Esse é aquele tipo de episódio em que dá para pegar no pé de vários detalhes, mas é quase impossível não curtir. É hora de Dr. Stone 2 no Anime21!

A explicação da cena final do episódio anterior foi boa porque a Yuzuriha é o tipo de personagem que já tem uma percepção de detalhes melhor que o Taiju e, como o Senku mesmo diz, ele pediu para a dupla visitar o túmulo diariamente.

Visitar um túmulo de manhã antes de um dia de trabalho faz sentido, mas confesso que não entendi por que a guarda Nikki não ouviu nada, estava tão distante assim? Mas quanto a audição o pior nem foi isso, mas chego lá depois.

Antes é de se elogiar o reencontro emocionante dos amigos não só pela choradeira e nostalgia de rever personagens que conhecemos no início do anime, mas também pela pegada cômica que acabou casando bem com a situação.

A relação do Senku com o Taiju e a Yuzuriha é bem descontraída e falando mais especificamente da amizade dos dois já era esperado que o Taiju confiasse (quase) cegamente no Senku, questionando apenas o “custo” da missão.

Não que ele não conhecesse a índole do Senku, mas um ano é tempo suficiente para mudar alguém, ou não? Além disso, o Senku seria capaz de atentar contra a vida de outra pessoa se fosse a única forma de realizar seus objetivos? Acho que não, ainda não, mas será que um dia…

Enfim, agora vamos dar uma cutucada em alguns pontos desse episódio antes de elogiar seu ápice. Primeiro, como o Ukyo não ouviu os gritos do Magma e do Chrome? Ele não tem o tal do ouvido biônico? Se tem, como não ouviu tanto barulho mais próximo a sua fonte?

No episódio anterior acho que o barulho era menor e ele o captou a uma maior distância. Perceba como esse ouvido biônico dele é conveniente. Sei que isso é algo menor, mas no mesmo episódio a história mostrou que é capaz de se sair melhor de cenários “convenientes” assim.

Em meio a outro acontecimento “estranho”, para dizer o mínimo, o Chrome teve uma ótima ideia e a pôs em prática para dar seguimento ao plano. A saída que ele achou foi perspicaz, arriscada, mas talvez a única possível ali, o que me incomodou foi o tempo.

Ou aquilo se passou bem antes do trecho em que o Taiju e a Yuzuriha levam a Nikki até o túmulo ou não teria dado tempo do Gen voltar a vila. Não sei se foi um erro lógico ou há uma explicação “científica” para isso, mas que ficou estranho ficou, pareceu conveniente até demais.

Mas não mais que a Nikki ser uma super fã da Lilian. Faz sentido que ela seja fã da cantora? Olha, se a Lilian vendeu mesmo mais de 50 milhões de cópias eu diria que se incomodar com isso seria ser chato até para mim haha.

Além disso, observe o contraste entre a figura mais rústica da Nikki e a música que ela gostava e você verá aí uma justificativa bem interessante para as reações dela ao longo da falha e cômica tentativa de convencimento do Senku e do Gen.

A Nikki pode parecer alguém “bruta”, mas não, isso é só o exterior, ela é uma garota sensível que se apoiava na arte para superar as adversidades da vida como muitas outras pessoas fazem. Ser essa arte a música não é conveniente porque praticamente todo mundo ouve música.

Okay, pode ser mais difícil encontrar fãs que compram cds e vão aos shows, mas não para uma cantora que vendeu dezenas de milhões de cds, ainda mais em países como os Estados Unidos (país da Lilian) e o Japão (país da Nikki) nos quais a indústria musical é forte e diversificada.

Se tivesse que comparar essa saída da Nikki ser fã da Lilian parece sim conveniente, mas é uma das coisas que tinha mais chances de ocorrer. A “sorte” foi ela ser a guarda do Taiju e da Yuzuriha e a primeira a ser convencida, mas Dr. Stone vive desses detalhes “capciosos”, convenhamos.

O Senku nos mostrou como “quase” enganar uma fã usando a ciência e foram muito divertidos os malabarismos científicos que ele usou para sobreviver na farsa. Contudo, aquilo que foi a ruína da encenação foi justamente o que definiu seu sucesso e acho daora esse tipo de desenrolar.

A forma convincente como a Nikki foi convencida foi o ponto alto desse episódio porque era muito provável que a encenação não colasse com uma fã, ainda mais uma grande fã, mas a ciência que denunciou o Senku é a mesma que faz com que a música da Lilian ainda existe, né.

E me desculpe se você acha que foi da água para o vinho a mudança da Nikki ao ouvir a música da Lilian, mas não foi, me identifico de coração com a personagem porque certamente faria o mesmo se fosse para proteger a única música restante de minha cantora ou banda favoritos.

Só a ideia de nunca mais ouvir uma canção do Muse ou ouvir a voz da Adele me abominam e se você não entende isso sugiro que ache música com a qual se apegar a esse ponto, vale a pena, ainda mais porque a ciência pode preservá-la mesmo se o mundo todo virar pedra.

Okay, não toda a discografia, nem com qualidade de áudio em FLAC, mas o mínimo para tocar o coração e levar a razão. A Nikki sabia que o Tsukasa não tinha o incômodo de preservar esses símbolos de outra era como o Senku tem, um incômodo que representa uma oportunidade.

Porque no fundo se o Senku vencer e a ciência dominar o pedaço a Nikki sabe que muitas outras coisas boas, como na época em que ela era apenas uma fã com ingresso para o show, voltarão. Além, é claro, dela querer pelo menos aquela gravação, a última da voz que mais ama.

Nikki não trocou de lado por uma música, ela fez isso pelas possibilidades que a ciência oferece. Eu poderia vasculhar na minha memória mais alguma coisa para cutucar o anime, mas, honestamente, não importa, o episodio me ganhou com tanto chororó e um sentimento que entendo.

Entendo muito bem o que é amar aquilo que só a ciência pode preservar, que a ciência trouxe para nós, e me sinto muito sortudo por nascer em uma era na qual posso me sentir feliz do fundo do coração por ouvir uma música, ler um mangá, ver um anime; usufruir das benesses da ciência.

Até a próxima!

Comentários