Olha mais um esportivo marcando presença na temporada, e dessa vez temos um candidato que ilustra a beleza da ginástica rítmica e o seu trabalho coletivo. Backflip!! – ou Bakuten!! – conta a história de Shotaro e seus amigos da escola Soshukan, que juntos vão buscar o caminho da vitória nesse exigente esporte.

Preciso dizer que essa estreia me surpreendeu, pois eu esperava que fosse achar algo bom, porém não achei que fosse gostar tanto do que me entregaram, do começo ao fim. O anime já entra nos jogando toda a problemática do menino Shotaro, que está sempre tentando achar o seu lugar no mundo, batendo em várias pontas e nunca conseguindo se firmar em nenhuma.

O protagonista é simpático e mesmo tendo uma vida tranquila com uma família legal e feliz, ele não consegue encontrar algo que lhe satisfaça e que o leve a amar de verdade o que está fazendo. É interessante como isso fica bem ilustrado com a própria situação dele no clube de beisebol onde estava anteriormente.

Durante 3 anos o rapaz treinou bastante, mas nunca conseguiu um espaço entre os titulares, então seria isso falta de talento? Em vias normais eu diria que sim, mas dada a circunstância dele, fica mais do que óbvio que o técnico provavelmente viu que não importava o quanto tentasse, ele nunca se doaria o suficiente para ultrapassar o próprio limite, justamente por não estar completamente entregue ao esporte – o querendo ou não, é necessário para dar certo.

Como em vários outros concorrentes do gênero, o moço segue o clichê do encontro predestinado, onde vê os futuros parceiros de equipe dando tudo de si e presencia através deles a performance que mudaria a vida de todos eles para sempre – nada novo sob o sol, até aqui.

Devo dizer que me espantei com o dinamismo da apresentação do grupo, a qualidade da animação e a fluidez, pois como o estúdio ZEXCS não é famoso por entregar animações incríveis, eu tinha um certo receio de que eles não atendessem qualquer expectativa, então estou feliz de ter me enganado e espero que eles mantenham esse nível  – ou que voem ainda mais alto, como diz o Shotaro.

Fiquei um tanto intrigado com o time rival que apareceu no começo e com o técnico da Soshukan – ou Ao, não entendi bem a razão dos dois nomes -, pois já ficou implícito que existe uma richazinha do passado, um conhecimento também, e ouso dizer que muito provavelmente o rapaz é alguém que já atuou e precisou se afastar por alguma razão, o que justificaria a aura estranha que vejo nele.

O time do clube tem um clima bem agradável, já curti de cara a Kurikoma – a única flor nesse meio – e gosto que dentro de suas personalidades bem efusivas e contrastantes, ali não tem ninguém problemático ou chatinho. Digo isso por achar que essa cota já fica bem preenchida pelo outro novato, o Ryoya, que já pertence a esse mundo e deve ter seus problemas pessoais por ser alguém talentoso e reconhecido no cenário nacional.

Não que esse tenha se mostrado um garoto-problema agora, na verdade penso que do seu jeito, ele tenta se misturar e mostrar apoio, especialmente ao Shotaro que está tentando se arriscar e se doar a ginástica do zero, mas pelo background do cidadão, prevejo margem para desenvolvimento nesse quesito.

Voltando ao Shotaro, o anime achou um caminho bom para mostrar que mesmo sendo um completo novato, o protagonista pode se desenvolver em cima das suas habilidades corporais e não contando com a força do universo. Como praticante de diversas coisas, ele é flexível, tem um bom equilíbrio e resistência, qualidades próprias para quem almeja saltar e realizar uma série de movimentos complexos, delicados e que exigem muita dedicação do atleta.

Ao fim do episódio o jovem decide dar o seu primeiro salto de muitos e o que lhe coloca em definitivo dentro do mundo da ginástica, que agora claramente virou a sua força motora. Fico empolgado com os rumos que a obra pode tomar e mal posso esperar pelo crescimento desse grupo, até porque potencial foi mostrado que eles tem, apenas faltava o quórum.

Se você gostou de ter conhecido um tipo de ginástica lá em Gymnastics Samurai, muito provavelmente vai gostar da outra opção oferecida em Backflip!!, pois além de tratar sobre um esporte não tão trabalhado nas animações, assim como seu “predecessor” esse aqui já mostrou carisma no conjunto e uma ótima qualidade técnica, fatores que pesam a favor do sucesso dessa adaptação também original.

Agradeço a quem leu e até a próxima!

 

Comentários