Mais um episódio de BNHA, mas dessa vez de um novo arco em que a linha que separa a sociedade do caos parece cada vez mais tênue, sendo o Hawks, em seu trabalho infiltrado, o grande símbolo dessa instabilidade. Nesse meio tempo nossos heróis (Deku, Todoroki e Bakugou) vão estagiar com o Endeavor, no que agora tenho certeza de ter sido um baita acerto da adaptação. Para saber o porque peço que me acompanhe!

“O herói tem que acabar?” Não era o idoso? Não, BokuAca não é choque de cultura, então essa frase não é zoeira. A intenção do Shigaraki é botar o mundo dos heróis abaixo de uma vez por todas, mas isso não significa que ele é o único que deseja subverter o sistema vigente, não é mesmo? O Destro, autor do polêmico livro desse episódio, é uma figura que traz outras questões à tona. Ou melhor, trará no próximo arco.

A inversão de arcos, esse do estágio com o Endeavor vem depois no mangá e não antes do próximo arco do anime, acabou fazendo um ajuste muito perspicaz da direção que permite explorar melhor isso, a construção da catástrofe que se aproxima e a gente sabe que vai ocorrer, até porque já está na hora da União voltar a dar as cartas, deram várias pistas disso ao longo da temporada e eles têm certo destaque na abertura.

Também não é spoiler para ninguém (mesmo que eu garanta isso como leitor), como não é difícil apontar (e isso ainda não li no mangá) que o Hawks está correndo riscos em seu trabalho infiltrado na União e que o resultado disso pode ser bem ruim. Até porque, convenhamos, uma hora ele vai ter que fazer algo para manter sua posição na União, mas ele não pode ir além, então como conciliará as coisas ou não vai ser possível?

Veremos, assim como vimos a nova abertura do MAN WITH A MISSION, da qual gostei bastante, mas que não me agradou mais que a anterior. Aliás, vou sentir saudades das músicas da temporada passada, talvez o último respiro tranquilo na história desse anime já com mais de cem episódios, tempo suficiente para vermos o que vimos nesse, um momento de muitas lágrimas, mas também de alegria pelas conquistas do Deku,

Não que eu estivesse sentindo saudades da choradeira dele e da mãe, mas foi bem bacana ver o impacto que ele teve na Eri, assim como o que teve no Kouta no arco do sequestro do Bakugou. É se tornando herói para essas pessoas, uma de cada vez, que o Midoriya vai percebendo que está no caminho certo. O que não significa que ele sempre vai acertar, mas que sim, ele é um herói, salvar pessoas agora faz parte da vida dele.

Enfim, focando agora no Endeavor e no estágio em sua agência, posso dizer que admiro o trabalho do autor em tentar melhorar a barra do personagem com o público e acho até que ele está se saindo bem nisso, só questiono um pouco se não seria bom vermos mais da parte familiar dele antes de o vermos tanto como o herói de primeira que ele é porque essa visão condiciona nosso julgamento. Não teria como não, né?

De toda forma, é verdade que ele é um herói dos melhores, mas não só porque reage até adiantado a um problema, prevendo incidentes devido a sua experiência, e sim também porque sabe ler a situação e seguir uma pista quando a vê. Legal que ele não sabe ler o clima para falar com o filho, mas quando se trata de trabalho tira de letra. Não é bem o estereótipo machista de chefe de casa japonês (que vale para o Brasil também?

Tudo bem, eu jurei que não ia mais criticar, até porque gostei bastante da maneira rápida e precisa como ele chegou a mensagem codificada do Hawks. Não que tenha sido nada impressionante também, o herói alado deu ênfase nas palavras certas, mas foi engraçado pelo contraste de expectativa que isso proveu, o qual partiu mais de uma ingenuidade do Hawks em achar que o número um não seria safo o suficiente para notar.

Ele foi e agora sabe do incidente à vista. O que fará para poder impedi-lo? Nada, ainda vai acontecer, mas essa construção toda já terá adiantado se ela ajudar nas medidas que devem ser tomadas. Os manda-chuvas e heróis mais informados não serão pegos de surpresa e terão que prover reações adequadas a um cenário no qual as tensões devem irromper de mais de um lado, afinal, não terão que lidar só com a União dessa vez.

Foi por isso que o livro “Guerra de Liberação dos Metas” do Destro foi importante nesse momento da história, para lançar essa cartada de que há forças opositoras ao sistema atual que não só as da União e que elas podem se unir ou não a organização criminosa mais famosa do pedaço, mas certamente farão algum barulho, pois possuem aliados por aí, não à toa foi lançado o livro, para expandir influência e solidificar ideias.

Por fim, posso dizer que esse foi outro episódio legal de BokuAca, por causa do Deku e sua gradual afirmação como herói, mas principalmente pelo que de interessante levantou sobre os rumos que a trama irá tomar após o atual arco, claramente uma transição para algo maior. Um arco no qual o Best Jeanist voltará a ativa mesmo sem um pulmão? Veremos. O Hawks não atacou ele não, né? Só falta agora o Hawks virar a casaca…

Até a próxima!

Comentários