Ver alguém que gostamos à beira da morte é uma das situações mais horríveis que existem. Mesmo que Riko e Reg sejam apenas personagens de um anime, não tem como não  se comover com o que estava acontecendo como os personagens nesse décimo episódio de Made in Abyss.

O episódio em questão conseguiu transmitir toda a dor, agonia e desespero do momento em que Riko estava em estado grave. Mesmo sabendo que a ajuda viria, a maior parte desse décimo episódio foi angustiante, pois a menina estava sofrendo bastante enquanto seu companheiro tinha pouco recurso para tentar salvá-la.

A parte visual da obra continuava impecável, pois além do cenário da quarta camada ser belo, os elementos visuais foram muito bem utilizados no momento de maior apreensão do anime até agora. Ver a Riko sangrando por todo o corpo e tendo delírios foi uma cena aterradora.

Mais uma vez, Reg se mostrou frágil e impotente diante do abismo. Primeiro foi quando enfrentou a poderosa Ozen, agora diante de uma situação real de perigo ao enfrentar uma criatura perigosa, e depois ele ficou sem saber direito o que fazer para ajudar a Riko. A situação era desesperadora, pois ele estava pressionado a fazer algo para impedir a morte da companheira.

Essa alegria toda durou pouco

A tensão transmitida ao espectador serviu para mostrar que a faceta dark do anime está presente, mesmo que não seja algo habitual.

Dessa vez, depender um do outro não foi o suficiente para os protagonistas, foi necessário a intervenção de um personagem novo para ajudá-los. A Nanachi apesar de ter aparecido na parte final já conseguiu atrair minha atenção e conquistou a minha simpatia.

É importante destacar os comportamentos dos personagens diante dessa situação extrema. Por exemplo, a Riko, mesmo delirando, dizia que estava bem e mostrava resistência, além de dar algumas orientações ao Reg mesmo estando sofrendo com a maldição do abismo. O Reg, por sua vez, estava pressionado a fazer algo para salvá-la, e tentou fazer o que estava ao seu alcance, até tomou medidas drásticas para ajudá-la. Entretanto, quando o pior parecia ter acontecido, ele perdeu completamente o controle emocional.

Riko é uma garota forte e corajosa por não ter entrado em desespero ao ser envenenada e sofrer com a temida maldição do abismo, enquanto o Reg não perdeu o controle rapidamente, visto que, ele tende a ser mais instável emocionalmente do que ela.

Mesmo sabendo o quão terrível são as consequências da tal maldição, ver esse efeito de perto é aterrorizante e de forte impacto. Foi interessante que essa parte não foi censurada, tornando ainda mais dramática a situação.

Gradualmente a jornada está cada vez mais complicada para os nossos heróis, porém o mais importante é que eles não estão abandonados à própria sorte, mas sempre haverá alguém disposto a ajudá-los.

Por fim, destaco o incrível ecossistema do “Abyss”, que desde o começo do anime se mostrou fascinante e riquíssimo. Interessante saber que só uma pequena parte das espécies foram nomeadas até agora.

Obrigado a todos que leram este artigo, e até o próximo!

Comentários