Mio esconde um passado muito mais sinistro do que qualquer personagem

Bom dia!

Que episódio incrível!

Estou falando sério, foi um episódio muito bom. Foi quase todo flashback, com uma história excessivamente dramática que desafia a suspensão de descrença, mas o clima de tensão em um episódio focado nas vilãs foi muito bom.

E aquele final hein??

Mas quero começar pelo começo.

 

Niina estrangula Uta - mas não muito, a menina está até falando

 

As heroínas estão tentando descobrir ainda quem é a tal Uta Masoquista de quem Yukiko falou. A Momo passa a maior parte do tempo procurando a tal Kana, mencionada como alguém que encontrou a verdadeira Princesa Yuki, que viria a ser a Uta Masoquista, e que ela descobriu que era uma aluna da escola delas: Kana Sugiura.

Tudo isso para no final a Ruka lembrar-se que Niina chamou sua parceira, na última vez que lutaram, de “Uta”. Pronto, descobriram quem é a Uta Masoquista.

Como elas descobriram em seguida que a Kana tinha desaparecido porque se tornara um fantoche da Uta que seria a verdadeira Yukiko eu não entendi bulhufas.

Mas reconheço: a Uta é mesmo muito parecida com a Kana.

 

A tal Kana Sugiura

 

Enquanto as heroínas procuram a Uta a Niina não quer mais saber dela depois da saidinha do episódio anterior. Compreensível e certamente necessário para mover o enredo (agora é inevitável que Hiori e Mio se reencontrem).

Mas o diabo está nos detalhes.

A Uta, mesmo sob ameaça, trata a Niina com sarcasmo, o que obviamente não vai resolver nada e ela com certeza sabe. Ocorre que ela dá de barato que não há nada que a Niina possa fazer.

Só que há algo que a Niina pode fazer: trocar a Uta pela Mio (que, descobrimos, não contou nem seu nome para as duas). E ela faz isso.

Quando Uta percebe que Niina está falando sério ela também fica séria. Ela não quer perder a parceira, afinal. Parceira, aliás, que enquanto a repreendia, continuava dizendo para que a chamasse pelo primeiro nome, não pelo sobrenome. Niina quer proximidade, intimidade, afeto?

E Uta, que a chama de volta, também quer? Mas ela já foi longe demais, é quebrada demais, não sabe se relacionar com ninguém, e, por isso, perde a parceira? Eu suponho.

Apesar de já ter tido um flashback a Uta permanece algo misteriosa. Talvez aquilo ainda não tenha sido tudo o que há para saber por ela. Ela gosta de sentir dor, mas ela também gosta de infrigir dor. É uma personagem complicada.

A Niina, em comparação, teve sua vida inteira revelada nesse episódio.

 

Niina foi abusada a vida toda por sua mãe

 

A mãe sofria de transtorno bipolar e a criou sozinha, trocando de emprego e de endereço, não permitindo que Niina sequer saísse de casa, que se desenvolvesse como uma pessoa independente.

Especular sobre mortos que não irão aparecer mais no anime provavelmente é inútil, mas imagino que a mãe da Niina tenha sido abandonada pelo pai da criança e, sem apoio da família, tenha piorado da bipolaridade que acredito que já sofresse desde antes. Talvez tenha até mesmo sido abandonada porque o pai da Niina não aguentou mais lidar com ela.

Por ter sido abandonada uma vez ela temia ser abandonada de novo. Quero dizer, não importa quão bipolar ela fosse, não havia motivo nenhum para esconder a Niina do mundo. Ela queria a filha só para si.

E se afundou. E afundou a filha junto. E morreu.

Na rua, Niina é acolhida por Nozomi, uma garota que provavelmente fugiu dos pais, que provavelmente era menor de idade, e que com certeza não se chamava Nozomi.

 

A única vez na vida em que a Niina foi feliz

 

Pela primeira vez na vida Niina sentiu felicidade genuina, mas não durou: a Nozomi que ela conhecia foi substituída pela cafetina que a empregava por outra Nozomi, que a expulsou de casa com medo de sofrer o mesmo destino da anterior, qualquer que tenha sido e provavelmente terrível.

A Niina sabe quem é essa cafetina e decide matá-la. Ela é impedida e recrutada por Mio.

Um aparte: eu não entendo nada de Byron, mas sei que ele criou (ou criaram baseado nele) um arquétipo chamado de Herói de Byron, ou Herói Byroniano, que é um personagem inteligente, sedutor, dotado de forte paixão e grande desprezo pelos padrões morais de sua sociedade, e frequentemente obcecado com uma pessoa ou uma causa. Ele não é um “herói” no sentido comum da palavra, sendo mais próximo do que chamamos de anti-herói.

E a Niina leu muito um livro dele ao longo de sua curta estadia na casa da Nozomi. A Mio também conhece o autor, e uma citação dele aparece no começo do episódio. Não vou especular nada agora porque, como disse, não conheço o suficiente, mas menciono aqui para deixar registrado. Pode ter sido só coisa desse episódio ou pode vir a ser importante no curso do anime.

O que vou especular um pouco é sobre a mecânica das refletoras: como a Mio sentiu a Niina?

Vou supor aqui que ela estivesse em um estado similar ao que a Miyako e a Yukiko estiveram, quase cedendo ao desespero. A diferença é que ao invés de quase desistir de tudo, ela se tornou violenta.

 

Niina enfurecida avança para atacar Saki, antes de ser impedida e recrutada por Mio

 

Acho que faz sentido com a forma como o anime retrata os sentimentos das garotas ora como flores, ora como espadas. Acho que nem tem muito o que interpretar, é exatamente isso o que parece mesmo: os sentimentos podem se transformar em qualquer coisa palpável e ter efeito direto no mundo ao redor.

E então talvez as refletoras de anel vermelho estejam mesmo tomando os sentimentos das garotas desesperadas para acumular poder.

Mas elas podem também simplesmente recrutar essas garotas desesperadas. Pelo menos algumas delas.

E mesmo com toda essa especulação não sei como que a Uta era a Yukiko e agora está controlando a Kana.

Outra coisa interessante é como durante o ritual de sincronização os anéis vermelhos da Niina e da Mio se tornaram azuis, como os das heroínas.

E depois emitiu aquela onda de choque.

Nem estou preocupado com a onda de choque, tipo, ok, ela acontece. E a Mio provavelmente sabia que acontecia, que aconteceria, e que seria sentida por alguma das adversárias.

O que realmente me preocupa é que a Niina, que teve aquela vida horrível que só uma Niina poderia ter tido, se prostrou no chão em horror ao descobrir o passado da Mio.

 

Niina, que é quem é e tem a história que teve, fica chocada ao ver as memórias da Mio

 

O que realmente me preocupa é que a Momo, com a onda de choque, percebeu alguma coisa que ela ainda não havia percebido antes que a deixou profundamente abalada – e ela já havia percebido antes que era a Mio, teve até pesadelo com isso.

 

Momo fica abalada com o que percebe com a onda de choque provocada pela Mio

 

O que realmente me preocupa é que a Hiori cresceu com a Mio e aparentemente não faz ideia de que horror possa haver no coração da irmã.

 

Hiori vive em abençoada ignorância

 

Comentários