém e nem barrar a concorrência, mas penso que ele é fiel ao seu gênero e a sua essência, não fugindo disso e virando uma farofa doida de coisas que não funcionam.
Portanto, para quem também gosta de algo mais sereno, tranquilo, de gente bonita fazendo “coisas fofas” ou até mesmo do surf em si, ele deve ser uma boa opção para passar o tempo descompromissadamente.
Agradeço a quem leu e até o próximo artigo!