Faz sentido participar de uma recepção após um voo espacial? Eu acho que não, mas o anime se passa nos anos 60, né, imagino que na época eles não tinham todo esse cuidado, nem a noção de que deveriam ter, além da fisiologia dos vampiros ser diferente da dos humanos em algo.

Em todo caso, o importante é o que de novo esse episódio trouxe a trama, a manutenção de um status quo após a tentativa de sabotagem que houve no projeto Nosferatu, mas o distanciamento dos protagonistas no que pode ter sido para melhor, mas pode dar ruim também. Veremos!!!

O Lev foi (merecidamente, diga-se de passagem) promovido e a Irina não foi descartada, mas isso significou o distanciamento deles pelo menos momentaneamente, mas a questão é que era isso ou um distanciamento definitivo para pior, então no fim foi a saída mais acertada.

Além disso, acho que a trama precisava desse movimento a fim de trazer um pouco mais da Anya para o primeiro plano da trama e explorar os protagonistas isoladamente, tornando o reencontro deles, que ocorre no fim desse episódio e tomará parte do próximo, mais instigante.

Mas antes de comentar esse tempo distante dos dois há duas cenas dignas de nota. Primeiro, a reunião que marca o fim do projeto Nosferatu e o início do projeto Mechta. Segundo, a cena cômica dos heróis e o que se sucede, a picuinha da Irina com os aspirantes a cosmonauta.

Vi o anime um pouco desatento e não entendi que o lançamento do episódio passado era realmente o objetivo de todo o treinamento que a Irina fez e o que vier agora é extra. Mas um extra justificável visto o sucesso da missão apesar das intempéries e a própria existência da Irina.

Eventualmente ela pode ser usada para mais um teste perigoso, duvida? Além disso, enquanto ela é mantida viva e dentro do exército ela está protegida, mas descartá-la, ou sequer tentar fazê-lo, pode gerar um vazamento de informação perigoso, um ponto de tensão a ser explorado?

É provável que sim, assim como é provável que a personagem que sempre arruma briga com a Irina, e que sempre esqueço o nome, seja uma das três escolhidas no final da seleção. Mas o Lev será um deles ou o machucado em sua perna atrapalhará e ele voltará para junto da Irina?

Enfim, a Anya aprontou das suas e foi muito fofo ver a Irina de vestido para sair, em um ano novo para lá de peculiar se pensarmos que o Papai Noel também aparece para as festividades e o costume não é jogar uma moeda na fonte e fazer um desejo, mas um pinheiro em um lago.

Em uma cidade militar que não tem lago natural elas tiveram que se adaptar, mas é justamente assim que o anime brilha, na base do improviso, com adaptações a momentos que não precisam ser perfeitos para dar certo, basta que os personagens consigam se divertir.

E a Irina fez isso, mas sem deixar de nos instigar com seu pedido não revelado e mais tarde o que o Lev quer saber sobre o que ela pensou ao ver a lua, que com certeza tem que ser mais do que ela falou na hora, mas esse episódio enrolou demais e não revelou muito sacanamente.

Ainda assim, a segunda parte foi muito gostosa, principalmente pelo momento de cumplicidade entre a Irina e a Anya, mas também pela comemoração que o Lev aprontou para eles, um momento de relaxamento até para ele que passou dias de cão lutando por sua vaga.

Por fim, espero que no próximo episódio ele a questione sobre o que ela queria dizer e não fez, ela nos revele seu desejo e saia o resultado dos escolhidos para continuar o legado da Irina, ou melhor, roubá-lo, já que eles que serão considerados os pioneiros quando forem ao espaço.

Eu realmente estou com um pé atrás sobre o resultado do Lev na seleção, até pelo que fica em aberto com a manutenção da Irina no exército, como se novas conspirações, novos atentados, contra a sua vida pudessem acontecer a qualquer momento, coisa que o Lev vai tentar impedir.

Além disso, a história só faz sentido (ou só fez sentido até aqui) com os dois juntos, então eu imagino que eles voltarão a figurar no mesmo plano da trama em algum momento e que tudo o que foi construído até aqui na relação dos dois seja aproveitado para um grande final.

Que pode até não ser um final definitivo para a trama, mas acredito que tenha tudo para ser um final satisfatório visto a qualidade que o anime vem apresentando até aqui. Tsuki to Laika to Nosferatu é como a lua cheia que espiei hoje à noite, hipnotizante de tão bonita de se ver.

Até a próxima!

Extras

Comentários