Sem dúvidas ela é a mulher. No meio de dezenas de contos ela apareceu em apenas um, no conto Um Escândalo na Boêmia, e ainda assim conseguiu ser uma das personagens mais celebres e importantes do cânone sherlockiano. Como o doutor Watson nos escreve: “Para Sherlock Holmes, ela é sempre a mulher”.

Mas foi com outro personagem icônico que esse episódio se iniciou. Logo fomos apresentados ao Mycroft Holmes, o irmão mais velho do grande detetive. Apresentados com uma sequência de cenas bastante descontraídas, porém ainda assim capazes de nos transmitir uma mensagem. Esta que é evidenciar no Mycroft uma figura de superioridade sobre o seu irmão. O que significa muita coisa tendo em vista o quão genial é o Holmes.

O próprio detetive deixa claro no conto O Intérprete Grego que o seu irmão é superior a ele em dedução e observação, ainda que não tenha nem a energia e nem a ambição necessária para verificar suas próprias soluções. E quando o Holmes do anime nos diz “aquele homem é o governo” pode acreditar que isso não é um exagero. Vou usar um trecho do conto O caso dos planos do Bruce-Partington em que o próprio Sherlock nos explica o que essa frase significa.

Eis o trecho: “Bem, a posição dele é única. Ele mesmo a criou para si. Nunca houve algo assim antes, nem haverá depois. Ele possui, entre todos os seres vivos, o cérebro mais metódico e preciso, com imensa capacidade de estocar fatos. As mesmas faculdades que eu uso para a elucidação de crimes, ele usa para a sua função específica. As conclusões de todos os departamentos são encaminhadas a ele; ele é a central de filtragem, o serviço de compensação que faz o equilíbrio. Todos os outros homens são especialistas, mas a especialidade dele é a onisciência.”

Sem dúvidas um personagem muito fascinante, mas não o único a ser apresentado nesse episódio. Assim que o Mycroft disse “cuidado com as mulheres” eu já soube de imediato que neste episódio veríamos a Irene Adler. A personagem aparece no já citado Um Escândalo da Boêmia, e cito outra vez pois algumas coisas desse conto foram vistas nesse episódio. A começar pela própria Irene Adler, a beleza encarnada em mulher, porém gostaria de comentar uma informação sobre a personagem. Aqui ela foi tratada como uma cortesã, algo que a personagem nunca foi. E pelo que vi nesse episódio, uma mudança sem necessidade.

Afrodite, Vênus, ou Irene Adler, muitos são os seus nomes

Mas enfim, assim como no conto o famoso detetive recebeu a visita do rei da Boêmia. No conto original, assim como no anime, o uso da máscara é uma tentativa de esconder a sua identidade. Porém aqui vimos o próprio rei revelar a sua identidade, ação resultada de um diálogo que provavelmente foi cortado. E advinha o que tinha atrás da máscara? Um cara todo bonitinho, igual tudo mundo desse anime. Isso até pode ser apenas gosto pessoal, mas realmente essa estética não me agrada.

Porém no final das contas o rei era quem? A própria Irene Adler! Faz sentido então que ele tivesse este tipo de traços femininos, já que estamos falando de uma mulher. E não apenas uma, mas sim a mulher. E com essa revelação o anime se desvia daquilo que é o conto original. Uma grande mudança que além de me surpreender me deixou muito intrigado com o episódio. Até o Sherlock fazer o seu movimento.

Ele me surpreendeu ainda mais com aquele seu plano GENIAL. Sério, como eles pensaram que aquela bomba de fumaça gigantesca e repentina passaria por um incêndio? Tudo bem, eu entendo que eles não poderiam ganhar desde o princípio. Mas que plano idiota digno dos trapalhões foi aquele? De fato na história original eles fazem uso de uma bomba de fumaça e de uma ameaça de incêndio mas não de uma forma tão idiota como aquela. Quem eles queriam enganar? Bem, depois de um plano tão idiota eles mereceram ser eles próprios os enganados.

Após isso a narrativa muda para um foco muito grande na personagem da Irene Adler. Um aprofundamento bem interessante e justo, que pode sim contribuir para o anime como um todo, se for bem utilizado é claro. O que me surpreendeu foi quantas coisas apenas esse episódio teve e quantas coisas ele ainda pode ter. O Mycroft, a Irene e a presença do Moriarty, tudo em um mesmo episódio e batido em um liquidificador. E ainda assim seguindo alguns fatos da história original.

Enfim, ainda que tenha muitas informações para serem dadas, de forma alguma esse episódio focou no mistério. Foi de fato uma grande apresentação de personagens e quem sabe até de futuras tramas. E tendo em vista que falamos do início de uma nova temporada é um grande primeiro passo. Na temporada anterior já deixei claro que acho o anime terrível, assisto mais por ser um admirador das obras originais do detetive do que por qualquer outro motivo.

Porém eu realmente torço pelo anime, e sempre que merecer eu o elogiarei. Espero que o próximo episódio seja ainda melhor que esse, que mesmo tendo um ou outro ponto bastante criticáveis foi bem interessante e divertido. É isso, até mais.

Comentários