Subarashiki Kono Sekai The Animation é adaptação de um jogo, mas se eu não te contasse isso você não teria dificuldades em descobrir por si mesmo. Tudo aqui cheira a jogo, parece jogo e se comporta igual a um jogo. Mas uma vez que a própria obra tem consciência desse fato até que consegue tirar proveito das diferenças de mídias e fazer algo minimamente decente. Ainda que já adiante, tenha sim suas diversas limitações.

“Subarashiki” é adaptação de um jogo, e nesse caso eu acho que é algo para ser dito e repetido, pois esse episódio deixou bem claro que o anime tem certas limitações como anime. A primeira batalha após os protagonistas se conhecerem por exemplo ficaria legal em um jogo, mas aqui mais pareceu uma sequência completamente expositiva e desnecessária. É quase como se fosse um tutorial de um jogo, o que nesse caso não é de se estranhar que pareça.

Porém há algo que tenho que deixar claro; não conheço o jogo e não faço a menor ideia de como ele é. Falarei apenas do anime nesse artigo. Que como disse é muito expositivo, tão expositivo que é até desnecessário explicar sobre o que o anime trata. Mas vamos a um resumo sem o menor aprofundamento em seus detalhes.

No anime nós temos pessoas (players) que são enviados para algo parecido com uma outra dimensão onde eles se encontram no centro de Shibuya, no meio de ruas movimentas com dezenas de pessoas para todos os lados, mas sem conseguirem interagir com ninguém. As pessoas estão lá, mas nem podem vê-los e eles tão pouco podem fazer contato físico com elas.

O ponto é, eles estão sendo confrontados por outras pessoas, que são os “shinigamis”. A ideia é que eles devem lutar e sobreviver enquanto esses shinigamis tem a função de elimina-los. Mas não com violência direta, já que mesmo eles seguem as regras desse estranho jogo.

E se temos um jogo então também temos o “mestre do jogo”, o que já nos permite notar algo interessante. Não apenas é um jogo, mas é um jogo consciente do fato de ser um jogo. O que é bem divertido de se pensar.

Ao contrário do nome o anime não é nada “subarashi” embora a parte do “Shiki” seja verdadeira. Esse é o nome de uma personagem. E isso foi algo que eu gostei: os personagens. Todos são suficientemente legais e interessantes, além de serem simples mas na medida certa.

O protagonista por exemplo tem uma personalidade bem interessante, ele é facilmente levado por emoções ao mesmo tempo que é bastante astuto e sagaz. Ele tende a ser bom e a ajudar os outros ao mesmo tempo que evita se aproximar de pessoas demonstrando certa frieza.

Ainda que a sua personalidade tenha essas contradições de forma alguma isso o torna profundo como personagem. Até porque a sua história de personagem é inexistente. A desculpa do anime é que ele tem amnésia, eu sei, é uma desculpa esfarrapada.]

Concordo, mas note que isso contribui ao anime e não o diminui. Isso faz com que nos perguntemos o motivo da perda de suas memórias, o que dá ao anime um ar de mistério. E se tivesse que apostar, então apostaria que de fato a recuperação de suas memórias será usada para explicar algum mistério ou fazer alguma revelação.

E aliás sobre isso, de fato o anime é bem básico e simples em sua narrativa. Os acontecimentos e a forma como eles são resolvidos são apenas o básico. Mas ele não é totalmente previsível, confesso que me surpreendi com uma cena desse episódio em que o protagonista faz algo inesperado.

Não irei entrar em detalhes mas também não irei criar expetativas, não é como se fosse algo incrível ou que tivesse algum tipo de consequência. E aposto que me surpreendi apenas pela baixa expectativa que tinha com o anime. E sinceramente, que ainda tenho.

Agora, uma coisa que eu de fato gostei foi da estética de Subarashiki. Eu sei, a animação não é nada demais e a computação gráfica é bem precária. Mas a parte estética do anime é bem bonita e estilosa. Aliás, estiloso é a forma como definiria o design de personagens. Todo mundo tem um visual e usa roupas bacanas. Isso dá certo estilo aos personagens e ao próprio anime. Mas que novamente, anime esse que não é nada demais.

Então sim, ainda que não tenha um parecer negativo quanto a esse primeiro episódio não estou com a menor expectativa para o futuro da obra. No máximo eu apostaria que continuaria mediano até o final. Isso no melhor dos casos. Mas se tem dúvidas e se sentiu interessado então se permita ver com os próprios olhos e tirar as próprias conclusões. Até mais.

Comentários