Artigo mais do que atrasado sobre o episódio 19, e adiantado sobre o episódio 20 (meu dia programado é quinta, mas faz tempo que não consigo cumprir essa data). Não é problema ou culpa de ninguém além de mim mesmo, então não vou pedir desculpa, vou apenas agradecer por estar aqui lendo. A verdade é que estou com uma dor de garganta horrorosa desde quinta-feira passada (dia 11) e não tenho conseguido sequer assistir animes direito, quanto mais escrever sobre eles. A única coisa para a qual reuni toda minha força de vontade foi a pesquisa e o artigo sobre a história do gênero garotas mágicas, que caso você ainda não tenha lido eu recomendo, ficou bem legal! Para além desse artigo, o Anime21 foi mantido ativo graças à minha dedicada equipe. Obrigado a vocês também!

Agora sobre Re: Zero propriamente dito: metade do orçamento da temporada foi pro episódio 20 né? Apesar de não ser a melhor animação que já vi em uma batalha, foi bastante movimentada, competente e divertida. Fora isso, os dois episódios não foram além do esperado após a Rem curar o desespero do Subaru espremendo a cabeça dele contra seus seios. No episódio 19 ele fez toda a negociação certinho e no episódio 20 ocorreu a batalha propriamente dita. Só para o final que o anime reservou uma surpresa. Mas dá para dizer que é esperado que hajam surpresas nesse tipo de situação também, não é?

Era esperado que Subaru resolvesse tudo na base da negociação não porque não houvesse outro jeito (ei, isso é ficção, sempre tem outro jeito), mas porque os episódios anteriores mostraram o fracasso do Subaru justamente em negociar, e não foram nada sutis sobre isso. Ele conseguiu reunir duas das quatro candidatas ao trono da capital, e duas com tropas numerosas e poderosas, usando informações e pedras mágicas como moeda de troca. Mais especificamente, os direitos de mineração e comercialização das pedras mágicas do território do Roswaal. Sim, ele não combinou isso com o Roswaal, com a Emilia ou sequer com o moleque gordo da vila (tinha um gordo não tinha? sempre tem crianças gordas), mas eu entendo que ele não poderia mesmo ter feito melhor. Em havendo problemas por causa disso depois, há que se lidar com eles depois.

A Crusch tem uma espada que ataca à distância!

A Crusch tem uma espada que ataca à distância!

É revelada a triste história do Wilhelm, o velho que serve a Crusch e chegou a treinar o Subaru por alguns dias: ele se tornou um Van Astrea se casando com a Mestre de Armas dos Van Astrea, mas ela foi morta pela Baleia Branca. Opa, é mesmo é? E aquela história de que as pessoas mortas pela Baleia Branca desaparecem como se nunca tivessem existido? Claro, ela pode ter sucumbido aos ferimentos da batalha sem ter sido devorada ou coisa que o valha, mas a coisa é suspeita demais mesmo assim. E durante a batalha o Wilhelm diria como ele achava estranho que, por poderosa que fosse, aquela baleia, que sequer era tão agressiva quanto esperavam que ela fosse, pudesse ter matado sua esposa. É, eu também acho isso estranho.

A batalha em si foi bem mais divertida do que eu esperava! Lasers! Um pelotão de magos conjuradores de fogo! Um exército de pessoas-lobo montadas em lobos que saltam dezenas de metros no céu e … atacam uivando? Foi o que pareceu. O Wilhelm dando uma de comigo ninguém pode e passeando em cima da baleia fatiando ela. E arrancando um olho. E uma nadadeira dorsal. Ainda bem que o voo da baleia já é mágico pra começo de conversa (ainda bem para a baleia, quero dizer), porque se dependesse de aerodinâmica de verdade ela ficaria bastante prejudicada depois da perda da nadadeira. Aliás, foi um pouco besta como os magos e lasers foram reduzidos à equipe de efeitos visuais porque não causaram nenhum dano visível enquanto os cortes da espadinha do Wilhelm se mostraram capazes de reduzir a baleia à postas. Não era uma mísera baleia que iria parar o Wilhelm!

Mas três baleias, bem, aí a coisa muda de figura, né? E o Lobo Mau, capitão dos lobos que montam lobos, também foi pro vinagre salvando o Subaru logo após ele testemunhar a morte do Wilhelm e ter mais uma de suas telas azuis da morte. Bem, então o que todo mundo chama de A Baleia Branca na verdade é uma espécie. Isso muda completamente a coisa de figura, hein? Mesmo se derrotarem uma, continuarão existindo as outras. Claro que ainda assim talvez haja mérito em matá-la, quero dizer, ela mata pessoas, não é? Ou talvez ela seja pacífica mesmo, como o Wilhelm parece ter suspeitado. Só os atacou porque eles atacaram primeiro. E só atacou a caravana do Subaru porque ele fede à Bruxa. Parece uma hipótese plausível.

E agora um comentário especulativo. Não gosto muito de fazer isso com Re: Zero porque o anime vai acabar em mais um punhado de episódios enquanto a história ainda vai continuar, mas vá lá. Talvez você até já tenha lido isso em algum lugar? Enfim. No episódio 19 o Subaru encontrou uma coisa escrita cravada na árvore. Mais: estava escrito em caracteres japoneses. E ele nem percebeu isso (e parece que ninguém nunca percebeu). Já tem gente comentando por aí surtada que isso “prova” que o Subaru já esteve naquele mundo antes, bem antes (na época da Bruxa, talvez?). De fato, ele escreveu algo parecido já e por isso as pessoas estão comparando, dizendo que o tempo poderia ter alterado alguns caracteres (ainda que continue sendo um pouco forçado no final). Ignoram que a árvore cresce, seu tronco engrossa, ela troca de casca e qualquer coisa escrita “há muito tempo” teria desaparecido. Não que o autor não possa ignorar isso também, não é?

Supostamente aí está escrito "Flügel esteve aqui!"

Supostamente aí está escrito “Flügel esteve aqui!”

Fora que as pessoas desse mundo não leem japonês, se lá está escrito o nome da pessoa que supostamente “era o Subaru” (está escrito Flügel, o lendário nome da pessoa que plantou a árvore, mas espere aí! Flügel significa “asa” em alemão e assim pode se referir à baleia, não a uma pessoa!), é esse o nome que as pessoas iriam se recordar, e não a versão alterada pelo tempo – porque ninguém sabe ler aquilo. Claro que na ânsia por dar uma pista o próprio autor pode ter introduzido uma série de erros de continuidade e a mensagem é sim, de alguma forma, do próprio Subaru. Mas especular demais nesse anime não é bom. Fico com a única certeza possível: algum japonês já esteve naquela árvore antes.

  1. Bom vou começar o meu comentário pelo episódio 19, já faz um bom tempo que sigo os teus artigos de Re e aliás já tinha dito que foram estes artigos de Re que me tornaram fã/admirador do vosso trabalho no Anime21. O Subaru do episódio estava completamente diferente, parecia até outra pessoa, mas foi uma mudança para melhor, afinal a declaração da Rem no episódio 18 serviu para alguma coisa, neste caso para o Subaru ganhar vergonha e se tornar um homem a sério. Gostei do esforço que o Subaru fez na reunião com a Crush sama, ele preparou tudo de forma a dar tudo certo para se chegar a acordo entre as duas parte. A Crush de todas as candidatas acho que é a mais preparada de todas, é uma líder nata, sabe negociar etc. Gostei da participação da Anastacia, sempre um fornecedor de material bélico era impossível um ataque decente à baleia branca. Neste episódio 19 também gostei bastante, daquela cena em que estão quase todos reunidos na sala da Crush e entra um esquadrão de veteranos, curtidos de muitas batalhas, podem ser velhos mas têm muita experiência de combate.
    Quanto ao episódio 20, mano eu já tinha uma boa consideração pelo Wilhelm, mas neste episódio a minha admiração por ele aumentou e muito, aquilo sim era uma história de amor e devoção de verdade, espero um dia ver um especial sobre o Wilhelm e a Theresia. A Batalha do episódio 20, deve ter tido metade do orçamento como tu bem referiste, não teve animação acima da média mas esteve muito empolgante, com o Wilhelm a cortar bifes de baleia que nem um louco. Destaco a ost usada na cena em que o Wilhelm se encontra cara a cara com a baleia, depois daquela fala épica dele, aquela ost épica esteve muito boa. Adorei as cenas do ataque combinado, aqueles canhões mágicos, aqueles magos de fogo, os homens lobos montados em lobos, tudo esteve em clima épico. Aquelas cenas dos canhões mágicos fez lembrar de um jogo para o pc que comprei à pouco tempo, chamado Total War Warhammer, onde por acaso tem uma facção chamada Empire que tem aqueles canhões mágicos também. A Crush afinal também é uma guerreira, ela no episódio 19 parecia um pouco hesitante em ir para a frente da batalha, mas compensou no episódio 20 em fazer um corte na baleia branca com a sua espada de ar. Mas aquilo que eu destaco neste episódio, foi a mulher do Wilhelm, a Theresia, aquilo sim era uma mulher, em alguns minutos provou ser muito melhor que a Emilia. A Theresia, era realmente forte, fazendo jus ao seu titulo de mestra de armas, mas lá no fundo percebeu-se que ela não gostava da espada e só queria ver as flores que tanto gostava. Aquele último flashback do Wilhelm foi muito revelador, ele fez de tudo para livrar a Theresia do fardo do nome mestre de armas, mas infelizmente o final não foi feliz. Que cena bonita foi aquela em que o Wilhelm cai e vai ser devorado e ao pé dele estava uma flor que a sua mulher Theresia gostava, deu até dó do velhote, é nestas coisas que o estúdio está de parabéns.. Tive pena que o Ricardo teve que morrer para salvar o Subaru, era um personagem tão carismático. Finalmente já se viu uma parte da bruxa da inveja, pelo pouco que mostrou até parecia bonita, se o Subaru continuar a usar o suposto poder dele, ela um dia ainda se materializa.
    Gostei do teu comentário especulativo, no mundo de Re não me parece impossível de tal coisa ter acontecido.
    Como sempre uma excelente matéria Fábio e as melhoras.

    • Fábio "Mexicano" Godoy

      Desculpa pela demora em responder, de verdade! Minha garganta continua uma porcaria, fui ao médico, estou tomando um remédio novo, melhorou um pouco mas ainda tá incomodando bastante! Deve ter reparado que nem publiquei mais no blog nesses dias todos (vou tentar corrigir isso a partir desse fim de semana). Enfim, desculpe!

      Enfim, sabe que não achei grande coisa da Theresia não? Quero dizer, ela apareceu pouco, e só em flashback, e só pra qualificar o Wilhelm. E não foi uma qualificação tão boa assim. Como aquele Wilhelm sem noção virou o poderoso e honrado guerreiro que conhecemos no anime? Essa história eu queria ver. Mas ele já morreu. Bom, deve voltar assim que o Subaru morrer também, vá saber.

      E também fiquei com a impressão que aquela Bruxa que aparece atrás do Subaru e lhe aperta o peito (e que matou a Emilia) pode ser a origem do poder do Betelgeuse, aqueles braços de energia. Quem sabe o Subaru aprende a controlar?

      A batalha como um todo foi muito boa, muito bonita, e gostei da surpresa no final. Muito bom!

      Obrigado pela visita e pelo comentário, e mais uma vez desculpe pela demora! =)

      • Não faz mal, a tua saúde em primeiro lugar. Ansioso por novas publicações. Talvez um dia saia um OVA a explicar melhor o passado do velho e da Theresia. Aquele poder da bruxa é muito bom quiçá um dia o Subaru aprenda como usá-lo.
        Obrigado pela resposta e as melhoras.

Comentários