Quem diria que a apresentação durante o jogo da Basquete-senpai abriria tantas portas para a Associação de Torcida? Além de terem ganhado uma boa fama no colégio, agora as garotas receberam seu primeiro pedido de fora da escola. Será que elas estão prontas para isso?

O Festival Kaminoki começou, mas a única coisa que importa pra gente é que nossas protagonistas estarão na cerimônia de abertura. Para isso, já teremos alguma evolução desde a última apresentação. Entre elas estão troca de posição, coreografia em linha e o mais importante: sorrisos acrobacias! Ok, ainda não estamos no nível do sonho da Kohane, mas já é alguma coisa.

O anime passou pelo menos metade do episódio apenas explicando que tipo de acrobacia elas iriam fazer e como, o que pode ter sido desinteressante para uma parte do público, mas muito proveitoso para outros. Isso porque o anime se preocupa com os detalhes e consegue ser bem didático nessa questão, de forma que as pessoas podem realmente aprender as coreografias apenas assistindo.

Seu complexo com o peso está começando a aparecer

Um dos pontos debatidos foi a questão de quem ficaria no topo do Pedestal de Base Dupla, deixando claro que isso é determinado pela altura da pessoa e não pelo peso. É comum pensarmos que a pessoa mais leve é quem fica no topo, mas como a própria Hizume explica, não é a força que importa, mas sim o sorriso sincronia. Neste caso, acredito que ela está se referindo a manter uma harmonia para que haja equilíbrio.

Porém, se tem uma coisa fundamental entre líderes de torcida é a confiança. Imagine a responsabilidade em fazer acrobacias perigosas e arriscadas, como jogar uma pessoa no ar ou até mesmo fazer uma pirâmide humana. Isso fica ainda mais complicado quando a pessoa tem medo de altura, não é mesmo Kohane?

Curiosamente, neste episódio tivemos duas piadas recorrentes no anime, ambas com foco na Hizume. A primeira pelo fato dela ficar imaginando coisas absurdas em que no fim ela fica sozinha, enquanto a segunda está relacionada ao irmão da personagem. Na primeira vez que isso foi citado achei que passaria despercebido, mas as garotas voltaram a tocar nesse assunto. Será que conheceremos o irmão dela em algum momento?

Será que é ele?

Sobre o primeiro ensaio para o Festival, as principais observações foram:

Após uma semana de treino, chegamos ao grande dia da apresentação. Foi lá que reencontramos a professora Inukai, que parece que vai se tornar conselheira da Associação como prevíamos, mesmo contra sua vontade. Kohane até sugeriu que a professora se tornasse uma integrante para ficarem logo com cinco membros, mas acho que isso nem é possível legalmente, até porque ela não é uma aluna. Aliás, todos sabemos que essa vaga já tem dona.

Quem deve ser essa garota misteriosa? Ela está tão bem disfarçada que nem posso imaginar quem seja…

Durante a apresentação, um dos focos voltou a ser Kotetsu e sua insegurança, assim como foi observado nos treinos. Acredito que o anime está lidando muito bem com essa falta de confiança da personagem, principalmente no palco. Ela consegue representar o que muitas pessoas sentem quando estão em uma apresentação, como achar que está fazendo tudo errado, quando na verdade não está. Por falar nisso, o episódio teve um ótimo encerramento desse problema, quando Kotetsu percebe que todo mundo se sente da mesma forma que ela. Duvido que esse medo tenha acabado, mas aos poucos fica claro que ela está sabendo lidar melhor com isso.

Quase ia me esquecendo que, além de ser o primeiro pedido fora do colégio, esta também foi a primeira vez que as personagens se apresentaram juntas. Tudo bem que o clube ainda não está formado oficialmente e falta uma integrante, mas já tivemos uma boa evolução até aqui. Parece que ainda vai demorar alguns episódios até que Kana entre para o grupo, mas até lá fique com esta teoria que só percebi agora:

Kana fazia parte do antigo grupo da Hizume?

Comentários