Confesso que nunca pensei que uma atividade tão simples era capaz de promover uma das melhores experiências de 2018. Trazido a nós em Janeiro, Yuru Camp△ veio pra revolucionar o mundo dos animes e do camping, mostrando a todo o mundo o quão prazeroso acampar numa boa paisagem pode ser.

Produzido pelo C-Station (Starmyu), o anime dirigido por Yoshiaki Kyougoku tem como foco mostrar o cotidiano de garotas aficionadas pela atividade campestre e as suas alegrias o fazendo, conhecendo novos locais, paisagens e formando novas amizades que partilham desse mesmo interesse.

De início a premissa em si parece bem simplória e de certo modo até questionável quanto a diversão. Quando se considera a calmaria da prática em si e o tudo o que envolve esse universo, há de se pensar que a probabilidade da história se tornar morosa e massante é alta e é ai que Yuru Camp△ nos engana.

A obra em si é extremamente tranquila e confortável de assistir, o ar bucólico que a ambientação e os cenários transmitem (méritos claros da animação que por sinal foi boa e consistente), a singeleza de cada personagem e a trilha sonora, te relaxam a cada segundo que vai passando sem permitir que você se sinta entediado. A comédia presente na série é sutil mas é inserida de forma precisa e natural, não existem momentos forçados, o que está ali é resultado de uma boa dinâmica e condução.

Tudo é executado com maestria de modo que acompanhar as aventuras de Nadeshiko, Rin e companhia, te instigam a viver aquela experiência junto com elas e se imaginar dentro de tal cenário – acho que todo mundo deve ter tido seus momentos de querer sair de casa e tentar acampar como elas, eu tive vários desses -.

A prática de atividades ao ar livre é algo que cresce bem ao longo dos anos, onde cada um tem as suas preferências e suas formas de fazê-lo. No anime essa prática de acampar é a paixão de Rin (ensinada desde muito cedo pelo avô) e pode-se dizer que é o motor que a move todos os dias.

Do outro lado Nadeshiko é uma verdadeira apreciadora da vida, alegre e espontânea e gulosa também, ela está sempre em atividade em busca de coisas novas e divertidas e num encontro com Rin ela vê mais uma porta mágica se abrir. Mais adiante ela conhece as integrantes do clube de atividades ao ar livre e aí as coisas vão seguindo o seu desenrolar natural entre acampar e novos amigos.

Cada episódio é uma nova viagem, uma descoberta feita e principalmente um fortalecimento de laços. No começo da história Rin é bem introvertida, e apreciava muito passar seu tempo curtindo paisagens sozinha, mas com a chegada de Nadeshiko e o seu entrosamento gradual com as meninas Aoi, Chiaki e Ena, ela saí de sua zona de conforto e se abre as novas possibilidades e experiências que a diversão em conjunto pode trazer.

Conforme avançam em suas novas paradas, elas se tornam cada vez mais amantes de acampar como também ligadas, vivendo vários momentos juntas e até quando separadas elas encontram um modo de mostrar o forte elo que estão construindo, sendo esse um pontos fortes da série, a dinâmica fluida e natural entre as protagonistas.

Outro ponto forte aqui é a boa construção do roteiro na explanação do camping em si, o anime é muito didático e faz isso de um modo fácil de se acompanhar, expondo de forma bem detalhada o que é preciso saber pra se entender o que acontece ali. Acho que se eu tiver alguma crítica pra fazer ao anime, ela tange a parte culinária, já que a cada episódio as garotas me faziam passar fome em frente a tela cozinhando todas aquelas coisas como toda série que envolve comida.

No final de toda essa aventura com as meninas, só posso dizer que Yuru Camp△ tem um lugar cativo no meu coração e no de muita gente pela forma especial e simples com a qual ele se propõe a nos entreter. A prova clara disso – além da segunda temporada que vem agora em 2019 – foi o aumento no número de pessoas que saíram de suas casas para desbravar e acampar pelo Japão, sendo esse fato noticiado em várias mídias por lá.

Yuru Camp△ é um slice de raiz e extremamente competente no que faz, tudo nele é cativante e relaxante, cada minuto é muito bem aproveitado pela direção e é uma recomendação mais do que válida. Aqueles que ainda não desfrutaram dessa maravilha, façam isso rápido porque se não é arrependimento certo, venham se divertir com as campistas também.

Obrigado a todos e até a próxima!

Comentários