Acredito que o maior sonho de um empresário é ter mão de obra barata. Não é à toa que os Kappa foram contratados para trabalhar em uma empresa a troco de quase nada. O estilo de vida desse youkai é muito simples e requer, basicamente, de muita água, muita luta de sumô e muito pepino. Pepino este que Kitarou teve que descascar neste episódio (a piada foi ruim, mas coube muito bem no que o episódio se propõe).

Logicamente que Nezumi Otoko iria tentar fazer alguém de otário para cobrar uma grana. No episódio 6, ele tentou extorquir um homem que não se dava bem com sua mãe, lembra? Claro que em outros episódios o Homem Rato rodou por ter tentado passar a perna em alguém para se dar bem, mas o sexto foi ainda mais sentimental. Neste episódio também, até porque ele se aproveitou de um homem que queria que sua empresa rendesse ainda mais, e o relacionamento dele com a sua família não estava indo bem.

O motivo do caso desse empresário ter chegado em suas mãos, nas de Kitarou e principalmente nas da Neko Musume (que fica 24 horas na internet e é super antenada, seguindo as tendências de uma adolescente do século XXI) foi por causa de um aplicativo que Nezumi Otoko criou para que as pessoas contassem sobre os problemas que possuem e o povo de Gegege avaliar se aquilo era obra de um youkai ou não. Isso me faz lembrar o início do anime Noragami, onde Yato fazia qualquer coisa para receber um trocado, até porque ele é um deus falido.

O aplicativo que gerou os problemas.

Mas não vou ficar pulando de um anime a outro só para tentar explicar essa situação. O caso aqui é que esse empresário altamente ativo (que Medama Oyaji pensou que era obra de Youkai Isogashi) precisava de uma mãozinha para o seu negócio, e que sua família estava de saco cheio dele porque não liga mais para ela. Então, após lembrar de uma cena de escambo entre um Kappa com a Sunakake Baba, resolveu apostar nos verdinhos para ele conseguir mais verdinhas.

E, como percebi, este anime tenta explicar de forma menos complexa o que acontece na realidade. O trabalho escravo ainda é visto em várias partes do mundo, e vários protestos por melhorias são pedidos sempre. A mão de obra barata é a mais requisitada, principalmente porque os empresários faturam muito e várias pessoas fazem de tudo para conseguir entrar no mercado de trabalho para conseguir melhores condições de vida, ou pelo menos tentar. O negócio é que foi prometido 3 pepinos por dia para cada Kappa que trabalhasse na empresa desse cara e, como um deles disse, pepino é um artigo de luxo, mas eles poderiam adquirir na floresta Gegege e ainda misturada com a areia da Sunakake Baba.

Mas trabalhar demais tem-se um custo bem alto. Além de muito estresse acumulado, as capacidades físicas também ficam comprometidas. No caso dos Kappa, o prato que fica em cima de suas cabeças começava a secar, mesmo com aquele gel refrescante que Nezumi Otoko lhes ofereceu. E, como todo bom trabalhador, eles perceberam que precisavam de melhores condições de trabalho, como a possibilidade de tomar pelo menos um banho e receber cinco ao invés de 3 pepinos por dia. MAS, enquanto aqui no Brasil atualmente está com escassez de vários tipos de alimento (ou então a imprensa tenta fazer com que eu pense isso), no mundo fictício de Gegege no Kitarou estava havendo crise de pepino, pois todos estavam indo para a empresa do homem.

A revolta dos Kappa.

No entanto, nem tudo são flores, e a rebelião Kappa começou. Eles quiseram não apenas pegar o shirikodama (pequenas bolas mágicas que ficam dentro do ânus) de seu chefe, mas também de todos que encontrassem. Nem Kitarou se livrou de tal destino, mas Youkai Isogashi deu uma mãozinha.


Youkais que apareceram neste episódio:

Youkai Isogashi:

Este Youkai é o que o seu nome explica. Isogashi significa “trabalhador, que está trabalhando”, porém o Youkai Isogashi do anime parece que se aposentou e não usa os seus poderes há muito tempo, pois os humanos atualmente já se cobram em seus trabalhos. O efeito de seus poderes é fazer com que os humanos se esforcem tanto em seus trabalhos que percam suas almas e sucumbam.

Youkai Isogashi reagindo após uma acusação infundada.

Kappa:

É um Youkai que adora viver na beira de lagoas, rios e lagos. Ele pode ser conhecido como “criança do rio”, por causa de seu tamanho que varia entre 60 centímetros e um metro. Por conta de sua força descomunal, eles adoram lutar sumô entre si, ou com os humanos (mas, de acordo com algumas lendas, eles competem com os humanos para afogá-los e depois os comerem). Toda a força de um Kappa é guardada a sete chaves através da água que fica represada no parto em cima de sua cabeça, e este tem uma pequena depressão. Então, se perderem um pouco de água por qualquer razão, eles ficam mais fracos. Para mais informações sobre este youkai, é só clicar aqui.

Kappa numa boa!


O que diabos é shirikodama?

Shirikodama é a forma cuja qual a alma humana existe. Ela é uma pequena bola mágica e dura que fica dentro do ânus de um humano. Mas por que os Kappa começaram a pegar isso de todos? Existem duas versões que explicam esse fato: a primeira é que Shirikodama é uma iguaria que precisam comer assim que as adquire, e a segunda é que, por sempre usarem as águas de lagoas, rios e lagos, os Kappa têm que oferecer a bola mágica para O Rei Dragão que vive lá dentro para pagar como taxa ou tributo. A informação se encontra em inglês, mas para quem quer treinar, o link é este aqui.

Pessoas após terem seu Shirikodama retirado.


Muito obrigada por ler até aqui! Nos vemos no próximo artigo!

E, lembre-se: a sua família te ama.

Comentários