[sc:review nota=4]

O combate contra o pistoleiro foi muito mais fácil do que parecia que seria. No fim das contas, os três assassinos contratados foram facilmente derrotados, não é? A novidade dessa vez é que o que fez a diferença não foi a habilidade individual de um dos alunos ou o quanto eles em grupo estão prontos para enfrentar qualquer coisa, mas a liderança ativa do professor Koro. Lógico, se eles não fossem bem treinados e competentes não teriam conseguido não importa quantos Koros estivessem ajudando eles, então a turma 3-E tem sim muito mérito por derrotar o maluco lambe-pistola. Mas não é como se eles tivessem provado estar prontos para enfrentar sozinhos alguém como ele. Que dirá então de alguém pior do que ele?

É isso aí, esse arco é uma volta ao passado, ou o passado que retorna para se vingar deles, se preferir. O vilão é ninguém menos que o ex-professor Takaoka, aquele treinador militar insano que dominava suas turmas através do medo mas que foi derrotado pelo Nagisa. Isso justifica o segredo em revelar sua face até agora, mas como Assassination Classroom tem o costume de esconder a face de todo mundo até que entre em contato direto com os alunos essa ferramenta de enredo infelizmente não funcionou. Já os planos do Takaoka estão funcionando maravilhosamente bem, ainda que a turma inteira tenha chegado até ele.

Takaoka continua tão cruel e egoísta quanto antes, ou talvez até mais. E agora ele é uma fera ferida: derrotado pelo Nagisa, demitido do colégio, zombado por seus colegas de trabalho e sem a moral que tinha antes com seus superiores, ele vive um inferno particular em sua vida. Claro que alguém como o Takaoka jamais admitiria que o que está passando possa ser minimamente culpa sua; ao invés, ele direciona toda sua raiva e rancor contra a turma 3-E, em particular contra o Nagisa. Assim, desde o começo ele pretendia ter sua revanche contra o protagonista do anime, e em uma luta sem regras ele provavelmente está em vantagem. Se for sem regras e com reféns melhor ainda: ele pode humilhar o Nagisa a vontade e fazê-lo sofrer psicologicamente antes de derrotá-lo.

Para que tudo isso desse certo, ele se preparou cuidadosamente. E se preparou para todos os obstáculos que ele conseguiu prever também, de modo que meia turma 3-E mais o professor Karasuma chegarem até ele não representou ameaça alguma para seu plano. Os antídotos estavam dentro de uma mala trancada e protegida por uma bomba que possui múltiplos detonadores, de forma que não possam contar que destruindo o detonador estarão seguros de salvar seus colegas. E ele está preparado para matar o professor Koro também: pretende enterrá-lo vivo junto com a Kayano viva em um túmulo cheio de balas capazes de matá-lo. A única forma de evitar morrer nessa circunstância seria explodir ao voltar ao normal, expandindo-se brutalmente e vaporizando tudo ao seu redor: as balas e também a Kayano. Takaoka duvida que ele vá matar sua aluna, preferindo ao invés aceitar a própria morte – e ele provavelmente está certo, o plano é realmente muito bom.

Mas o plano imediato é apenas vingar-se do Nagisa. Nem Nagisa nem ninguém poderiam estar preparados para o que viria a seguir: depois de se isolar em um heliponto no alto do prédio, estourando a ponte de acesso e garantindo que ninguém poderá se aproximar para intervir, ele humilha o Nagisa, que não se importa com isso (ao contrário de treinadores militares loucos, assassinos não têm orgulho, suponho), mas depois simplesmente explode a mala com os antídotos diante dos olhos atônitos de todos os alunos e professores que chegaram até ali. Diante dos olhos atônitos de Nagisa. O que eles podem fazer agora? Seus colegas vão morrer sem uma cura. Nagisa entra em fúria e declara a sua intenção mais verdadeira e assustadora de matar desde o início do anime. Os demais só assistem sem piscar. Espero que alguém ali pense rápido em ir procurar o primeiro assassino que derrotaram, o cara dos venenos, porque foi ele quem criou esse vírus e provavelmente é o único agora que pode salvar os alunos doentes. Mas quem irá salvar o Nagisa de si mesmo?

Comentários