As comédias românticas se tornaram um gênero clássico entre os animes tradicionais e recentemente ganhou um ótimo representante entre os animes curtos. Akkun to Kanojo conta com 25 episódios de quatro minutos que mostram o cotidiano de um casal peculiar e seus amigos. Um anime para assistir até para quem não tem tempo.

A personalidade tsundere normalmente é explorada por personagens femininas, mas neste anime as coisas são diferentes. Akkun namora Non, uma garota tão perfeita que chega a ser comparada a um anjo. O problema é que ele não consegue demonstrar seus sentimentos e, mesmo a amando, acaba tratando a garota mal e a ofendendo.

Ok, à primeira vista isso pode até parecer uma forma de assédio, o gaslighting, mas aqui as coisas são bem diferentes. O principal alívio cômico da série está no protagonista não conseguir dizer à sua namorada como realmente se sente, quando na verdade ele é apaixonado a ponto de ter fotos dela espalhadas por todo o quarto, entre outros absurdos.

Por exemplo, dormir ouvindo a namorada cantarolando, usando travesseiro e cobertor de fotos dela

A ideia de ter um personagem masculino tsundere não é novidade, tendo outros representantes como o próprio Vegeta de Dragon Ball. Porém, aqui o interessante é ver essa inversão na dinâmica do casal dentro de uma comédia romântica, que funciona perfeitamente.

Além dos dois, o anime é composto por outros casais, como Chiho (irmã do protagonista) e Matsuo (melhor amigo do protagonista). Neste caso, temos uma clássica tsundere que puxou o irmão, mostrando a todo momento que odeia Matsuo e tenta prejudicá-lo. Enquanto isso, Matsuo é um típico otaku que não vê interesse em garotas e prefere jogar simuladores de encontro. Por conta dessa dinâmica, eles não formam exatamente um casal, mas em muitos momentos faz o público torcer para ficarem juntos.

O olhar de quem está tramando alguma coisa, mas claramente vai dar errado

Outro casal peculiar é formado por Konagi e seu professor. Aqui temos a típica relação em que a aluna é apaixonada pelo professor, mas ele não pode corresponder aos seus sentimentos. A comédia está nas situações absurdas que ela enfrenta para chamar atenção dele, além de sua persistência mesmo sendo rejeitada diversas vezes.

Com foco no casal principal, os episódios mostram o cotidiano dos personagens, seja na escola, em casa ou em alguma festividade, incluindo Halloween, Natal, Ano Novo e o famoso Festival de Verão. Com o tempo, apesar das situações se tornarem repetitivas, é divertido acompanhar suas reações exageradas ou a forma que os personagens lidam com os problemas que surgem, levando em conta suas personalidades.

Mesmo sendo uma comédia, nem todos os episódios são feitos exclusivamente para que o público ria. Em alguns episódios temos flashbacks que nos ajudam a entender como essas relações começaram ou conhecer melhor os personagens. Apesar de não lidar com grandes consequências e não ser o foco, o drama também está presente.

Akkun na época em que ainda era normal

É comum que o público tenha a sensação de que os episódios passaram muito rápido, principalmente por sua curta duração, mas o verdadeiro motivo é que Akkun to Kanojo conta com um timing semelhante a de um anime tradicional. Porém, os conflitos de cada episódios são resolvidos de forma mais rápida e temos menos tempo de desenvolvimento.

Para quem gosta do gênero e procura uma história rápida e sem compromisso, Akkun to Kanojo pode ser o anime certo para você. Mesmo com 25 episódios, a temporada completa pode ser concluída em menos de duas horas. Apesar disso, o anime não é aconselhado para maratonas, principalmente por conta de sua trama repetitiva, citada anteriormente.

Comentários