A cena do “entreguem os seus corações!” foi sem dúvidas um dos grandes momentos do episódio. Mas eu realmente acho que seja uma cena muito mais significativa do que aparenta. E isso é o que tentarei mostrar.

As tenções apresentadas nos últimos episódios não poderiam ser resolvidas com um aperto de mão após uma discussão amistosa, de jeito nenhum, estava claro que a resolução seria bastante incomoda para um dos lados. E assim foi. Se uma corda é puxada por ambos os lados o esperado é que o lado mais frágil arrebente. Nesse caso, que se exploda e seus pedaços voem pelos ares.

“Entreguem os seus corações!” esse é um lema muito importante para o anime de Shingeki no Kyojin. Peço desculpas por me desviar do episódio, mas gostaria de comentar sobre algo mais geral. Eu tenho um misto de admiração e repulsa em como o Isayama (o autor da obra) consegue “concertar” e “dar sentido” a algo que mesmo que talvez fosse idealizado por ele desde o início bem poderia não ter sido.

Seus mistérios são um excelente exemplo disso, em muitos momentos até parece que ele apenas elabora as coisas e então inventa uma justificativa para elas depois. Essa impressão é ainda maior devido ao fato de suas respostas apenas criarem mais perguntas, é como se ele arrastasse com a barriga as elucidações que sabe que devem ser dadas. Porém, no final das contas ele responde tudo direitinho e tudo faz sentido. É até irritante como ele consegue fazer isso.

A coisa que mais me agrada nesse arco final de Shingeki são as suas discussões e seus temas abordados. A guerra, a discriminação e preconceito, o ódio e todo o mal que somos capazes de fazer enquanto justificamos nossas ações. Mas novamente, isso nada mais é do que o Isayama mudando o foco da obra de uma hora para outra. Ele se levanta e nos diz “Ei! Na verdade é sobre isso que a minha história quer falar!”, como se realmente alguém acreditasse nisso.

Contudo, mesmo com as inevitáveis incongruências o Isayama consegue – novamente – dar um determinado sentido para algo que nunca teve tal finalidade. Eu gosto de rever a “cena da seringa” por essa nova perspectiva. Não gosto dela pois realmente acho o comportamento dos personagens incoerentes. Mas lembre que o motivo do Levi não ter transformado o Erwin era para ele morrer como um homem e não se tornar um monstro.

Quando você pensa nos acontecimentos atuais do anime você começa a entender que tipo de monstro ele poderia ter se tornado. Se pelo lado negativo essa perspectiva pesa ainda mais a mão do Isayama naquela decisão ao menos mostra que ele já vislumbrava os acontecimentos futuros.

E agora eu retorno para o episódio. Aquele simples “shinzo wo sasageyo!” nada mais é que uma glorificação do caos e da morte. A frase que outrora era dita com tanta convicção e glória agora tem ares antagônicos. Mas perceba que o significado da frase não mudou e nem foi deturpado, não, é o exato mesmo.

O ponto é que agora até mesmo lutar se tornou algo discutível, tendo em vista as consequências da guerra. Tanto que o próprio Eren diz a si mesmo “tatakae” com o intuito de convencer a si mesmo, pois na verdade ele gostaria de ter outra opção. Ele gostaria que o convencessem que ele está errado, ele gostaria que o parassem.

No início era a humanidade contra os titãs, mas logo humanos capazes de se transformar em titãs apareceram. Então descobrimos que o mundo era muito maior do que apenas três muralhas em uma ilha. E que além do mar haviam inimigos, muitos inimigos. E nós descobrimos que esses inimigos não eram diferentes daqueles que habitavam naquela remota ilha.

E a prova disso está nesse episódio. Chegamos ao ponto em que até mesmo o protagonista dessa história se mostra como o maior inimigo da humanidade. Isso porque ele está disposto a levar o “shinzo wo sasageyo!” até as suas últimas consequências.

Essa história está cada vez mais interessante de se acompanhar. O episódio foi bem parado e tirando a fuga do Eren e a cena da explosão realmente não teve coisas para serem comentadas. O anime de certa forma teve um foco em temas políticos, coisa que nunca foi o forte do anime e o fracasso que foi seu arco político é a maior prova disso. No fim, é apenas um elemento que contribui para a imersão e construção de mundo.

Então nem vale a pena se aprofundar no tema, ainda mais quando a real importância foi sobre a mudança na atitude do Eren. Além disso também tivemos mistérios, mas mesmo estes não estão muito claros. Não o suficiente para serem devidamente comentados. Foi mais um episódio sobre os desdobramentos da decisão tomada pelo Eren e da preparação para a batalha que parece estar próxima.

Os inimigos já estão no estômago de Paradis que se encontra fragilizada por disputas internas. Agora até mesmo uma Marley em cacos tem a sua chance contra eles. Mas isso é algo que veremos nos próximos episódios. Até mais.

Comentários