Começando 2022 com algo diferente do que costumo trazer por aqui, apresento a vocês Sorairo Utility, um especial de fim de ano – e que chegou no começo desse – que se não chama atenção por ser um mero e único episódio, surpreende pelas qualidades que demonstrou com tão pouco.

Penso que muita gente, ou quiçá todos nós, pensamos que essa seria uma obra episódica da temporada, mas infelizmente não deu, então fiquemos com o que nos deram. O curta conta a historia de 3 amigas que estão simplesmente se divertindo ao jogar golfe, porém dentre elas, uma está obstinada em fazer a grande tacada – ou o par, como também é conhecido – e essa é a Minami.

Logo no primeiro minuto o enredo nos dá uma ideia do que levou a personagem a trilhar esse caminho, porém sem muitos detalhes ou uma grande surpresa, afinal a menina assim como vários outros protagonistas, foi capturada pela beleza do esporte nas pequenas coisas, como por exemplo, a beleza do céu azul – a qual ela nunca prestou atenção antes.

Desse momento em diante somos apresentados a Haruka e Ayaka, que diferente dela já estão mais habituadas a pratica do golfe e se dedicam a treinar a amiga para que ela atinja o seu objetivo e melhore, mas em especial, fazer com que ela se divirta dando cada tacada, correndo atrás da bolinha e observando a paisagem – o que por vezes ela esquece por conta da sua cegueira em acertar.

Ao longo de 15 minutos que poderiam ter se convertido num projeto maior – e que eu adoraria se assim fosse – o anime exibe uma ambientação muito serena, colorida e bela, o que ajuda bastante a simpatizar com a narrativa e curtir a proposta relaxante que te oferecem através das três personagens e a sua jogatina descompromissada.

Confesso que fiquei com vontade de ver como começou a amizade do trio, como a Minami foi apresentada e escolheu de fato o golfe, porque embora a história aqui tenha feito tudo direitinho e não necessitasse mostrar tanto, são esses detalhes que fazem a diferença, ter essas nuances dos personagens, suas personalidades e pano de fundo explorados e expostos a nós.

Nos poucos momentos de slice of life e interação entre elas, a química é boa, pois se Haruka e Ayaka representam as amigas legais que se divertem e riem com pouco, a Minami surpreende porque ela é quem causa a graça por conta do seu jeitão – ainda que involuntariamente. Acho legal como até o objetivo da personagem é bem utilizado para gerar alguma graça, ainda que também não se torne uma chacota e deixe de ser sério na sua simplicidade.

Toda a luta da Minami para tentar dominar a bola é divertida, e porque não dizer que é fácil de nos conectar com ela, já que essa dificuldade do iniciante completo – e sem nenhum talento inserido pelo roteiro – está no histórico de muita gente. O curta também dá alguma rápida noção do golfe através do que elas fazem, para que não fiquemos totalmente perdidos, então imagino que com mais tempo poderiam ter feito um trabalho bem redondo nesse sentido.

A arte do anime é bonita, bem feitinha e a trilha sonora fecha bem o pacote, já a animação não tem grandes momentos, mas entrega um trabalho sólido e decente – imagino que seja pelo fato do golfe não ser muito movimentado e exigente. No fim, por se tratar de uma obra original, acredito que Sorairo Utility tem potencial para se tornar uma obra mais longa e explorar sua “mágica”, assim como Yuru Camp, Yama no Susume e vários outros slices com essa mesma vibe, fazem tão bem.

Para uma obra tão limitada, essa daqui faz muito com pouco e caso seus autores deem seguimento, certamente é uma obra a se considerar pois em poucos minutos ela cativa, relaxa e te deixa com um gostinho de quero mais, que é inclusive reforçado no final, dando a ideia de que um dia quem sabe, essas simpáticas amigas de golfe possam voltar por aí para a nossa alegria.

Agradeço a quem leu e até a próxima!

Comentários