Ah, Mirai, quem não te conhece que assiste esse anime… Mas sério agora, o protagonista com sua ideologia de m*rda é só um dos muitos problemas de Platinum End, que continua chato a beça, desperdiçando um potencial como raramente se vê em uma temporada.

Nesse episódio tivemos Garota A (que faz a Misa Misa parecer melhor do que realmente é), Metropoliman (que é brega, mas não burro, ou não tão burro), Mukaido (o ponto de “equilíbrio” dessa joça) e um protagonista cuja bondade é covarde e você entenderá o porque abaixo.

Antes de mais nada, pegação lésbica e poses “sensuais” não tornam um anime para maiores, nem exatamente as mortes, acho que o aviso de início se deve ao conteúdo do jogo e do que se encontra em disputa, o problema é a roupagem tosca, e não tão violenta, do anime.

Não que eu quisesse ver mais mortes ou sadismo, é só que eu não consigo levar a sério Platinum End ser para “maiores”. Entendo o aviso no início de cada episódio, mas se Berserk é de fato um anime para maiores, Platinum End é aquele adolescente que fuma sonhando em ser adulto.

Deixando isso de lado e indo direto ao ponto, acho que as justificativas do Mukaido para querer parar a Garota A e o Metropoliman são bem razoáveis, afinal, o cara é pai e não quer ver um deus ruim assumindo o cargo, então é normal que queira salvar garotas e o mundo do Kanade.

O mesmo não posso dizer do Mirai, que com sua ideia de não fazer mal aos outros pode acabar machucando a si e a quem gosta/depende dele, como, por exemplo, é a inútil da Saki. Pelo tanto que agregou até aqui na trama dá para imaginar que ela rodaria em dois tempos sem ele.

E eu sei que o anime pode estar querendo mostrar para o público que esse ponto de vista do protagonista tem um limite, que uma hora ele vai cair em si e assumir o ato de matar uma pessoa em prol do bem de outras, inclusive o seu, mas sabe por que acho que pode não ser o caso?

Pela forma quase que automática como a anja dele, a irritante Nasse, busca dizer que esse é um ponto forte de seu candidato. Ponto forte para quem? Ponto forte até quando? Se omitir da responsabilidade sobre esse pretexto de não querer causar mal a ninguém é covarde, só isso.

E essa é a covardia da bondade que explicito no título, a omissão que se torna justificável sob a premissa de que não se quer infligir mal, de que é preferível ter o mal infligido a si. Uma ideia imatura com a qual, não por acaso, o único adulto do grupo, Mukaido, não concorda.

Ele sabe que a vida real é muito mais dura do que a lavagem cerebral de uma mãe inconsequente e que agir em legítima defesa não é nada de outro mundo, é a simples lei da sobrevivência, e nesse caso nem por egoísmo, afinal, como digo e repito, há pessoas que dependem do herói.

Se pensarmos em um sentido mais amplo, não só a Saki, mas também uma próxima vítima da Garota A que seria salva caso a serial killer ou aquele por trás dela fosse detido. Bondade consciente, bondade real, reconhece suas próprias limitações, e esse “conto de fadas” é uma delas.

Voltando ao episódio, ao menos fizeram o básico que foi não lucrar na interpretação básica do padrão de ação da serial killer quando isso era o que fazia menos sentido visto a condição dela, pois a Minorin é controlada por uma flecha vermelha e está sendo usada para chamar atenção.

Aliás, como ela é desagradável e tosca, né? O momento em que ela atacava os policiais foi uma vergonha alheia só, o tipo de cena que me faz ver como os autores perderam a mão ao criar personagens. Tudo bem que ela é descartável, deve sumir logo da trama, mas precisava ser assim?

A caricatura é demasiada, coisa que é avacalhada um pouco pelos trajes que o Mukaido traz para vestir com o Mirai. Pelo menos ele, o Mukaido, também traz uma dose boa de razão ao grupo, tornando seus movimentos menos burros, ainda que burros, pelo menos mais que os do vilão.

Eles ainda não se tocaram de que o Metropliman sempre está um passo a frente, sempre pensa em pelo menos uma contramedida para lidar com os furos em seu plano. Foi assim no estádio e assim de novo nesse episódio. Espero sinceramente que não ocorra uma terceira vez.

Porque é óbvio, o Mukaido não morreu na explosão, está muito cedo para ele morrer, ainda mais quando ele desacelera a deterioração do plot insosso desse anime. Mas não demais também, afinal, nada salva o patético Mirai com sua visão egoísta e covarde do que é bondade de fato.

Até a próxima!

Comentários