E o segundo ato se inicia. Finalmente presenciamos o retorno de velhos personagens e descobrimos toda a verdade por trás do passado de Joe e a morte de Nanbu. E acabou que esse passado foi bem pior do que imaginávamos.

Vamos por partes, esse episódio mostrou o que as crianças que seguiam Joe estão fazendo da vida, e felizmente eles estão indo bem, se tornaram escritores, cozinheiros, mecânicos, e até lutadores em ringues ilegais vivendo como cães. Sachio despreza nosso protagonista com toda força, chegando até a atacá-lo enquanto dormia.

Porém, na maior das ironias, Sachio é o único personagem que está seguindo os passos de Joe, inclusive trabalhando para o mesmo mafioso que guiou o protagonista na primeira temporada. O estado em que Sachio se encontra é muito interessante de um ponto de vista temático e para o entendermos precisamos dar uma olhada no passado.

 

 

Nesse episódio nos foi revelado que a razão da separação dos personagens não foi apenas a morte de Nanbu, mas sim o fato de que Joe ignorou suas obrigações com o velho. Ao invés de passar os últimos dias com Nanbu em paz, que era o que o homem desejava, Joe escolheu por aceitar uma luta, pois pretendia usar o dinheiro do plano para pagar uma operação para prolongar a vida de seu treinador.

Apesar de inicialmente nobre os planos de Joe eram os mais egoístas dentre todos, ele negou a Nanbu seu último desejo por paz, fez com que o velho pedisse a Aragaki para o ajudar e ainda parou de visitar seu velho amigo. Todas as desculpas de Joe não passavam de uma tentativa de ocultar a verdade — Joe não queria encarar a realidade e usava o boxe como uma fuga — e assim fazer algo que ele mesmo sabia ser errado.

 

 

Nós vimos Joe reconhecendo seus erros no arco passado, porém, a jornada de perdão dele ainda não havia chegado em sua fase mais difícil. Agora, pela primeira vez na obra, nosso protagonista enfrenta um problema que ele não pode resolver com seus punhos. E agora com as crianças tocando suas vidas e os demais personagens simplesmente não precisando ou querendo ele por perto, Joe se encontra no ponto mais crítico de sua jornada.

 

 

Voltando a Sachio, é curioso como o anime fez dele um boxeador ao mesmo tempo que contou como ele salvou seus amigos da tempestade que vimos no primeiro episódio. Foi uma boa forma de mostrar que, apesar do paralelo óbvio, Sachio ainda valoriza seus amigos, não se tornando o lixo que ele vê em Joe, apesar de que, como mostrado pela sua luta e pelo carro que chama de casa, Sachio anda buscando a autodestruição.

 

 

Bem, esse foi um episódio difícil de dissecar, pois tudo que ele tinha a dizer foi dito aos berros. Mas é curioso o rumo que ele deu para o anime. Com possibilidades envolvendo uma exploração ainda maior do remorso do Joe e seu relacionamento com as crianças, o arco do Sachio e ainda o inevitável retorno do Yuri e da Shirato, visto que já foi dito que ela teve contato com as crianças durante a ausência de Joe. Agora esperemos que o Megalo Box 2 cumpra tudo o que promete de uma forma espetacular.

Comentários