Mieruko-chan é um anime do estúdio Passione programado para 12 episódios que adapta o mangá de comédia e horror de Tomoki Izumi. Segue a sinopse extraída da Funimation (streaming oficial do anime).

 

“Ela pode ver pessoas mortas… mas opta por ignorá-las. Esse é o plano de Miko, entretanto, com resultados horríveis (e, às vezes, hilários).”

 

Foi só eu que me incomodei um pouco com a abertura alegrinha demais? Pelo menos o encerramento deu uma compensada, já misturando mais os elementos que se contrapõem na obra, o terror/horror e o slice of life.

Uma ideia bacana que penso ter sido bem aproveitada em alguns aspectos e mal em outros. Por exemplo, o elemento slice of life não precisava ser tão banal para se contrapor ao elemento de terror que perpetua a trama.

Uma personagem que pensava ser capaz de agregar a dinâmica seria a Yuria, que deve formar um trio com a Miko e a Hana, mas ela apenas foi brevemente apresentada nesse episódio.

Isso deixou a interação para as outras duas, que só falaram besteira e não exploraram tão bem esse contraste, algo que poderia ter sido feito através da comédia. Ainda assim, se a proposta era exaltar a estranheza de ver fantasmas e fingir que não o anime funcionou.

Contudo, se posso elogiar a animação de qualidade apresentada, principalmente o cuidado especial que tiveram com o desenho dos olhos das personagens, já não posso falar o mesmo do fanservice.

E não é nem como se eu fosse um inimigo do ecchi, entendo a função de atrair público do recurso, é só que ficou muito na cara que era só para isso mesmo, sequer tentaram elaborar mais as situações ou não entregar ângulos de câmera tão descarados.

Ainda assim, é inegável que poderia ter sido pior (roupa de baixo ou erotismo propriamente dito seria forçada de barra bruta) e que isso não tomou o show, apesar de ter sido uma das poucas coisas que me chamou atenção nele, confesso.

Porque, não sei se foi só coisa minha, mas achei a construção lenta da atmosfera de terror que deslanchou a partir do primeiro susto um tanto anticlimática. Será que não teria sido melhor distribuir de forma mais uniforme esse elemento?

Quem pega o anime para ver já sabe a sinopse, viu um trailer ou simplesmente entendeu pelo trecho inicial e a ausência de qualquer conflito até os fantasmas começarem a aparecer. Mieruko-chan é isso, sua piada, uma colegial que vê espíritos e finge que não.

Aliás, que pessoa peculiar ela é se pensarmos que o normal seria se assustar e não segurar para depois do fantasma ter ido embora. Pelo menos fica a impressão de que não é a primeira vez dela nisso.

Então, não sendo a primeira vez é de se imaginar que tenha criado o hábito de não reagir para evitar ser ainda mais incomodada. Aliás, que espíritos mais exibicionistas, mais carentes, né? Todos agindo de maneira a validar a piada.

Infelizmente, como escrevi mais acima, senti falta de uma interação entre as personagens que explorasse mais a vertente cômica da proposta ou simplesmente construísse colegiais mais interessantes. Não consegui me apegar a Miko ou a amiga peituda dela nesse episódio.

A própria Hana mesmo foi muito mal explorada, tendo como sua única ação relevante o susto que provê a amiga ao abordá-la por trás. Ali eu vislumbrei potencial no anime em explorar sua dinâmica de assombrações e poker face, afinal, a Miko se assustou foi com a amiga humana.

Ademais, o que há para escrever sobre esse anime? Sinto que nada. Em sua estreia Mieruko-chan foi um poço de nada tirando o contraste que o terror provê ao entrar em atrito com o slice of life.

Espero que o anime acelere em seus próximos episódios, e se não isso, que explore melhor sua própria piada, pois criar todo um clima para depois promover uma enxurrada de aparições é o tipo de coisa que só funciona (e nem acho que funcionou tanto assim) em uma estreia mesmo.

Por fim, reclamei da falta da Yuria nesse episódio porque acredito que ela tem a agregar a “trama” (parece que ela também sente ou vê as coisas como a Miko), então a perspectiva de melhora é razoável nesse anime (quase) inofensivo. Viu um fantasma? Faça cara de paisagem!

Até a próxima!

Extras

 

Se quiser ver uma crítica em vídeo do anime dá uma conferida na resenha de um parceiro meu, o Muragami, que inclusive já escreveu alguns artigos aqui no blog.

Comentários