Apesar de ficar falando mal de Radiant na maior parte do tempo, tenho que reconhecer que o anime tem seus pontos positivos, como relacionar sua trama com temas modernos e muito importantes a serem debatidos. Se antes tinha receio de que ele trataria os imigrantes de maneira superficial, o que vimos nesse episódio me surpreendeu bastante positivamente.

Agora é oficial: Konrad é o Donald Trump de Radiant. Se antes as semelhanças estavam implícitas, agora o anime deixou bem claro o caminho que quer seguir e a história que quer contar. Rumble Town é uma cidade que sofreu um ataque terrorista no passado – mais precisamente há 15 anos atrás – e agora esta ameaça está de volta. Quem são essas pessoas cruéis e malvadas? Os imigrantes, é claro! Eles não estão satisfeitos em apenas roubar nossos empregos e viver na nossa cidade. Ou pelo menos é isso que Konrad quer que a população pense.

Mais claro que isso, impossível

O anime está fazendo uma crítica a uma questão atual sobre política internacional, o que é muito interessante. Mesmo que eu entenda que seu público seja mais novo, meu único problema com isso é que ele trata todos os personagens de forma muito caricata, mas ainda está se saindo muito bem. Também é importante que a história deixe claro o motivo da população estar se voltando contra feiticeiros e imigrantes, o que pode ser resumido pela frase: “Eles temem o que não entendem”.

Quanto ao ataque terrorista de 15 anos atrás no Distrito 13 – um dos assuntos mais recorrentes desse episódio – o anime deu a entender que, além da Domitor que controla os Nemesis com uma flauta, Konrad também teve relação com aquilo. Mesmo que até então ela seja vista como uma vilã, ainda acho que o anime vai fazê-la mudar de lado e se tornar uma das mocinhas. Isso seria bem legal, pois até então os Nemesis eram vistos apenas como os inimigos, mas agora mostraria uma linha mais cinzenta sobre eles.

Já um dos elementos mais desinteressantes de Radiant continua sendo Doc. Mesmo que seja estudioso de Nemesis há anos, sua personalidade covarde e falta de conhecimento fazem dele o mais descartável da trama, não funcionando nem como alívio cômico. Neste episódio ele não serviu nem pra contar ao Seth sobre o ninho de Nemesis que ele encontrou. Espero que o persongem tenha um desenvolvimento o mais rápido possível.

Por outro lado, Seth está cumprindo seu script como protagonista de Shounen e Mélie continua roubando a cena quando se transforma na Mélie Maluca. Mas aqui ainda tivemos um conflito que foi ainda mais empolgante, com os dois discutindo sobre qual seria a melhor decisão a ser tomada.

Agora, se tem uma coisa que me deixou animado para os próximos episódios são os Taumaturgos e o General Torque, um grupo que deve agitar um pouco as coisas. Espero que eles representem uma ameaça em potencial e nos reservem boas lutas, já que o anime vem decepcionando neste aspecto.

Vai dizer que essa imagem não empolga?

Apesar da conclusão não ter chegado neste episódio, agora vejo o arco se encaminhar para o fim e um bom avanço na trama. Quem sabe no próximo episódio a Domitor finalmente seja introduzida apropriadamente?

Comentários