caska

Mesmo que a hora certa seja no momento exato de impedir que uma serpente fálica estupre sua amada… Gostei do episódio, gostei mesmo, só não tenho tanto o que falar dele sendo sincero, foi um episódio de ritmo frenético, mas pouco desenvolvido por assim dizer… bom acho que não custa tentar, sou iwan do anime21 e gostaria que me acompanhassem em outro artigo sobre berserk, dessa vez

Curta o anime21 no facebook:

Caska basicamente virou a deidade do culto herege que vimos no episódio passado, eles instantaneamente começam a fazer oferendas a ela na esperança de conseguir seu agrado e começam a bolar um plano para que ela e o deus cabeça de bode (que aparentemente começou como só um humano fantasiado) consumam uma relação e…gerem o anticristo ? (sei lá, vai saber o que se passa na cabeça dessas pessoas…) é interessante ver até que ponto a loucura das massas acuadas chegou com a presença da torre (apesar de não duvidar que o culto seja mais antigo certamente o número absurdo de mortes e o medo atraiu ainda mais pessoas para aquele ambiente inebriante de drogas e orgias)


Nina porém se vê forçada a encarar a realidade de uma forma mais sórdida, ela “matou” Joaquim e está abrigando Caska a vista de todos junto com Luca, é um risco que ela  não quer correr mas que também não ousa insistir já que ela mesma vive as custas de Luca que como uma irmã mais velha cuida de todas as prostitutas, nessa situação desesperadora Luca abandona as duas para salvar pepe que estava prestes a ser levada pela inquisição,com direito a discurso crítico sobre desigualdade social e econômica da idade média pois os nobres e clero marginalizavam os miseráveis da sarjeta enquanto esbanjavam do bom e do melhor (um papo até meio estranho para uma prostituta da idade média mas sei lá né…), o que em qualquer situação teria levado Luca a morte, porém,  nosso herói Guts chega no tempo exato (como sempre) para salva-la e matar seus captores


Guts fica alucinado em saber que Caska estava finalmente tão próxima, mas lógico que o plot acharia um jeito de atrasar o encontro dos dois, Nina têm uma crise de moral e decide que agora vai ser gentil com a Caska e fugir junto dela para não ser capturada pela inquisição (Nina definitivamente é no minimo uma personagem intrigante nesse sentido inclusive talvez parecida com a Farnese), lógico que o tiro sai pela culatra e elas terminam num ritual demoníaco onde o coração dela é quase oferecido para a caska enquanto a mesma quase é estuprada pelo agora realmente demoníaco, demônio bode com pênis de serpente, isso é, até o Guts e o ishidoro salvarem o Dia na ultima hora (fizeram essa coisa três vezes no mesmo episódio…). Sinceramente para alguém azarado como o Guts o episódio de hoje foi bastante seguro e clichê.


Uma coisa interessante de reparar é como a Farnese e a Nina em muitas situações se contrapõe, Farnese é uma mulher da nobreza que cresceu sendo alienada para todas as coisas em prol de Deus e da igreja católica, ela foi traumatizada enquanto criança e viu na punição dos pecadores sua salvação e também prazer doentio, Nina é uma mulher da vida pobre e doente, ela se vê acuada pela inquisição de Mozgus, e por sua própria doença incurável que a deixará maluca em breve, ela como Farnese foi impelida a atirar pedras em hereges em praça pública para que não fosse ela mesma punida,porém ao invés de abraçar isso procurou um viés de escapismo completamente diferente da alienação esporádica que Farnese criou pra si e se juntou a um culto que pelo menos lhe permitiria aproveitar seus últimos dias na Terra. Farnese tenta fingir que é forte e possui uma cabeça extremamente dura, Nina é uma mulher covarde porém sincera consigo mesma que quer apoio emocional mais do que tudo (o mesmo apoio que Farnese distorce por meio da servidão de Serpico).


Gostou desse artigo? Compartilhe:

  1. Eu gostei deste episódio, eu sempre admirei a crueza da verdade do mangá de Berserk, a Idade Média foi aquela altura em que se viu como o homem pode ser podre e maldoso. Quanto ao episódio, a Nina não é um caso tão hardcore como o da Farnese, ela simplesmente sente culpa de supostamente ter matado o Joaquim e tem uma certa paranóia com a sua doença incurável. A Luca é a best girl, ela faz tudo para ajudar as suas irmãs, mesmo levando uma chicotada para defender a Pepe, se o Jerome estivesse lá acho que matava o nobre que chicoteou a Luca ele parece ser um cara bom, ao contrário dos outros nobres de merda. Quem não teria medo de um homem com uma armadura preta com mais de 30 quilos de metal e uma espada enorme, dada vez que o Gutts corre a marca dos pés dele ficam no chão. O Isidoro é demais, aquela cena do culto foi demais. mesmo tendo medo, os seus interesses de ladrão se sobrepunham aos seus anseios. Os cultos hereges eram mais do que abundantes na Europa medieval, a opressão feita pelo clero e pela nobreza deixava os plebeus doidos, como tu bem referiste o clero e a nobreza tinham tudo do bom e do melhor, eles esmiuçavam as massas pobres para seu proveito mais nada. A cena da adoração da divindade (acho que querias dizer divindade e não deidade do culto herege) no culto pareceu-me bastante bem feita, naquela altura este tipo de culto era considerado pagão ou seja herege. Os nobres da Farnese são mesmo fracos, com equipamento tão bom nem foram capazes de matar monstros fracos. Aquela cena do homem bode (neste caso parecia-me mais um sátiro, aquele ser da mitologia gregas que tinha uma parte de homem e tinha cascos e chifres) foi muito boa, mais um pouco e achava que ele ia aos finalmentes com a Caska até que o Herói aparece e mostra aos cavaleiros como se matam monstros.
    Como sempre uma excelente matéria Iwan.

  2. Apesar de todos os pesares da animação, censura entre outros fatores. Assumo que tenho gostado da maneira que vem se desenvolvendo os episódios de Berserk, os dois últimos episódios do anime foram muito bons, me fez me sentir curioso a cada minuto que ia se destrinchando. Acho que esse anime pode ter um bom desfecho e pode se sobressair apesar de todas as criticas que vem rolando. O que mais gosto nessa história é porque transmite uma visão um tanto real da idade média, como a inquisição, as torturas entre outras coisas. O teu texto esta muito legal, parabéns.
    Gosto bastante desse blog, porque sempre trás boas reflexões dos episódios dos animes que tem saído fazendo com que o leitor possa refletir e ter novas visões dos episódios que tem acompanhado.
    https://somaisumaleatorio.wordpress.com

Deixe uma resposta