Beelzebub-jou é um anime baseado no mangá 4-koma (aqueles que possuem capítulos com várias histórias curtas de 4 quadros) de mesmo nome e adaptado pelo estúdio LIDEN FILMS. É uma obra de comédia, romance e fantasia que se passa no inferno. Sim, são 12 episódios em que você acompanha o dia a dia de alguns demônios como Beelzebub e Belphegor numa obra tranquila e de ótimo clima e, por isso, eu garanto que essa poderá ser uma ótima experiência.

Até as transições são legais

Lembro que eu vi o primeiro episódio com uma das minhas irmãs e confesso que achamos estranho. Talvez porque, apesar do local e das figuras presentes, o anime te passa uma ótima sensação. As cores presentes na obra, as músicas (destaque para abertura e o encerramento que são bem legais), os personagens e suas relações interpessoais e por fim, os acontecimentos. Tudo nesse anime é tão tranquilo e legal de se acompanhar que chega a causar estranhamento no início. Aliás, para mim, foi tão grande que eu fiquei algumas semanas sem ver antes de retomar e, sinceramente, foi uma ótima escolha. É claro que não chega a ser o melhor anime da temporada, mas o nível de diversão que ele me proporcionou foi bem gratificante e quando eu fiquei a par do lançamento, era uma ansiedade sem fim pelo próximo episódio.

Com um incentivo desses qualquer um iria dar 120%

Mas chega de rasgar seda para o anime e vamos tratar do que realmente interessa: quais são as razões para tantos elogios e por que eu recomendo tanto essa obra?

Em Beelzebub-jou temos a maravilhosa Beelzebub e seu assistente Myurin/Mullin. Ela faz parte do grupo de anjos caídos/demônios que controlam o inferno, ou seja, ela basicamente é uma figura importante do governo. E, no começo, a ideia que se tem é de que ela é uma pessoa fria e distante, imagem que é facilmente destruída quando vemos que ela é uma cabeça de vento que ama coisas fofas, sim, tudo que é fofo ela gosta, seja comida, roupas ou o que quer que seja. E a simpatia de seu assistente, Mullin, se faz presente nas interações entre os dois e gera muitas situações inusitadas por conta de sua personalidade tímida e um pouco tsundere. A verdade é que a química entre os dois inicialmente já é boa e conforme a história progride, só melhora.

E essa relação dos dois é um show a parte, pois de um lado temos Mullin, um assistente que trabalha duro para auxiliar sua chefe, figura que ele respeita e admira muito, mas, depois de descobrir outros lados, percebe o quão adorável ela é e acaba desenvolvendo alguns sentimentos. Já do outro lado temos uma figura que, apesar de toda sua importância, é bem dependente de seu assistente e junto com ele, acaba entrando nessa jornada de descobrir sobre o amor, ou seja, é como se estivéssemos vendo dois adolescentes descobrindo pela primeira vez o que é o amor. Agora junte isso ao clima que o anime proporciona e você terá uma bela experiência vendo duas pessoas inocentes descobrindo o amor. Ou seja, apesar de ser a velha história do casal que se gosta e só eles não percebem, algo presente de forma similar nos outros casais também, a história trabalha muito bem com tais condições.

Um dos melhores casais do ano

Mas não para por aí, pois a obra possui vários personagens e alguns casais, dentre eles, Mullin e Beelzebub que é o melhor (mentira, todos são ótimos). E eu não vou afirmar que o elenco é completamente diferenciado, pois alguns têm seus clichês, mas mesmo com esse detalhe, as particularidades de todos eles casam muito bem com a obra. É um elenco carismático que sempre aparece e soma positivamente para o entretenimento e mesmo os casais são um show a parte. Outro ponto interessante é que cada um recebe o desenvolvimento necessário sem se aprofundar muito e de alguma forma prejudicar a obra e seu andamento.

E mesmo sendo originalmente um 4-koma, a adaptação consegue se manter interessante por 24 minutos, algo que eu considero raro dados os vários exemplos de adaptações desse tipo que recebem esse mesmo tempo para cada episódio e se tornam maçantes e cansativos, afinal, a impressão que dá é que esse tipo de obra funciona melhor como animes curtos de 13 minutos para baixo. Enfim, Beelzebub-jou é uma obra cheia de fofura e tudo que há de bom, mesmo tendo seus defeitos aqui e ali e o romance não ter tido o resultado desejado, algo já esperado para esse tipo de obra. É uma obra para quem gosta de um romance num anime que tem uma pegada de slice of life com comédia, ou seja, para quem gosta de obras relaxantes e tranquilas.

  1. Acompanhar o anime de Beelzebub nesta temporada foi muito bom. Começando pelos personagens, não tem como resistir à Beelzebub, ela é tão fofa, o Mullin também é muito bom, sempre achei a iteração dele com a Beelzebub muito bonita. O elenco secundário são uma gema preciosa à parte, desde do Aniki do Mullin ao Dantalion, tudo personagens únicos (a líder das súcubos é muito engraçada).
    Gostei bastante dos toques de romance no anime, era óbvio que o mesmo não era o foco principal do anime, mas quando a Beelzebub interagia com o Mullin ou a Belphegor com o Azazel era tão bonito e engraçado ao mesmo tempo.
    A parte do slice of life foi excelente neste anime, como era engraçado acompanhar semanalmente os acontecimentos no Pandemónio, em especial quando o tesoureiro chefe Astaroth era apanhado em flagrante pela sua assistente Sargatanas.
    Por fim, tenho que destacar o excelente trabalho de fotografia e cenários que a staff responsável fez para o anime, tudo ficou lindo, não tem como não ficar fascinado com a ambientação deste anime. A trilha sonora é modesta, mas muito bem empregue.
    Como sempre, mais um excelente artigo Kiraht.

  2. Agradeço XD e faço das suas palavras as minhas. Para mim, foi um dos melhores do ano pois o que me divertiu esse anime nnã foi pouca coisa. Para se ter ideia, nem mesmo o Astaroth que e um tipo de personagem que eu não costumo gostar, eu gostava. Enfim, eu nem sei se tem como criticar essa obra pois o único defeito dela é que teve um fim kakaka.

  3. Eu amo tanto esse anime que sempre colocava pra repetir quando tinha uma cena fofa entre a Beel e o Mullin, Eu criei simpatia com todos os personagens. As interaçoes entre os personagens era tao fofo. Quero tanto uma segunda temporada pra que eu tenha uma overdose de fofura!!

  4. Tava vendo a venda de BD e DVD Beelzebub-jou vendeu ao todo 690. Fiquei chateado. Mas é compreensível que obras como essa não tenham uma 2T. Juliet vendeu 1488 só tbm. Esperar que comecem a traduzir o mangá pra Português

  5. Bom, eu particularmente não me importo muito com esses dados por não saber o que era necessário para ter lucro. De qualquer forma, eu também não acho que terá uma sequência (iria adorar se tivesse) e também espero pela tradução do mangá.
    Quanto a Juliet, o mangá em português está bem avançado ao menos.

Comentários