Eu terminei de assistir esse episódio e sabia que tinha acabado de ver algo muito bom. Só não conseguia colocar em palavras. Se eu fosse dizer, acabaria descrevendo em detalhes o episódio inteiro na esperança que alguém pudesse entender porque eu achava-o tão bom, o que claro não iria funcionar; se for para ler a descrição do episódio, melhor assistir, não é! E eu escrevo esses artigos basicamente para quem já assistiu e quer compartilhar a experiência comigo, para conseguirmos entender algo a mais. Então eu comecei a pesquisar.

A primeira coisa que me veio à mente, quase por acaso, foi o sobrenome Macbeth dos irmãos. Eu não conheço muito de dramaturgia (na verdade conheço bem pouco), mas reconheço o nome de uma peça de Shakespeare quando vejo um. E o sobrenome foi revelado nesse episódio, tendo sido escondido até agora do espectador. Bom, quem já conhece o mangá já sabia, mas aqui falo do anime. O que quero dizer é que precisava haver uma relação nisso tudo: o Black se chama William (como Shakespeare), é um rei (do desespero), os dois irmãos são Macbeth, e o episódio foi uma tragédia. Olha, pode ser tudo uma grande coincidência, não é mesmo? Mas eu acho que não.

A história da peça teatral Macbeth, contudo, não tem muito a ver com a história de Kekkai Sensen. Só há uma coisa em comum entre ambos: o protagonista é amaldiçoado. Não diretamente amaldiçoado, mas ele ouve e faz cumprir as profecias de bruxas, e outras profecias dessas mesmas bruxas acabariam sendo sua perdição no fim da história. Pode-se dizer que ouvir a voz das bruxas e dar-lhes atenção foi a maldição de Macbeth. O protagonista de Kekkai Sensen é literalmente amaldiçoado com os olhos divinos. Mas nesse episódio os protagonistas são os irmãos Macbeth, que também são, a seu próprio modo, ora veja, amaldiçoados. O feitiço que seus pais lançaram sobre o coração de Mary (White) para mantê-la viva foi, no fim das contas, o que amaldiçoou não só o seu destino como o de Leonardo e de toda Hellsalem’s Lot.

Mais sobre a White precisa ser dito: se você leu meu artigo sobre o episódio anterior de Kekkai Sensen deve se lembrar que eu disse que achava que o roteirista do anime estava fazendo uma adaptação genial, focando no arco dos irmãos Black e White e acelerando no resto. Ocorre que a White não existe no mangá (o Black existe). Como essa é, no fim das contas, a história principal do anime de Kekkai Sensen, não é exagero dizer que ele é na prática uma história totalmente nova usando os personagens do mangá, seu cenário e alguns de seus arcos. O que torna o trabalho de Kazunao Furuya (o roteirista, eu tive que pesquisar o nome dele, guarde em sua memória também) ainda mais impressionante. Ele deve ter partido do sobrenome Macbeth e decidiu fazer uma tragédia shakespeariana. Muitos pontos positivos para ele, esse anime vinha sendo divertido, maluco mas divertido, ou maluco e divertido, e agora passou a ser simplesmente genial. Se isso é o que uma indústria supostamente em crise é capaz de produzir, mal posso esperar pelo retorno de sua glória!

Oh, claro que fico triste com a morte da White. É uma das minhas personagens femininas favoritas da temporada, mas para a história avançar teve que ser assim. Por razões técnicas (ela não existe no mangá) é lógico que ela não volta, morreu de verdade. E o final, com o Leonardo se lembrando do que ele realmente foi lá fazer (buscar uma cura para sua irmã) é totalmente graças a morte da White. Ele precisa saber agora o que precisa fazer, sob risco de quando se lembrar já ser tarde demais. A tragédia que ele testemunha (e vivencia, afinal ele estava apaixonado pela White) é para que ele cresça e evite que tragédia similar ocorra a ele e sua irmã. Nunca se sabe o que a dor de um irmão incapaz (como Mary, que não tinha poderes psíquicos) assistindo a inação de seu irmão capaz (como William, que se recusava a usar os seus poderes) pode acabar alimentando aos poucos, lentamente.

    • Fábio "Mexicano" Godoy

      Estou para assistir, Marcos!

      Não garanto que vou entender, mas garanto que publicar um artigo sobre o episódio final nesse fim de semana, hahaha!

      • Marcos Antônio

        por favor entenda kkkkk , senão vou morrer sem entender aquilo , o problema na verdade é que eu tenho certeza de coração que o anime tem alguma mensagem pra passar , alguma analogia ou algo do tipo , pois o final foi meio estranho eu diria , eu acho que aqueles personagens significam alguma coisa , o klaus , o vampiro dentro do black , o cara que não mostra os olhos e a menina , se você entender algo não deixe de trazer ^^

Discussão