Já aviso, esta não foi uma estreia muito promissora. Ou melhor, foi é nada promissora. Nem com o maior otimismo do mundo posso sequer imaginar que esse anime melhore no futuro. E aqui direi exatamente o porquê.

Primeiramente, sobre o que se trata o anime? Bem, temos um protagonista que é um jovem colegial chamado Kakeru, que acaba conhecendo uma garota que é aliada de um grupo de jovens que usam certas armaduras e lutam contra criaturas aparentemente de outras dimensões que são chamados de onis.

Mas não se preocupe em tentar entender os detalhes, até porque o próprio anime não os apresentou. Enfim, se é para falar do episódio então melhor começar falando sobre a animação. Que aliás, é em CG.

Uma das coisas que já nos faz não esperarmos muito desse anime está no fato do estúdio não ter feito muita coisa. Na verdade, isso não passa de um grande eufemismo. Nem posso falar sobre “os animes” que o estúdio fez pois aqui não cabe plural, apenas singular.

Apenas um tal de Dragon‘s Dogma até agora. Então quando somamos o fato de ser CG com o fato de ser de um estúdio novato temos uma combinação que tem tudo para dar errado. Mas o CG até que não é ruim, de forma alguma na verdade.

Aqui até há algumas cenas que incomodam, mas no geral a animação funciona bem. Não só isso, algumas cenas realmente chamam a atenção positivamente. Sem falar dos cenários que esses sim são muito lindos.

Mas entendo quem se sinta desconfortável com a animação, ainda mais quem não está acostumado com CG. Porém, de forma alguma eu acho que isso justifique uma visão negativa do anime apenas pela sua animação.

Agora, algo que não ajuda em muito também são os personagens. Eles são o cúmulo da simplicidade, sendo tipos facilmente identificáveis com o público geral. Embora ainda assim mantenham algumas excentricidades que beiram o caricato.

Não são, contudo, nem algo que acrescentará em muito ao anime e nem algo que o estragará. Ainda que novamente, eles também possam ser definidos como funcionais.

Mas vale notar que tudo leva a crer que os problemas do protagonista (Kakeru) serão abordados ao longo da história. Aqui já ficou bem claro que o Kakeru tem muitas coisas do passado que precisa superar, coisas que aqui mesmo ele já deu um grande passo na direção de suas resoluções.

Mas o que destaco é o fato disso esclarecer que o anime planeja discutir algo, em especial sobre o tema da autoestima. Prova de que ainda que se trate de um anime de ação ele dificilmente cometera o erro de fazer ação apenas por ação.

Ação esta que ficou apenas para a parte final do episódio. Tenho inclusive que admitir que aquela sequência final mostrou alguns sinais de boa direção, mostrando assim que o anime talvez consiga apresentar cenas de batalhas interessantes.

Mas indo agora para a questão da história, já é algo que não tenho muito o que comentar. Pois o anime pouco mostrou sobre sua história. Ainda assim, eu tenho a sensação, por mais contraditório que pareça, que justo dessa parte que eu menos vi é que eu mais sei.

A explicação é óbvia, o roteiro é tão simples e sua narrativa tão banal que parece com milhares de outras obras que eu já vi e que são minhas conhecidas. E que decerto, são suas também.

Por fim, tenho que apontar o grande problema que foi a pressa mostrada pelo anime. Sei que isso é algo necessário para conseguir captar o público geral, e que se optassem por outra decisão poderia ter se tornado algo intragável. Mas é preciso lembrar que não correr risco é uma forma de correr risco. E nesse caso o risco se tornou tragédia.

Talvez esteja exagerando, mas o meu ponto é muito simples. O episódio nos encheu de informações desde o início e próximo ao seu fim tentou fazer uma cena catártica com o seu protagonista. Não funcionou.

A primeira questão é que todas essas informações foram jogadas na tela sem que a nós fosse dado o tempo necessário para digeri-las corretamente. Ele nos mostrou um monte de informações e esperou que já nos importássemos com o personagem principal. Isso não funciona.

É necessário que se possa ver o que ocorreu com o personagem, não apenas saber. E em especial, não apenas saber coisas contadas não apenas por cima, mas ainda aos pedaços.

Não me sinto na posição de julgar o anime e decretar como ele será. Nada impede que ele se aproveite dos seus pontos positivos, os quais comentei neste artigo, e então faça algo divertido. Mas não espero que isso aconteça, não espero de jeito algum.

Não recomendo nem que vejam este episódio para sanar as dúvidas. Tentei ao máximo aqui extrair cada gota de qualidade que esse anime tenha ou mesmo que possa ter. Apenas para dizer que de fato não temos uma estreia promissora. É isto, até mais.

Comentários