Um episódio expositivo no qual o cientista louco Haruka Seameyer e o ex-cientista enlouquecido Loser contaram tudo sobre o evento que ocorreu na Ilha de Páscoa e mudou o mundo (e a vida do Kyouma) para sempre.

Normalmente episódios expositivos não são os melhores, emboram possam ser necessários. Com o formato flashback e sabendo que Dimension W está correndo para encerrar logo a história eu acho que foi, apesar de tudo, um bom episódio.

A verdadeira face de Seameyer do outro lado da destruição

A verdadeira face de Seameyer do outro lado da destruição

A história é um pouco mais complicada do que parecia antes, mas o Seameyer compensou sua queda um pouco mais compreensível sendo um desgraçado ainda maior do que eu imaginava até então. No começo ele era só um pesquisador feliz escolhido a dedo pelo próprio Dr. Yurizaki para estudar exatamente o uso da Dimensão W para transporte – e já se sabia na época que ele fracassava ao transportar seres vivos. Pensamento aleatório: poderiam usar essa tecnologia para esterilizar ferramentas cirúrgicas, pasteurizar alimentos, não seria fantástico? Hehe.

"Mim solta! Mim larga!!11"

“Mim solta! Mim larga!!11”

Enfim, o Dr. Yurizaki suspeitava que havia algo intrínseco à própria vida que a tornava “intransportável” pela tecnologia de bobinas existente, mas estimulou o Seameyer a pesquisar o que era isso e conseguir enfim construir tal transportador. Um dia, do nada, seguranças da New Tesla simplesmente invadem o laboratório do Seameyer e levam embora todos os materiais e resultados de sua pesquisa. O próprio Dr. Yurizaki vem se desculpar com ele, dizendo que autorizou pessoalmente essa decisão, e foi aí que o Seameyer enlouqueceu, acreditando que o Dr. Yurizaki teria completado a pesquisa antes dele e por isso o estava sabotando.

Seameyer não poupou sequer os cientistas que ficaram do seu lado

Seameyer não poupou sequer os cientistas que ficaram do seu lado

E talvez isso seja uma meia verdade. Não se sabe o ponto de vista do Dr. Yurizaki, o mais próximo disso é a Mira mas ela não se recorda da pesquisa que ele vinha desenvolvendo quando os dois moravam juntos escondidos do mundo. Mas suas memórias desse período são confusas mesmo, então não dá para ter certeza do que ela sabe … ou dá, segundo o príncipe Salva, a própria palavra “Genesis” (o nome da bobina especial que permitiria o transporte de vida) e tudo relacionado à ela é apagado automaticamente por bobinas sempre que alguém tenta gravar ou é mencionado em meio eletrônico – uma censura automática (recurso bacana esse, hein? a New Tesla além de tudo pode controlar o fluxo mundial de informações…). Como a Mira é um robô que já usou bobinas oficiais, isso foi apagado da memória dela. Um indício disso seria o Dr. Yurizaki ter dito a ela para “seguir as bobinas ilegais”, que escapariam desse sistema de censura.

O que abre uma nova possibilidade interessante. Se o Dr. Yurizaki estava desenvolvendo a Genesis por conta própria, será que ela já estava pronta? Era aquela bobina do primeiro episódio? Ele está perdido em algum lugar da Dimensão W então, ao invés de ter morrido? Se bem que de qualquer forma a saúde dele era fraca e parecia que sua pesquisa ainda não estava completa, e ele fez aquilo apenas a New Tesla não pôr as mãos em sua pesquisa.

Corpo de robô, mas Lwai ainda é Lwai

Corpo de robô, mas Lwai ainda é Lwai

Então vou assumir que o Dr. Yurizaki realmente tomou a pesquisa de Genesis para si – e secretamente. A culpada por isso parece ter sido a diretoria da New Tesla na época (e parte dela pelo menos até hoje), que por algum motivo quis interferir com essa pesquisa. Ter cancelado a pesquisa do Seameyer pode ser visto como um ato de benevolência, para impedir que ele fosse usado (ou morto?). Claro que o Seameyer discordou e foi preciso uma guerra mundial para pará-lo. Mesmo assim ele completou o Genesis! A bobina, contudo, foi-lhe roubada enquanto ele próprio era teleportado. O Kyouma a roubou, mas não se lembra de nada.

E assim tudo e todos convergiram para o marco zero da destruição da Ilha de Páscoa. Qual o grande segredo por trás de Genesis? Por que a New Tesla tentou interferir nessa pesquisa? Queria para si, ou queria impedi-la a todo custo? Era tão grave que o Dr. Yurizaki não queria envolver mais ninguém ou ele já não confiava no Seameyer? Será que o Dr. Yurizaki completou sua própria pesquisa e está vivo em alguma parte da Dimensão W também? Qual é a relação, afinal, entre Mira e a falecida noiva do Kyouma – e como ele sobreviveu, e quais foram as circunstâncias exatas da morte dela? Boa parte dessas respostas devem estar nas memórias perdidas de Kyouma e Mira.

Todo mundo posando pra foto

Todo mundo posando pra foto

Comentários